.

.

.

.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

APRESENTAÇÃO DA "BIBLIOTECA DIGITAL" BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALPIARÇA Dr. Hermínio D. Paciência


Com a presença do Dr. João Pedro Arraiolos, Vereador da Câmara Municipal, e do Dr. Rui Gaspar, responsável pela Biblioteca, foi apresentada a Biblioteca Digital, com participação na RNOD e Europeana
A Biblioteca Municipal de Alpiarça tem estado desde sempre atenta à evolução das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e ao modo como o seu crescimento exponencial foi modificando os actos de criar e de aceder à informação.
Observadores e plenamente conscientes da mudança de paradigma que se fazia adivinhar: de uma biblioteca tradicional, com a informação centrada em documentos impressos, tangíveis, passámos a ter, a pouco e pouco, uma biblioteca híbrida em que os documentos tradicionais começaram a conviver com os documentos electrónicos (K7, VHS, CD e DVD), depois com os documentos não tangíveis, com os quais o acesso à informação se faz por acesso remoto, suportada por uma rede informática de dimensões inimagináveis, a Rede das redes, a Internet.
Após milénios a serem referenciadas como os locais de excelência no acesso à informação, as bibliotecas passaram, num intervalo de tempo extremamente curto, a ser tidas como locais secundários no acesso à informação: se não houver a informação desejada na Rede, acessível remotamente a partir de casa ou do local de trabalho, recorre-se então à biblioteca mais próxima. 


Esta aparente facilidade no acesso à informação, que é transversal ao utilizador comum, está a moldar os hábitos de utilização das bibliotecas especialmente a partir do público pré-adolescente. Em consequência, hoje em dia já são poucos os utilizadores de uma biblioteca que procuram informação nas diversas áreas do conhecimento (ciências sociais, exactas, aplicadas…) nos documentos tradicionais, impressos. Continuamos sim a servir, maioritariamente, um público que procura a literatura de lazer (romance, ficção, ensaio…) ou música e filmes em CD/DVD e, também, os que por uma razão ou por outra, fazem parte dos que ainda não têm acesso à Internet a partir de casa ou do local de trabalho. Esses continuam a visitar-nos para a ela aceder (informação, lazer, redes sociais...). Nós chamamos-lhes potenciais leitores e, de facto, por vezes conseguimos torná-los leitores efectivos, mas acaba por saber a muito pouco, há que continuar a procurar novos.
«CMA»

Sem comentários: