.

.

.

.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ALPIARÇA ESTÁ NO MAPA DAS NOVAS TECNOLOGIAS

“ALPIARÇA é provavelmente o concelho do distrito que mais faz uso das novas formas de comunicação para se aproximar dos eleitores…”

Ao ler este título, lembrei-me da TDT (Televisão Digital Terrestre) em que Alpiarça foi pioneira em conjunto com mais 28 Concelhos do País na adesão a esta plataforma que entraria em funcionamento a 29/04/09.

Alpiarça era assim posta no mapa das novas tecnologias, aproveitando a boleia dos meios de comunicação que não pouparam esforços para dar a boa nova ao país e ao mundo do evento, bem como dos concelhos envolvidos.

Alpiarça foi então aplaudida por uns e criticada por outros que não entendiam o facto de esta terra estar tão desenvolvida nesta área das novas tecnologias e tão atrasada noutras, consideradas básicas e bem mais importantes para o desenvolvimento e bem - estar das populações.

A verdade é que oito meses depois de Alpiarça estar no mapa da Televisão Digital Terrestre, não há notícia de que alguém na região tenha assistido à tão anunciada Emissão em HD (Alta Definição).

Há quem diga (em jeito de graça) que o sinal digital se terá perdido lá para os lados do Vale da Lama…

No entanto, ficou a ideia para Portugal e para o mundo de que Alpiarça era um caso sério de progresso. Um Concelho empreendedor e próspero. Bem posicionado, de pessoas felizes, a ombrear com os melhores do país. Qual Almeirim, qual Santarém, qual Chamusca!...

Convidamos o leitor que tem andado às voltas com a antena, e até partiu umas quantas telhas ao escorregar do telhado, porque comprou uma “bomba” de cristais líquidos HD com a norma MPEG4, já artilhada para a tal imagem cristalina que, nos dê a sua opinião relativamente a este caso de (in)sucesso anunciado.

Conforme foi informado na altura:

“O acesso às emissões TDT apenas é possível para quem possua equipamentos receptores do sinal digital terrestre e compatíveis com TDT portuguesa. Estes equipamentos, sejam eles um televisor ou um descodificador compatíveis com a norma MPEG-4/H.264, encontram-se já disponíveis no mercado nacional, sendo facilmente identificados quando acompanhados do respectivo símbolo de compatibilidade com a TDT portuguesa.
O sinal transmitido por cada emissor em funcionamento poderá ser sintonizado pelo seu equipamento compatível com a TDT em Portugal, no canal 67 da banda UHF (caso esteja em Portugal continental ou Região Autónoma da Madeira) ou no canal 61 da banda UHF (caso esteja na Região Autónoma dos Açores).A cobertura TDT de cada localidade poderá ser confirmada no guia de transição do Fórum TDT, assim como a sintonização detalhada e ligações a efectuar entre os equipamentos necessários.”

Alguém num passado bem recente quis dar o passo maior que a perna. E aqui parece que temos mais um exemplo disso.
Por: Português PT.

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de saber esta novidade. Mas...com todo este avanço das novas tecnologias, uma coisa é xcerta: Alpiarça não passa da cepa tgorta para tudo continuar na mesma.
Algo se passa em Alpiarça e de quem a governa

Anónimo disse...

O comentarista gostou de saber a "novidade" mas dá a impressão que se limitou apenas a ler o título e botou discurso só para dizer mal.
Ou estamos enganados?

Anónimo disse...

Ainda não tive meios para comprar um televisor de Alta Definição MPEG-4 senão já teria experimentado o sistema e andado também às voltas com a antena.
É que ia jurar que vi há uns tempos nos jornais estar o sinal digital já disponível em Alpiarça.

Fui agora ver se havia cobertura Digital em Alpiarça e a resposta foi: "Parabéns! A sua área já se encontra coberta pela TDT".
Afinal há ou não há sinal digital?
Alguém está a ver esta treta?

Acho que isto tem interesse para muita gente, especialmente os moradores na zona abrangida pelo sinal que têm receptores já compatíveis com o novo sistema.

Anónimo disse...

Comprei uma nova TV e com o sintonizador e não apanho 0 TDT.
HD em Alpirça só no meo

Anónimo disse...

Vão esperando sentados!
Ainda não viram que parte dos números apresentados oficialmente, servem só para as estatísticas e para inglês ver?
Não se passa o mesmo com o número de desempregados apresentado pelo governo? É só para as estatísticas, pois então!
Aumentam ou diminuem os números consoante os seus interesses.
É um farrabadó de trafulhice.


Nem o menino Jesus nos vale.

Leitor atento