.

.

.

.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quadro roubado vale prémio a ex-director da Casa Museu dos Patudos


A recuperação de um quadro original de Eugène Delacroix roubado da Casa Museu dos Patudos em 1988 valeu a José António Falcão a medalha da juventude e dos desportos da República Francesa e um louvor do director do Museu do Louvre, em Paris.
A pintura, “A Morte de Sardanápalo”, considerada uma das obras-primas da arte francesa, foi encontrada pela polícia italiana em 1995, no interior de uma igreja abandonada em Milão, e que, segundo a agência Ecclesia, servia de esconderijo para peças roubadas.
Mesmo possuindo uma outra versão do quadro, considerada a definitiva, o museu parisiense não deixou de reconhecer José António Falcão pelo “trabalho no campo da investigação e da salvaguarda da arte francesa em Portugal e da arte portuguesa em França”, uma vez que conseguiu que a obra regressasse a Portugal, salienta a mesma fonte.
Actual director do departamento de património histórico e artístico da Diocese de Beja, José António Falcão foi conservador da Casa Museu dos Patudos, em Alpiarça, entre 1993 e 1995, tendo assumido o cargo de director entre 2003 e 2008.
As autoridades francesas condecoraram-no também pelo seu trabalho na divulgação das rotas portuguesas para Santiago de Compostela, adianta a Ecclesia.

Sem comentários: