São quase 1400 os atletas que vão competir este fim de semana em território nacional nas modalidades de duatlo e triatlo. Das mais variadas idades e níveis competitivos, de norte a sul do país, incluindo a Madeira, são cinco os eventos que se irão realizar de sexta-feira (feriado) a domingo, dois deles estreias absolutas no calendário nacional.
O triatlo está a crescer em Portugal e isso nota-se no número de participantes nas provas, o qual tem vindo gradualmente a aumentar.
Em 2014, o Triatlo do Estoril, por exemplo, que se realizará domingo de manhã e incluirá três provas distintas, entre as quais a segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes, contará com mais de meio milhar de inscritos. Um crescimento de 12,5% face à edição de 2013.
Na Amora, no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, há Campeonato Nacional Jovem e Prova Aberta no sábado. Ambas contam com um total de 435 inscritos, mais 65 do que o ano passado, sendo a maioria dos escalões jovens.
Na Madeira, disputa-se sábado e domingo o XI Triatlo do Porto Moniz a primeira prova em 2014 de âmbito meramente regional a ultrapassar os 200 inscritos, fruto do trabalho da Associação de Triatlo da Madeira. O evento inclui um Triatlo Sprint, um Duatlo Jovem e um Aquabike.
Quanto a estreias, a primeira acontece já sexta-feira, Dia da Liberdade, com a primeira edição do Duatlo BTT Mêda – Vitalis, no distrito da Guarda, que constituirá a quarta etapa da Taça de Portugal PORterra e permitirá aos seus participantes apreciar as paisagens deslumbrantes do planalto beirão.
A prova, organizada pela Associação Mozinho Aventura, será bastante exigente fisicamente, principalmente no segmento de ciclismo, mas quase uma centena de atletas aceitou o repto da organização e irá participar na a edição inaugural deste desafio.
No ponto oposto do país, no Algarve, terá lugar no sábado de manhã o I Triatlo Praia da Luz, em Lagos,disputado na distância Sprint: 750 m natação; 20 km ciclismo e 5 km de corrida.
Os seus organizadores, os ingleses Tom Longhurst e John Hill, estão especialmente satisfeitos com a adesão a esta edição de estreia: mais de 70 inscritos a nível individual e 20 equipas de estafetas, num total de 130 participantes em que 60% são portugueses, 40% estrangeiros a viver no Algarve e 5% oriundos de fora do país.
Os organizadores, que praticam a modalidade e querem dar o seu contributo para o despontar de mais provas na zona sul do país, já planeiam organizar outro triatlo para setembro ou outubro.
«FTP»
Sem comentários:
Enviar um comentário