.

.

.

.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Despiques entre o presidente e o vereador da oposição...

É este o estado da atividade política autárquica na minha terra. Tenho pena! Há tanto para fazer...

Opinião de  Sónia Sanfona/redes sociais
A opinião de Sónia Sanfona sobre o tema:
“Vai para o c…”: vereador do PSD Alpiarça exige desculpas a presidente por ofensa.."

20 comentários:

Anónimo disse...

Também concordo que ainda há muito para fazer, apesar de muito já ter sido feito. Mas não é com esta oposição do bota abaixo e da crítica destrutiva que se consegue ter as melhores condições para o fazer.
Aposto que há quem tenha apoiado este vereador do PSD, nem que fosse nos bastidores, e agora até deve ter vergonha de o ter feito porque ele nao tem condições. Não concordará comigo, a dra. Sonia?

Anónimo disse...

A "crítica destrutiva" para uns pode ser "crítica construtiva para outros". Depende da objetividade e das reais intenções dessa crítica.
Se a "crítica destrutiva" tiver como objetivo destruir o ambiente instalado no órgão camarário, então será bem-vindo a Alpiarça.
Então será de saudar, de facto, a reposição da seriedade e ética de um município com 100 anos de existência.
É a minha opinião.

Anónimo disse...

Oh se há quem esteja, ou devesse estar, arrependido de votar Cunha!!! Principalmente alguns(as) ilustres socialistas da nossa praça que não apoiaram o Dr. Pedro Gaspar. Este sim é que já mostrou fazer oposição com o respeito e a cordialidade que o Cunha nem sabe o que é.
É para verem como é que é, falsos socialistas, socialistas viracasacas e sem coluna vertebral. (Não digo nomes, é para quem couber a carapuça)

Anónimo disse...

Áh, também está bem!!! Então é o Cunha que vai trazer seriedade e ética ao município de Alpiarça??? Dizem tudo!

Anónimo disse...

Há tanto para fazer? Pois há. E é isso que o executivo quer fazer, pelo que me tem sido dado a ver. Porque é que o vereador do PSD não quer deixar? Porque é que ele veio deteriorar o clima na nossa terra?É assim que ele gosta da sua terra? A fazer queixas do município em tribunal e em todo o lado? A tentar denegrir o nome de pessoas sérias? O último que devia fazer isso era ele!

Anónimo disse...

Meus senhores, vamos lá meter também aqui alguma seriedade nos nossos comentários:
Alguns comentaristas vão insistindo na tecla de que o vereador Francisco Cunha "veio deteriorar o clima na nossa terra"; "colocou uma quantidade de queixas contra o executivo (município) camarário"; "tem vindo a denegrir o nome de pessoas sérias da nossa política local" etc.
Que saibamos, até hoje, a Lei sempre deu razão a este vereador!
Então quem é que está mal: O vereador Cunha, o executivo CDU ou a própria Lei?
Vá lá, decidam-se! Se tiverem coragem para isso, é claro.

Anónimo disse...

Respondendo ao 10:23:
Quem está mal é claramente o vereador Cunha! Ninguém com dois dedos de testa tem dúvidas disso. Porque não se trata do conteúdo do que ele diz (exceptuando quando chama mentiroso a quem nitidamente não o é!). Ele até podia ser uma ajuda para a gestão da autarquia. Trata-se sim da forma como diz e como trata as pessoas. Trata-se do estilo que trouxe, de quem se acha Chico-esperto que é mais esperto que os outros e que faz e acontece. Não tem a mínima noção de como deve tratar com respeito e até deferência o PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALPIARÇA, seja ele quem for! Esse é que é o problema. A própria Sónia Sanfona, o Pedro Gaspar não fizeram / fazem esta triste figura ou fazem?

Anónimo disse...

Pelo que vejo nas redes sociais, o vereador é o primeiro a ofender o bom nome do presidente chamando-lhe mentiroso e agora anda a armar-se em vítima como se o injuriado fosse ele. O presidente devia era pô-lo em tribunal para ele provar o que lhe chamou. De que é que está à espera? Talvez se ele tiver que PAGAR custas do processo acalme os ânimos que andam muito exaltados.

Anónimo disse...

Senhor/a comentarista, diz no seu texto que quem está mal é o vereador Francisco Cunha. Mas está mal porquê? Já pensou que se houvesse uma resposta rápida e eficiente da parte do executivo CDU, as coisas talvez não tivessem chegado a este ponto? Alguns membros do próprio PCP/Alpiarça são de opinião que estas hesitações e demoras da câmara têm dado azo a alguma confusão desnecessária.
Mais, se o executivo CDU cumprisse cabalmente com as suas obrigações, caso da entrega atempada dos documentos solicitados pelo vereador, conforme determinação da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (coisa inédita em 100 anos do município de Alpiarça e que poderia ter sido evitada), desse respostas lógicas, rápidas e fundamentadas a muitos outros assuntos, não haveria qualquer dúvida de que, Francisco Cunha, estava deliberadamente a obstruir o trabalho do executivo eleito democraticamente e, neste caso, seria um homem politicamente morto, no poder autárquico alpiarcense! Alpiarça precisa de amigos e não de inimigos. Agora, como estamos a ver, a Lei tem atendido as suas reclamações e tem estado a seu lado! Logo, não caberá na cabeça de ninguém que o executivo da CDU tem toda a razão e a própria Lei não tem razão nenhuma!
À parte dos ideais políticos, temos de ter também, alguma postura e coerência cívica. Convenhamos que, Francisco Cunha trouxe uma nova forma de estar na política alpiarcense e veio mexer nos hábitos adquiridos de governação autárquica, ao longo de décadas. O futuro dirá se esta nova forma de fazer política, veio para bem ou para mal de Alpiarça. No fundo, talvez traga mais verdade aos atos públicos! Talvez traga mesmo a tal apregoada “transparência “ que não existe.
E...quanto ao resto "nem tanto ao mar, nem tanto à terra"!
É a minha opinião, enquanto cidadão independente.
F.S

Anónimo disse...

Da-me vontade de rir: "talvez traga mais verdade aos atos públicos! Talvez traga mesmo a tal apregoada “transparência “ . TRANSPARÊNCIA??? Alguém que tem a vida envolvida no menos transparente possível trazer TRANSPARÊNCIA a política??? Deve ser para rir! Transparente é o presidente que se farta de explicar tudo, repetir sempre as respostas as mesmas perguntas e o vereador está-se a c.... para isso. O presidente devia era ignorar esta gente que só existe para desestabilizar. O pensamento deles é se não posso ser eu a decidir, tambem não vou deixar que tenham sossego para trabalhar. E só esse o objectivo deste vereador. Demonstra ser uma pessoa vingativa e invejosa. Sim, porque ganhar votos e crescer na opinião publica é uma tarefa impossível para o Francisco Cunha. Digo melhor, Xico Cunha, que apesar dele não querer, toda a gente sabe que ele foi sempre a vida inteira conhecido por esse nome e não sei porque é que agora está com estas frescuras.
Resumindo, o que se está a passar é baixo demais e espero que os verdadeiros MENTIROSOS, com diploma e reconhecidos, sejam castigados, nem que seja em 2017.

Anónimo disse...

Eu acho que o vereador Cunha sabe bem que o presidente não é mentiroso. Mas ele tem este comportamento de caso pensado. É mesmo para destruir, provocar, tirar do sério. Foi o que aconteceu nesta situação da troca de galhardetes. Ao ponto de agora os seus acólitos só comentarem o que o presidente disse, omitindo deliberadamente o que o Cunha disse primeiro. Ou seja, objectivamente o primeiro a agir mal foi o vereador. Isto parece-me claro.
Eu só penso é que se fosse comigo se calhar também o mandava para sítios piores... Uma pessoa fria e calculista é que não perderia a compostura com este vereador. Ainda por cima com a moral que ele tem para chamar mentirosos aos outros...
Isto acontece em política no calor da discussão, principalmente quando não se argumenta e se passa antes para o insulto chamando mentiroso ao nosso adversário. Não sei porquê tanto barulho. Hoje já deve estar tudo bem.
Esta é também a minha opinião enquanto cidadão independente.

Anónimo disse...

Mas afinal Francisco Cunha que queria tantos os documentos e agora que lhe foram entregues encontrou alguma anomalia ou alguma ilegalidade?
Já informou os alpiarcenses daquilo que queria encontrar mas que não encontrou?
Afinal o que quer Francisco Cunha?
Aprender as boas maneiras o'

Anónimo disse...

Não farei qualquer favor se assinar por baixo do texto de F.S.
Apenas acrescentaria que esta campanha desenvolvida contra o Francisco, tem sido também orquestrada contra o Pedro, representante do PS. Que tem sido, como sabemos bastante crítico em relação a muitas coisas que o executivo CDU tenta omitir,esconder ou silenciar na opinião destes dois opositores.
É evidente que há que ter estratégia política para aguentar a pedalada sem perder pontos. Uma força política contra duas é mais complicado do que contra uma só. E se for possível criar um total afastamento de um possível entendimento entre esses dois adversários, será o ideal.
É normal vermos escrito por aí que esta atenção redobrada, e até politicamente acutilante dos dois vereadores, relativamente ao governo CDU, só vem reforçar as fileiras comunistas. Sabemos que assim não é. Se alguém tem a perder com os casos que têm vindo a público e são mostrados nos vídeos das reuniões de câmara, é justamente a força no poder (CDU) e não a oposição.
Isso é dos livros e, portanto, não é novidade para ninguém, atento a estes fenómenos.
Não obstante, continuo a pensar, que mesmo em política, não pode valer tudo.
Só que o esforço respeitante à ética e à cordialidade tem de ser vontade expressa de todos os intervenientes, incluindo os partidos políticos de rectaguarda.

Anónimo disse...

Ó 17:55 se o presidente se farta de explicar tudo, com transparência como diz, por que é que as entidades competentes lhe passam tamanhos correctivos e se fartam de explicar como é que ele tem de legalmente proceder e, mesmo assim, sabe Deus?
Será que o pessoal do PCP/CDU acha que não tem de cumprir as regras do Estado Português? É que Portugal está situado no sudoeste da europa, mais concretamente na parte ocidental da península Ibérica!
Nada de confusões.

Anónimo disse...

Boa questão, comentarista das 18 horas. Já lhe foram dados os documentos, mas continua a levantar suspeitas. Quem é o mentiroso afinal?

Anónimo disse...

Umas notas importantes dos vários comentários acima e outros aspectos a reter, porque são a VERDADE DOS FACTOS:
1- Quem ofendeu primeiro foi o Cunha, logo mais propriedade tem o presidente para se sentir ofendido e recorrer às instâncias adequadas
2 - O Cunha, porque tem a noção real do que ele próprio vale para a opinião pública, quer levar o presidente para a lama. Ele sabe que não tem nada a perder que já lá está em baixo, só a CDU tem a perder.
3 - O presidente é um bom ser humano, como todos sabemos, tem uma honra a defender, porque para ele HONRA não é uma palavra vã, daí a reação pouco ortodoxa que teve.
4 - Tudo se passou quando a reunião foi interrompida. Pelo que me chegou de fonte segura, o presidente interrompeu a reunião quando lhe chamaram mentiroso. Logo, o que ele próprio disse ao vereador foi fora da reunião, dois homens comuns a discutir. A única diferença é que havia assistência.
5 - Assistência, aí é que está o busilis da questão. É minha convicção que o comportamento do Francisco Cunha, que até era (ou é) amigo do Mário Pereira, tem vindo a ser influenciado por terceiras pessoas que o estão a manietar. O Cunha actua para alguém do público. Algum lunático com a mania das perseguições e que tem necessidade de ter sempre uma guerrazinha de brincadeira para se entreter na terceira idade, à falta de melhor.
6 - Moral da história: Alpiarça é que sai a perder.

Anónimo disse...

O vereador Francisco Cunha é um homem conflituosos. Diria mais: Provocador.
Explico melhor: andou meses e meses a pedir documentos deixando no ar a mensagem que. com a recusa o executivo da CDU tinha alguma coisa a esconder ou encobria algo que não se podia saber. Cheguei a pensar, por causa dos pedidos constantes dos documentos, de que os comunistas deveriam ter feito alguma que não queriam que se soubesse porque deveria ser grave ou então a Câmara estava entregue a algum grupo de piratas.
Afinal a “montanha parou um rato”
Agora Francisco Cunha tem os documentos todos.
O que descobriu, o que encontrou que para que o executivo da CDU possa ser acusado do quer que seja?
Terá descoberto ou encontrado a fórmula secreta para fabricar nabos e nabiças artificiais nas hortas que quer plantar no Casalinho ou terá descoberto petróleo na Quinta de S. João?
Claro que não encontrou nada.
Então se andou meses e meses a exigir os documentos para agora os ter e nada ter encontrado, não será isto então: arranjar conflitos ou tentar provocar quem ganhou as eleições?
Francisco Cunha julga-se um político com tarimba mas o melhor que tem a fazer é ir para o Brasil vender vinhos da “Pinhal da Torre” ou da “Quinta de S. João” porque presidente da Câmara nunca será.
Francisco Cunha deve pensar que os alpiarcense são uns artolas mas eles sabem muito bem quem é competente e quem gosta da seriedade coisa que nem todos podem falar

Anónimo disse...

Senhor comentador das 10:38, pelo que escreve, certamente que não assistiu à reunião de ontem da câmara. Será melhor então aguardar pela disponibilização pública da gravação. Esperemos que não surja nenhuma avaria que a apague totalmente.

Anónimo disse...

Pelos vistos, vem aí nova metralha da oposição! Vamos aguardar. Estranho que não se tenha aqui falado ainda da última reunião de câmara, naquele formato que era usual fazer-se.
De qualquer modo, ao contrário do que muitos apregoam por aí, ainda há muitas bolas para sair do saco.
Pelo que se diz, os frequentadores da Bernardo Lima, estão a lançar os foguetes antes da festa, em relação a essa documentação entregue ao vereador da oposição.
A expectativa é grande por parte dos interessados nestes meandros da política.

Anónimo disse...

Só se fosse a reunião de ontem que fosse diferente das outras todas... Mas sim, parece que ele ontem segundo ouvi dizer tentou controlar o ódio e a provocação. Mas parece que para o final da reunião não resistiu e lá voltou ao mesmo. O mentor tem que lhe explicar melhor como deve fazer...