.

.

.

.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Executivo da CDU quer concluir a Associação de Regantes

Um processo já iniciado em estreita colaboração com a Câmara de Almeirim cujo seguimento conta com o interesse do executivo da CDU porque é de interesse para os agricultores dos dois concelhos.
A continuação do processo da Associação de Regantes que já foi assinado em protocolo entre as duas Câmaras e publicado neste jornal apenas está pendente das orientações do próximo QEC 2014-2020 que se destina a apoiar as tipologias previstas para a agricultura de regadio.
A Associação terá a área de influência na superfície total dos dois Municípios cujo fim é a administração, conservação e exploração da rega dos respectivos terrenos, sendo o de Almeirim de 222, 12 Kms e Alpiarça de 95,36.
Saliente-se que a criação desta Associação já a alguns anos tem vindo a ser discutida por parte dos agricultores envolvidos mas só recentemente o executivo da CDU assinou o protocolo com a Câmara de Almeirim estando os seus presidentes em mútua sintonia para o inicio da mesma.
A Câmara de Almeirim foi a primeira a abrir, por via de fichas, a adesão para a iniciativa e que, quando da sua realização, ultrapassou todas as expectativas por parte dos interessados.
A criação desta associação tem por fim criar um sistema de abastecimento de água para regadio que vai evitar desperdícios de água e minimizar os problemas de falta de água resultantes de períodos de seca como ainda garantir a sustentabilidade de todo o abastecimento de água das próprias produções/explorações na sua dependência. 

Sem comentários: