Desde a semana que terminou, a Avasocial – Associação Voluntariado e Ação Social do Entroncamento, é parceira da Europa. Ou seja, é parceira do Centro de Informação Europe Direct de Santarém, tendo sido firmado Protocolo de Parceria entre as partes. No distrito, a gestão do Centro é da responsabilidade da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém.
Em Portugal, atualmente, a rede de Centros Europe Direct, inclui 19 centros. Faz parte e é apoiada pela Comissão Europeia através da representação em Portugal.
Os centros de informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. A missão desta rede é: permitir, a nível local, que os cidadãos disponham de informações,
orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia; promover ativamente o debate sobre a União Europeia e as suas políticas, a nível local e regional; permitir às instituições europeias melhorarem a difusão da informação adaptada às necessidades locais e regionais; e permitir ao público enviar reações às instituições da União Europeia sob a forma de perguntas, opiniões e sugestões.
A parceria agora firmada, a primeira no concelho do Entroncamento, celebrada com a rede dos Centros de Informação Europe Direct, é uma mais-valia para a Associação e crê-se também para a comunidade.
O passo agora dado, vem na sequência da colaboração havida entre as partes em dezembro último, aquando da realização da Ação “Volta de Apoio ao Emprego” que foi um sucesso para a rede e para o Entroncamento, que encheu de jovens o auditório da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima.
A próxima iniciativa do Centro de Informação Europe, vai acontecer a 9 de maio em Alpiarça. Trata-se da Feira da Europa, com a qual a Avasocial também vai estar envolvida. Sugeriu-se que acontecesse no Entroncamento, onde nunca aconteceu, mas localmente, a ideia não teve continuidade. Melhores dias virão e cá estaremos um dia para celebrar a Europa no Entroncamento.
«Entroncamentoonline»