.

.

.

.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

OPINIÃO: "os dissidentes do PS e CDU"

Por: X. Frade

Plenamente de acordo com a tese do comentador:" Se eu estiver na corrente de um rio a precisar de ajuda eu quero lá saber se é amigo ou inimigo que me dá a vara. O que eu quero é sair dali. Será que vão fazer mudar a minha personalidade pelo facto de me ajudarem a sair da torrente?" 
Esta é que é a questão que se deve colocar. Esta é que é a verdade nua e crua que alguém aqui teve a coragem de dizer. O resto são floreados e dribles de mera exibição para a fotografia.
O homem continua a ser ele próprio e a sua circunstância e ponto final." 
Só mesmo o fanatismo, a cegueira partidária e o medo de perder privilégios, referindo mesmo alguns que por aqui vão comentando, poderá levar a interpretação diferente.
Percebemos que a mensagem está relacionada com o facto de os dissidentes do PS e CDU que formaram o movimento TPA estarem agora a ser apoiados pelo PSD-MPT.
Em meu entender, e apenas no caso específico do poder local, não têm que obedecer a ordens dos partidos que estão neste momento no poder central. A obediência que devem ao poder central é a mesma que qualquer outra força que dirija os destinos da autarquia. O poder local tem a sua própria autonomia no quadro de competências que lhe foi conferido pela própria Lei das Autarquias Locais.
Tentar iludir esta realidade com o fito de baralhar os eleitores e daí tirar dividendos políticos, é um malabarismo provinciano de cariz duvidoso que já não convence ninguém minimamente esclarecido.
As pessoas têm ou não têm competência para dirigir uma autarquia, uma câmara municipal. Isso é que é importante para todos os munícipes.
E ter competência não é só fazer inaugurações, participar nas reuniões, tapar uns buracos nas estradas, ser de boas contas, ter algumas iniciativas, falar com pessoas influentes nas várias áreas da governação, ser cortês, estar presente nos vários eventos, apoiar o partido
a que pertence e por aí fora.
Ser competente é também dar solução aos casos mais complicados da sua esfera de ação.
Cruzar os braços perante problemas sérios que vai adiando, sem qualquer explicação, nunca será um sinal de presença ativa e competência confirmada para um autarca que se preze. Seja ele de que partido for.
Noticia relacionada:
 "TPA: "não vale a pena vender a alma por 300 votos"...

19 comentários:

Anónimo disse...

Competente também não será certamente alguem que nem a sua vida sabe dirigir.
Eu nem sei o que dizer. Dá-me vontade de rir a defesa cega que alguns estão dispostos a fazer de pessoas que não valem e nunca valeram nada, pessoas que na vida só souberam foi dar cabo da vida a outros que neles confiaram. Seria anedótico se não fosse lamentável toda esta situação.
E agora, às 18 horas, prevejo uma vergonha anunciada que aí vem. Pessoas que nunca provaram ter competência para nada a criticar a capacidade dos outros. Vamos lá ver. O que é que deu certo na vida do Xico? Os negócios? Quais? As relações? Com quem?
Vergonhosa esta atitude de superioridade, ainda por cima com tantos telhados de vidro. Valha-nos, nestes casos, normalmente o feitiço virar-se contra o feiticeiro.

Mário André de Souza disse...

Querem maior estupidez e falta de cultura do que se meter onde não é chamado? Ninguém convidou o candidato que se diz independente a acompanhar os eleitos e os partidos políticos como os que tem assento na Câmara Municipal e na Junta de Freguesia e A.M. e este gajo passou por cima de toda a direcção da ARPICA e entrou no primeiro grupo da visita feita ao Lar dos Idosos. E descaradamente meteu-se aos abraços e aos beijos ao Ministro do CDS, que falta de escrúpulos e um sem vergonha.E é uma pessoa destas que quer ser Presidente?

Anónimo disse...

Faz-me confusão como é que o sr. Centeio publica uma carta vergonhosa daquelas que até rudes chama aos alpiarcenses. Elitistas de m****. Pensam que são melhores que os outros. Vamos mostrar-lhes o que nós, rudes, pensamos deles no dia 29, pessoal.

Anónimo disse...

É uma pessoa que tem bons relacionamentos, coisa que o sr. não sabe, e que nunca veremos com este executivo que assobia o Presidente da República e apoia greves numa terra onde não há empregos. Talvez não saiba mas o ministro já fazia parte dos relacionamentos do candidato.
Por isso é que tem todas as condições para ser presidente e fazer esta terra evoluir.

Anónimo disse...

A cegueira não deixa interpretar os textos? Rude é a terra.
Tenha calma, peça ao Prof. Mário Pereira para lhe dar umas aulas de português. Vai ver que depois consegue fazer um melhor trabalho em prol do partido.

Anónimo disse...

sim senhora, é preciso ter uma certa coragem para enfrentar esta malta. O Francisco não tem medo, por isso é tão temido.

valério pinto disse...

Acha que fez uma boa figura? Ultrapassando tudo e todos e pôr-se
a comer e a beber como um glutão.

Anónimo disse...

num debate teriam oportunidade de esclarecer tudo não era ? Pois é mas fogem dele como o diabo foge da cruz

Anónimo disse...

