.

.

.

.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Serviços mínimos

Há anos que o comboio e as praias da costa do Estoril são vandalizados por gangues juvenis nos meses de Junho e Julho. O epicentro é geralmente o Tamariz, no Estoril.
Depois de pré-avisos sérios nos comboios no ultimo fim de semana de Junho, Julho começou com cenas de faroeste, tiroteios incluídos, na outrora chique Tamariz. Perante a legítima indignação do presidente da Câmara, António Capucho, o Governo anunciou reforço do patrulhamento. Vamos ver se chega mas o mal está feito e era perfeitamente evitável.
Está na cara que os miseráveis bairros construídos permissivamente nos subúrbios de Lisboa só por milagre não geram muitos jovens desintegrados e violentos. Que, com a chegada do calor, esses (e muitos outros) jovens queiram espairecer e refrescar-se nas praias de fácil acesso de Cascais é perfeitamente legítimo. Que a conjugação de tanto calor e alguma juventude violenta gere desacatos, idem. Que o governo aposte numa polícia de serviços mínimos de Inverno para uma situação comprovadamente explosiva no Verão, essa é que já é uma história de incompetência que só pode revoltar os locais.
Para mim, autarca local, a surpresa não é total. Cascais sabe como os socialistas 'gostam' dela. Nos anos 90 tivemos um presidente socialista que tudo fez para descaracterizar urbanisticamente o concelho. Os governos de Sócrates, que noutras geografias algo têm feito pelo turismo, parecem empenhados em desvalorizá-lo aqui, onde constituiu uma riqueza insubstituível. Chegou-se ao ponto de extinguir a Junta de Turismo do Estoril para promover a integração desta Costa única num aglutinado turístico que junta toda a zona de Lisboa e Vale do Tejo, com sede na socialista... Alpiarça!!!
Dir-se-ia que a negligência do Governo nos cuidados com a segurança no concelho de Cascais, em época tão crítica do ano, obedece a uma estratégia. São tantas as 'coincidências' que me pergunto: será esta uma história de desamor político por preconceito social?
António Pires Lima/Expresso

Sem comentários: