.

.

.

.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Maioria das ambulâncias não estão devidamente inspeccionadas

A maioria das ambulâncias ao serviço dos bombeiros não estão devidamente inspeccionadas. Nas corporações de sapadores apenas as de Abrantes e do Sardoal tem as viaturas em ordem
A grande maioria das ambulâncias que estão ao serviço dos bombeiros não tem em dia uma certificação que é exigida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.
A falta é especialmente pesada no que toca às corporações de sapadores, as que dependem das autarquias, mas o panorama também não é famoso no universo dos voluntários.
Em Portugal há 452 corporações de bombeiros mas na última listagem do serviço de alvarás e auditoria do INEM, constam apenas 112 corporações com ambulâncias vistoriadas.
Apesar deste cenário, não significa que as ambulâncias não estejam em condições, alerta o presidente da Associação Portuguesa de Médicos de Emergência. Para resolver a situação, Vítor Almeida sugere o reequipamento ou facilitar as vistorias das ambulâncias.
A Liga dos Bombeiros Portugueses reconheceu a existência do problema mas recusou comentar os números. Duarte Caldeira assegurou estar a efectuar um levantamento e prometeu esclarecimentos.

Sem comentários: