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sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

NOTA DE IMPRENSA

Esclarecimento da facturação das Águas do Ribatejo

Tendo chegado ao conhecimento da empresa Águas do Ribatejo EIM vários relatos de alegados erros na facturação, vem a AR esclarecer que, no superior interesse do cliente/utilizador, a última factura emitida tem por base as leituras actualizadas depois da emissão de várias facturas com estimativas de consumo. Os escalões de consumo foram ajustados automaticamente ao período de contagem para que não resulte nenhum prejuízo para o cliente/utilizador. Na factura estão descritos os procedimentos adoptados. A AR está disponível para prestar todos os esclarecimentos nas unidades de atendimento comercial descentralizadas nos seis municípios e na sua sede em Santarém. Pode ainda solicitar informações através do telefone 243 303 900 ou do e-mail:geral@aguasdoribatejo.com.
A AR sugere que os clientes/utilizadores actualizem as leituras dos seus contadores através do telefone 808 202 011 de modo a não deixarem acumular consumos e a controlarem com regularidade o custo da água, permitindo detectar eventuais perdas e adoptar comportamentos que evitem o desperdício. Trata-se de um bem precioso que urge preservar.
A AR é uma empresa formada pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca e Salvaterra de Magos que são os únicos accionistas da sociedade sem fins lucrativos, que visa prestar um serviço público de qualidade na gestão dos recursos hídricos e no tratamento das águas residuais, a uma população com mais de 100 mil utentes. Os preços praticados representam o mínimo recomendado pelas entidades do sector e existe ainda isenção ou redução do pagamento de quota de serviço para clientes que provem a sua situação de carência financeira. Em breve entra em vigor um tarifário de valor reduzido dirigido às famílias numerosas com cinco ou mais elementos.
A AR disponibiliza ainda a possibilidade de instalação de um segundo contador para uso que não dê origem a águas residuais e cujos consumos têm um custo mais reduzido. Sobre a cobrança de taxa de saneamento em locais onde não existe rede pública de águas residuais, a AR está a reembolsar os clientes que apresentam reclamação fundamentada.
A AR reconhece algumas dificuldades no atendimento dos clientes que estamos a solucionar de modo a responder com celeridade e eficiência aos vários pedidos de esclarecimento.
A AR está a fazer um investimento superior a 80 milhões de euros no sistema de abastecimento de águas e nas redes de saneamento que se irá traduzir numa melhoria da qualidade de vida das populações que servimos.
Para qualquer esclarecimento adicional colocamos ao vosso dispor o Gabinete de Comunicação das Águas do Ribatejo através do telefone 243 303 900 ou do e-mail:
nelson.lopes@aguasdoribatejo.com

4 comentários:

Pedro disse...

Querem com isto dizer que liquidam um não sei quanto numero de trabalhadores que faziam a contagem todos os meses, à conta da nossa cooperação conforme dizem"A AR sugere que os clientes/utilizadores actualizem as leituras dos seus contadores através do telefone 808 202 011 de modo a não deixarem acumular consumos e a controlarem com regularidade o custo da água, permitindo detectar eventuais perdas e adoptar comportamentos que evitem o desperdício.Trata-se de um bem precioso que urge preservar."Assim como os postos de trabalho,como ficam?
Eu nunca vi nada assim, uma coisa é a EDP que damos a contagem mas paga-se o mesmo valor por Watt, agora com a água existem quantos escalões e a que preços?? Desculpem mas não se pode comparar alhos com bugalhos...

Anónimo disse...

Evidentemente que o Pedro tem razão. Se por exemplo o m3 for a 1 € até aos 5 m3, a 2€ dos 5,1-10 m3 e a 3€ dos 10,1-15 m3, significa que quem gaste 5 m3 por mês, pagaria 5+5+5 euros (15 euros) em 3 meses.
Por outro lado, se acumularem consumos, e num mês cobrarem 15 m3 (referente a 3 meses) irão cobrá-lo a um valor muito superior, como se esse posto gastasse 15 m3 num mês e atingisse levados escalões de consumo.
O texto pode estar um pouco confuso, mas confuso também eu estou na forma como as AR calculam os gastos mensais dos consumidores.
Digam-me que estou errado, porque as facturas da água duplicaram e triplicaram, e, ainda mais num período do ano propício a consumos mais reduzidos.

Anónimo disse...

Está na cara que esta nota de imprensa da AR mais não é do que música para adormecer criancinhas.
Isto não explica aquilo que os consumidores querem saber.
Brevemente irão receber o troco que merecem.
De histórias de embalar estamos todos fartos.
Alguém da AR terá de dar algumas respostas muito em breve e não pensem que as questões vão ser individuais. Isto que está a acontecer afecta toda a população consumidora. É portanto,um problema colectivo.
Os consumidores também sabem fazer contas. Muitos até são professores de matemática.
E para maior azar do explicador da AR, a matemática é uma ciência exacta. Logo não dá muito espaço de manobra para malabarismos e exercícios de retórica.

Leitor atento

Anónimo disse...

Caro Pedro a existência de leitores nesta terra sempre foi de dois leitores, o que acontece é que um quis passar para a AR ora o outro quis ir para os bombeiros se câmara autorizou ele passou, se agora já existe contacto via email já podem fazer as perguntas e obter respostas muito mais rápidas