.

.

.

.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O prazer de achincalhar as pessoas que exercem cargos públicos e políticos e não só....


Hoje, abunda a “cada esquina” a mais variada informação que está ao alcance de qualquer pessoa, destacando os milhões de blogues, onde qualquer pessoa pode criar a sua página e até dizer os maiores disparates, escondendo-se os autores no anonimato, julgando estes que não existem formas de saber quem são os seus responsáveis, o que não é verdade, caso contrário, a nossa sociedade seria uma completa anarquia. Mas ainda bem que assim é alguns tribunais já mandaram encerrar vários blogues.
Esta “liberdade” tem os seus inconvenientes. Até a informação impressa já deixou de ter «princípios de ética» porque afinal o que interessa é vender papel e o resto pouco importa como os princípios morais deixaram de ter valor.
Veja-se o caso se um semanário regional considerado com uma referência na região que já se dá ao “luxo” de meter animais a fazer sexo quando o objectivo deveria noticiar um acontecimento e não fomentar a chacota para quem causou a noticia.
Imagine-se um “Diário de Noticias” ou o único e mais antigo jornal de Alpiarça publicar uma notícia mencionando este ou aquele politico e para elucidar melhor ou dar um destaque especial mete animais em actividade sexual ou mulheres nuas? Deixariam imediatamente de ter credibilidade.
Tem que haver princípios e respeito para o que quer que seja. Com esta liberdade, passou a ser permitido o incitamento de outros meios informativos para que ainda se possa fazer pior deixando-se de lado todos os princípios e ética profissional. Até mensagens de «revolta do povo» ou o incitamento para a «ocupação da população na capital» já podemos ver e ouvir nos mais respeitados meios de informação como foi o caso de um autarca da região do Porto. Não bastasse, até já não se respeita os nossos parceiros como quem exerce a mesma arte.
Já tudo vale e até ao abrigo do anonimato se permite contra-informar certas notícias.
Não defendemos estes princípios, nem os queremos usar.
No dia em que houver esta necessidade, este jornal acaba logo. Defendemos que deveria haver legislação própria para controlar os criadores de blogues como a sua identificação fosse obrigatória para deixarmos de ver noticias vergonhosas que em nada credibilizam as novas tecnologias, nomeadamente os bloguistas. Somos dos que acreditam que não faltará muito tempo para que isto aconteça.
Vem isto a propósito da conjectura politica e da crise social que Alpiarça está a atravessar, como da chacota que alguns eleitos estão sujeitos por causa da falta de princípios que não existe no burgo: por parte de quem anuncia que se dá ao luxo de apregoar os mais disparates e onde «vale tudo menos tirar olhos».
O que é preciso é haver leitores sedosos de notícias escaldantes e de «roupa suja» para os comentaristas ao abrigo do anonimato tudo dizerem e todos os nomes chamarem a quem leva uma vida digna.
Talvez, quando alguém, com responsabilidade politica e social, disse que «os blogues não merecem credibilidade nenhuma» ou «que são um nojo» não estivesse longe da verdade porque o que ultimamente por estas bandas tem acontecido é que assuntos municipais vêm para a praça pública quando afinal os protagonistas apenas se limitaram a apresentar para discussão as questões de interesse para com o concelho e pretendendo satisfazer os seus eleitores.
Daqui, a razão de termos começado recentemente a não publicar alguns comentários pelas razões expostas e filtrar muito bem a colaboração de quem nos envia determinados textos para publicação.
Não alinhamos nem alinharemos em notícias espalhafatosas e sem princípios como não publicaremos imagens ofensivas ou que possam prejudicar quem é a personagem da notícia. Queremos continuar a ser uma referência na informação local e imparciais nas notícias.
Temos na nossa “Ficha Técnica” colaboradores que exercem cargos importantes.
De maneira nenhuma podemos permitir que sejam achincalhados como foram alguns deputados municipais como não permitimos que comentaristas anónimos os ofendam ou coloquem em causa os seus pontos de vistas e a suas opiniões.
Aos leitores que não estejam de acordo com estes princípios, as nossas desculpas, mas são estas as nossos regras e tentaremos a todo o custo defende-las, porque noticiar é uma coisa e achincalhar as pessoas é outra.
Assim, compete ao leitor fazer a sua opção de escolha porque tem muito por onde escolher.

Sem comentários: