.

.

.

.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Concursos fotográficos: Eles comem tudo!

Esta forma de apropriação de fotografias para criação de bases de dados municipais e outras que tais está na moda, alimentada por organizadores de eventos deste tipo que não parecem ter escrúpulos - por favor, se o barrete lhe serve enfie-o mas não me venha aborrecer com ameaças - que não ouvem a voz da razão e que preferem esquecer tudo, desde que no fim da tarefa recebam o chequezinho com os euros prometidos. É este o mundo que estamos a criar, infelizmente.
Portanto, fica aqui o aviso. Leia bem o regulamento de qualquer concurso - e eu sublinho o QUALQUER - antes de participar. E lembre-se de que ao prover de forma graciosa os arquivos de qualquer instituição com fotografias suas está a tirar o pão a alguém que vive profissionalmente da fotografia e que devia ser contratado para preencher esse arquivo. Que isso seja feito de forma ostensiva à conta dos amadores deixa-me a pensar que tipo de autarcas nos governam: xerifes de Nottingham? Cuidado, os seus esbirros andam por aí caçando fotógrafos incautos. E com o Verão a chegar o tempo dos concursos está em alta. é necessário começar a organizar as brochuras turísticas do próximo ano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que as fotos dos vencedores revertam para os organizadores é norma, e mesmo aí existem nuances variadas, consoante a sensibilidade dos organizadores. Mas TODAS? É este pequeno toque que sugere o que estes concursos realmente escondem. É que qualquer destes concursos tem no máximo três prémios, pelo que não parece lógico que sem distribuição de algo pela participação - e não, não é o certificado de participação impresso numa folha de papel - os restantes autores fiquem sem as suas fotos que simplesmente apresentaram a concurso.

Se alguém dúvida que isto é errado, convido-o a passar uma vista de olhos pelo site Bill of Rights, onde se tenta colocar um travão a esta crescente onda de concursos que, como já escrevi, "comem tudo". Talvez esteja na altura de os amadores portugueses se juntarem e enviarem este endereço de web a todos os organizadores que teimam em apresentar concursos com regras assim.

Propositadamente nem sequer coloco o link da página deste concurso. É que algumas pessoas teimam em meter a cabeça no cepo mesmo quando lhes gritam "cuidado". E eu não quero contribuir para essa desgraça que de alguma forma a fotografia digital tornou ainda mais fácil de abraçar.
http://www.fotodigital-online.com