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segunda-feira, 14 de abril de 2014

Clientes bancários apresentaram quase 18 mil reclamações em 2013, segundo Banco de Portugal


As reclamações dos clientes bancários voltaram a aumentar em 2013, tendo o Banco de Portugal recebido 17.911 reclamações, quase 15% mais do que no ano anterior, com estas a incidirem sobretudo sobre situações de incumprimento de crédito e transferências internacionais.
Segundo o Relatório de Supervisão Comportamental de 2013, hoje divulgado, este valores significam que, em média, o supervisor bancário recebeu 1493 queixas por mês ou 68 reclamações por cada dia útil do ano passado.
Já em 2012, as reclamações tinham aumentado 6%.
As queixas sobre crédito aos consumidores e crédito à habitação foram as que mais aumentaram em 2013 (37,5 por cento, para 5246, e 27,6 por cento, para 2212, respetivamente), com o BdP a justificar com a entrada em vigor do novo enquadramento legislativo relativo ao incumprimento.
Já as reclamações relativas às contas de depósito diminuíram 0,3% face a 2012, mas posicionando-se no segundo lugar entre as matérias reclamadas, com 4810 reclamações.
Destaque ainda para o aumento das queixas sobre transferências, que subiram 79,9% para 1040, devido ao aumento das relacionadas com o encerramento da atividade da Fox Transfers.
Do total de reclamações recebidas, 52% dos casos foram resolvidos, seja por iniciativa do próprio banco ou por recomendação ou determinação do BdP, e nos restantes 48% não foram observados indícios de infração, acima dos 44% de 2012.
«Lusa»

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