.

.

.

.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Contas bancárias esquecidas podem gerar dívidas surpresa

Os bancos continuam a cobrar comissões mesmo quando a conta está inativa, e pode este valor chegar a 52 euros por trimestre, avança o Diário de Notícias. Os clientes podem ficar com dívidas de que só ficam a saber quando é preciso pagar.


As contas bancárias esquecidas podem revelar-se uma surpresa má para os seus titulares. Isto porque, de acordo com o Diário de Notícias, alguns bancos continuam a cobrar comissões de manutenção quando as contas se encontram inativas, podendo este valores chegar a 52 euros por trimestre.
Nestas situações, os clientes não são avisados e só descobrem que têm uma conta para pagar quando o valor fica a descoberto ou quando se deslocam ao banco.
Por estas razões, a Deco vai hoje comunicar esta situação ao Ministério das Finanças, ao Banco de Portugal e à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM), para que os consumidores tenham acesso fácil a este tipo de informações, seja sobre contas bancárias ou apólices de seguro, tanto em seu nome como em nome de familiares falecidos.
A defesa do consumidor informa que os bancos já não fazem cancelamento automático das contas e que, por essa razão, continuam a cobrar taxas, podendo os consumidores ficar com uma conta negativa sem saber.
“Chegou-nos há tempos um pedido caricato de uma pessoa que contratou uma conta ordenado com acesso a crédito e que meses depois de a deixar de utilizar foi chamada ao banco para pagar um crédito em atraso”, afirmou um investigador do Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores (GOEC), relatando um caso de um cliente que deixou de usar uma conta mas o banco continuou a cobrar taxas que foram saindo do crédito, gerando uma dívida em atraso acumulada com juros para pagar.
«NM»

Sem comentários: