.

.

.

.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Só falta extinguir Portugal

Fala-se agora, e com uma leviandade surpreendente, em extinguir concelhos, freguesia e feriados. Cada concelho e cada freguesia são forma de institucionalizar o Poder próximo das populações, não só porque está junto delas mas por lhes permitir participar nele.

Cada autarquia que se extinga é poder que se tira ao Povo. Pelo contrário, o que é preciso fazer é reforçar esse poder nos concelhos, torná-lo mais autónomo e conceder-lhes os meios para que possa sê-lo.

Extinguir um feriado como o 1.º de Novembro, Dia de Todos os Santos, é demonstrar total desconhecimento do que esse dia representa para o Povo Português, não só como o dia, em que muitos pontos do nosso País, se lembram os mortos mas também, muito principalmente, o dia, como acontece na nossa região, em que se celebra a solidariedade cristã em actos tão bonitos, e cada vez mais invulgares no nosso tempo, como os do bolinho ou do “pão-por-deus”, obséquio amorável às crianças e confraternização dos adultos, numa autêntica a festa da meiguice e da sua amizade.

Por sua vez, o 1.º de Dezembro só quererá extingui-lo quem não quer compreender que a liberdade da Pátria é a mãe de todas as liberdades e que um povo só é livre se beneficiar de total independência.

J.T.S.

1 comentário:

António R. Estevão disse...

Ainda os "boys" e chamando os bois pelos nomes.

Quando PS/AR ganhou as eleições autárquicas em 16 de Dezembro de 2001 para o presidente de câmara nomeou mais 3 vereadores em regime de permanência: Ferreirinha, Vanda e Coelho.
Para os gabinetes de apoio aqui ficam os nomes para se lembrarem: João Serrano, Abel Pedro, Marta Cravo, Vera Mateiro e Gena Cunha.
Um autêntico exagero e um deitar de dinheiro à rua. Ao aperceberem-se disso daí por uns meses correram com o Serrano e com a Marta, ficaram portanto: presidente, 3 vereadores e 3 secretários - 7 pessoas.
Hoje quem são: Presidente, Carlos Jorge, Mário Peixinho, Osório, Marcelino, Vitória e Dora - 7 pessoas.
Está então demonstrado que os gastos são mais ou menos os mesmos. Mas há um mas ou mais do que um mas: Osório, Marcelino, Vitória e Dora são de fora, constituem gastos extras.
Fala-se já à boca pequena que ou o Osório ou o Marcelino devem sair e também uma das secretárias, provavelmente a Vitória que fica a milhas da capacidade da Dora, para cumprimento da redução de gastos com pessoal previstos no Plano de Saneamento.
Vamos esperar pelos próximos capítulos.