São muito engraçados estes comentadores. O colaborador deste jornal, senhor Xico Frade, no seu modo acutilante e frontal, mais uma vez diz aqui umas quantas verdades, depois vêm para aqui, em jeito de ignorar o post que não lhes convém comentar, falar do Francisco Cunha. Será porque aqui não têm de se identificar?
Realmente é só tristezas e esperteza saloia.

Anónimo disse...

Mais uma vez queriam que a "festa" fosse só vossa, não era? Isto não é a festa do Avante,nem o comício do camarada Jerónimo. Não sou apoiante do Cunha, mas enoja-me que gente sem vergonha venha aqui fazer comentários como se não tivesse culpas no cartório. Alpiarça não dorme e no dia 29 acordará para vos pôr da Câmara para fora.

Anónimo disse...

Vejam só o ódio que esta candidatura do Xico veio trazer a Alpiarça. Nem foram eleitos e já só fizeram mal à nossa terra e às relações entre as pessoas.
O PS e a CDU deviam era pôr um processo ao Xico pelas insinuações que ele faz nesta carta miserável. Ele que explique em tribunal o que quer dizer.
Mas também fique ele sabendo que ainda se enterrou mais aos olhos dos alpiarcenses que conhecem bem os outros candidatos. É que os outros não se movem em lamaçais como ele. Lá por ter uma imagem que todos sabemos, não pense que os outros são como ele.

Anónimo disse...

O Cunha conhece muitas pessoas ...mas nao são propriamente ministros ! Só havia uma pessoa que conhecia pessoalmente o Ministro Mota Soares! Essa pessoa era a Dra Sonia Sanfona.

Mas nao deixou de ser ridículo ver o circo dos irmaos Cunha ! Um de fato e gravata e o outro com um polo dos vinhos do Pinhal da Torre.

Anónimo disse...

Uma tristeza este Xico cunha . E uma grande desilusão também . Ao mesmo tempo patético com esta carta . Aida fica conhecido como aqueles galitos de capoeira que andam sempre a dizer "agarrem-me que eu quero brigar" .

Oh Xico ainda nao percebeste que por enquanto a CDU e o PS apenas se estão a divertir ás tuas custas ? Por enquanto é apenas a brincar? Porque se eles decidem por cá fora o que sabem ...então quem vai ter muito que explicar és tu.....

Anónimo disse...

Só tenho a dizer uma coisa, e simples.
Quem trata um candidato político por "Xico" para o desvalorizar, não merece qualquer crédito.
Mas já estamos habituados a que para alguns vale tudo e o respeito e boa educação foram na última cheia pela vala abaixo.
Penso que se pode dizer muita coisa com respeito e elevação, e também penso que o Sr. Centeio devia exigir o mesmo tratamento para o Francisco Cunha que exige para o Engº Pedro Gaspar ou para o Dr. Maŕio Pereira.
Pode não ser preciso invocar os títulos académicos, mas a cada pessoa foi atribuído um nome para efeitos de registo.

Anónimo disse...

Jovem os que conheciam bem o ministro dos que estavam presentes eram a Domingas Mendonça, o Paulo Cunha, o Francisco Cunha e o João Freire de Andrade. O Paulo Cunha foi pessoalmente convidado pelo ministro, pois são amigos há anos. Passe bem e não minta.

Anónimo disse...

Na generalidade até estou de acordo com a carta mas não têm estatura moral para acusarem o Pedro Gaspar ou o Mário Pereira de coisa nenhuma, outros candidatos do TPA terão. Escreve que o PS e Pedro Gaspar escondem as irregularidades e falta de seriedade na Fundação José Relvas.
Sobre o Mário Pereira acusa-o de não cumprir o programa eleitoral e esconder os problemas graves de gestão e controlo que são públicos e do conhecimento de todos os Alpiarcenses que existem na CMA, na AGROALPIARÇA e na ARPICA.
Se há problemas graves de gestão e controlo na Câmara de Alpiarça, na Agroalpiarça e na ARPICA eu não os conheço. Então ainda estamos a uns dias das eleições é melhor que os torne públicos.

Anónimo disse...

Para o comentarista das 21:32
Meu caro amigo não se apoquente tanto. As razões dos "ódios" e "relações tensas entre as pessoas" são outras e não foi o Francisco Cunha que contribuiu para isso. O caso é outro e a burra deita-se, como diria o outro.
Quanto à candidatura do movimento TPA tem toda a legitimidade de estar aí com os partidos que o apoiaram.
E olhe, têm andado aí toda a manhã com alegria e boa disposição na campanha porta a porta e a recepção pela parte da população é amistosa e cordial, por aquilo que pude observar.
Meu amigo, Democracia é isto mesmo: pluralidade de ideias e respeito por todos. Quando assim é, não há ódios nem rancores de estimação porque isso não faz sentido numa Sociedade democraticamente civilizada.

Anónimo disse...

Atentemos no que diz "Gabriel o pensador":

"Pensa! O pensamento tem poder.
Mas não adianta só pensar.
Você também tem que dizer! Diz!
Porque as palavras têm poder.
Mas não adianta só falar.
Você também tem que fazer! Faz!
Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer."

Vital Ferreira disse...

Ó 03:34...Ó 03:34.
Passe bem e não minta...Que competência tem um qualquer Ministro para convidar alguémpara um CONVITE feito a ele sem consentimento de quem lhe fez o convite?...Ó 03:34 será verdade o que diz? ISSO È GRAVE para um Ministro nas suas funções.