.

.

.

.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mais de 20 importadores estrangeiros do setor agro-alimentar em negócios no Ribatejo




O AgroCluster Ribatejo, com o apoio da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, organiza o primeiro AGRIBUSINESS, Encontro Internacional de Negócios do setor agro-alimentar. Vai decorrer entre 28 e 30 de abril em Santarém, no CNEMA. A iniciativa traz a Portugal mais de 20 importadores estrangeiros de oito países (Holanda, Dinamarca, Reino Unido, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, Emirados Árabes Unidos e Brasil) e reúne 100 empresas nacionais e internacionais no Ribatejo. Estão previstas mais de 250 reuniões de negócios.
“A primeira edição do AGRIBUSINESS materializa um objetivo que o AgroCluster Ribatejo tem desde a sua criação: organizar um encontro internacional na região que proporcione efetivas oportunidades de negócios e que sente à mesma mesa empresas portuguesas e estrangeiras do setor agro-alimentar, vindas de vários pontos do mundo. Este evento enquadra-se numa das principais missões do cluster, que passa por promover a internacionalização das empresas e dos produtos da região, assim como a sua exportação. É também uma oportunidade para mostrar os resultados do trabalho realizado ao nível da inovação, investigação e desenvolvimento”, afirma Carlos Lopes de Sousa, Presidente do AgroCluster Ribatejo. 
O AGRIBUSINESS 2014 tem como objetivos principais a realização de negócios entre os empresários da fileira agro-alimentar da região do Ribatejo e os empresários estrangeiros presentes e promover a internacionalização das empresas e dos produtos da Região, assim como a sua exportação.
Entre os produtos mais procurados estão o azeite, vinagres, molhos e condimentos, frutas e vegetais frescos, conservas de vegetais, arroz, vinho, charcutaria e presunto, queijo e doces regionais.
Mais de 20 importadores estrangeiros já confirmaram presença, vindos da Holanda, Dinamarca, Reino Unido, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, Emirados Árabes Unidos e Brasil. No total, mais de 100 empresas nacionais e internacionais vão participar no AGRIBUSINESS 2014, para o qual estão previstas mais de 250 reuniões de negócios.
O AGRIBUSINESS 2014 é um projeto co-financiado pelo INALENTEJO, União Europeia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. É organizado pelo AgroCluster Ribatejo e conta com o apoio da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém.
Sobre o Agrocluster Ribatejo
O Agrocluster Ribatejo foi criado e constituído em 2009 pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém. Conta com 108 empresas associadas (30 das quais são fundadoras), responsáveis por um volume de negócios de 1900 milhões de euros, dos quais 500 milhões em exportações, e emprega 9 mil pessoas. Depois de expandir a sua ação para a região do Oeste, abarca agora 63% da área agrícola de Portugal.
É reconhecido pelo Governo Português como Estratégia de Eficiência Coletiva e foi galardoado pela “European Cluster Managers’ Club” com o selo de bronze, num projeto criado pela Comissão Europeia para a promoção da gestão de excelência nos clusters.
Tem como objetivo promover a colaboração e a cooperação entre as empresas e entidades relacionadas com o setor agroindustrial, encorajando a reestruturação competitiva do setor e assegurando uma ampla participação nos circuitos comerciais, nacionais e internacionais.

Sem comentários: