.

.

.

.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

OS ALPIARCENSES ESTÃO CANSADOS DOS «ERROS COMETIDOS PELA GESTÃO SOCIALISTA QUE GOVERNA A CÂMARA DESDE 1997»

Opinião.

Análise sumária dos últimos acontecimentos em Alpiarça por parte dos principais candidatos autárquicos

O “PS/Alpiarça é a Razão” levou a efeito no passado sábado a apresentação dos candidatos à câmara, no parque de merendas da “Barragem dos Patudos”.

Contou com a presença de pouco mais de cinquenta pessoas. Mesmo com a oferta de uma “sardinhada” tão pouca gente é indício que a vitória dos socialistas vai «ser difícil ou mesmo impossível».

Se tornarmos em atenção que os encontros da CDU chegam a reunir várias centenas, não é preciso ser “adivinho” para daqui tirar conclusões e muitos menos fazer qualquer tipo de sondagens porque é fácil chegar a um resultado.

Na verdade Sónia Sanfona tem um caminho difícil, começando pela equipa que a vai acompanhar, incluindo na sua lista um actual vereador, Luís Garrotes, onde politicamente tem “notas muito baixas” perante a população pela sua fraca actividade como autarca e onde as poucas vezes que tem falado, ninguém o elogia, agravando-se a atitude e decisão que teve para com o “Campo de Ténis”.

Tem demonstrado que não é a pessoa certa para ser responsável por qualquer pelouro camarário. Um erro colossal que Sónia Sanfona cometeu, porquanto este vereador está conotado com a linha de Rosa do Céu.

Se Sónia Sanfona na apresentação levada a efeito, salientou no seu discurso que pretende «emendar os erros cometidos pela gestão socialista que governa a Câmara desde 1997» e depois vai incluir quem desta gestão faz parte, o seu discurso pode então ser visto e analisado em partes distintas, já que: se quer emendar erros do passado, com que lógica vai buscar pessoas que contribuíram para esses erros?

De todas as pessoas que se vão candidatar à Câmara, pelo “PS/Alpiarça é a Razão” apenas tem uma coisa em comum: são todas pessoas honestas a trabalhadoras. Ninguém tem nada a apontar-lhes.

Mas reunirem condições até serem vereadores existe uma diferença abismal.

Não bastasse a “cabala” que fizeram para com Sónia Sanfona (ler outras crónicas publicadas neste jornal) de não poder concorrer em «listas duplas» é para dizer que escolheu a candidatura e o momento errado.

Referiu a actual deputada no parque de merendas, que se vencer as próximas eleições, vai fazer com que o «Centro de Saúde seja rapidamente dotado de condições dignas para os seus utentes».

Supõe-se que Sónia Sanfona estava a referir-se à falta de médicos, porque em termos de edifício não podemos exigir muito mais, porque o mesmo tem condições para ser utilizado pelos utentes, a não ser que: nunca estejam satisfeitos com o que têm.

Como esta hipótese está posta de lado, porque não faz sentido, a conclusão só pode ser uma: arranjar mais médicos para que seja prestada uma melhor assistência aos doentes.

Se assim for, então Sónia Sanfona não nos faça iludir nem nos prometa aquilo que não está ao seu alcance porque neste país existem quase quatrocentos concelhos e todos se debatem com falta de médicos. Destes concelhos depois existem as respectivas freguesias que ainda agrava mais a falta de médicos.

A ser verdade esta promessa, então Sónia Sanfona deve ser uma “deusa” possuidora de conhecimentos e poderes especiais, porque a nível nacional, será a única candidata que consegue cumprir a sua promessa eleitoral: trazer médicos suficientes para Alpiarça.

D. Sónia não nos “atormente” com promessas impossíveis porque não somos todos uns tolos ou como se diz na nossa terra «uns artolas».

Em conclusão, todo o discurso de Sónia Sanfona foi vazio de promessas concretizáveis porque no seu discurso afirmou que «construiu um equipa coesa, com uma estratégia definida que tem como principal objectivo garantir a evolução e desenvolvimento de Alpiarça».
Mas como pode Sónia Sanfona garantir «evolução e desenvolvimento» se a câmara está endividada em milhões de euros?

Onde vai Sónia Sanfona buscar verbas para desenvolver Alpiarça?

Não nos iluda nem nos prometa aquilo que todos sabemos ser impossível. Deixe-nos ter a ideia de ser uma pessoa jovem e ambiciosa mas que neste momento as coisas não lhe estão favoráveis.

Sabe por acaso Sónia Sanfona neste momento o valor total do endividamento da Câmara?

Partindo do princípio que sim, então diga-nos onde vai buscar as receitas?

A não ser que queira continuar com os «erros cometidos pela gestão socialista que governa a câmara desde 1997» já que também é socialista e vai-se candidatar pelo PS?


*****

No mesmo dia, mas à noite, a CDU também apresentou os seus candidatos. Como uma diferença, os presentes foram centenas.

Algumas criticas à gestão socialista, que em abono da verdade mais não foram do que falar as verdades que todos conhecemos nomeadamente que a actual deputada do partido na Assembleia da República, Sónia Sanfona «não apresentou por uma única vez qualquer proposta que beneficiasse directamente o seu concelho que agora diz amar».

Outra grande verdade dita nesta apresentação dos candidatos comunistas foi o discurso de Joana Serrano quando afirmou que «Alpiarça é actualmente uma terra que os jovens têm que abandonar para poderem ter emprego e melhor qualidade de vida» para logo acrescentar que «estamos parados no tempo (Alpiarça), porque nada acontece. O comércio não existe, os serviços cada vez são menos e toda a população se vê obrigada a recorrer a outras terras para satisfazer algumas das suas necessidades».

Promessas de “evolução e desenvolvimento” não foram usadas como na apresentação de Sónia Sanfona, mostrando assim os comunistas que não estavam ali para enganar ninguém e, muitos menos para não prometer aquilo que sabem ser impossível de realizar nos próximos anos.

Mário Pereira, porque é vereador na autarquia e sabe como as coisas funcionam para além de ser conhecedor dos milhões de euros que a câmara deve, não entrou no «mundo da ilusão» porque a seriedade são pontos (entenda-se votos) a seu favor e dos candidatos que o seguem nesta dura caminhada para fazerem aquilo que lhes for permitido com a ajuda coesa da população e de uma rigorosa gestão nos dinheiros públicos.

Sabe a CDU, e de que maneira, que os tempos que correm (em Alpiarça) não dão para grandes festas mas sim: para emendar os erros dos socialistas instalados na câmara, e ter que pagar as dividas, porque: lhes está destinado solucionar os erros que os socialistas não têm conseguido resolver.

E, está destinado aos comunistas solucionar as asneiras do socialistas, porque tudo indica que assim vai ser.

Seguem dentro do caminho da seriedade e não vivem no mundo das ilusões como não pretendem de maneira alguma iludir os eleitores com coisas que são impossíveis.

Talvez esteja aqui o “segredo” e a razão do encontro socialista ter pouco mais de cinquenta pessoas e o da CDU ter centenas.

As pessoas estão cansadas de trapalhices do governo socialista para acabar nos eleitos autárquicos, mas especialmente os alpiarcenses porque estão fartos daquilo que tem acontecido nos últimos anos em Alpiarça onde prometeram (e querem continuar a prometer) tudo para acabar em asneira.

De tal forma que até Sónia Sanfona afirmou publicamente que «serão emendados os erros cometidos pela gestão socialistas que governa a câmara desde 1997».

Mais palavras para quê?
A.C.

5 comentários:

Sommer disse...

Armadilha genialmente montada

Ponto de vista:

por Sommer

É perfeitamente natural que a jovem deputada Sónia Sanfona tenha ficado feliz, alegre e até empolgada quando lhe estenderam o convite para se candidatar a presidente de câmara da sua terra e tenha aceitado.

Quer queiramos quer não, ser presidente de uma câmara é um lugar de prestígio que fica na memória colectiva de um povo por muitos anos e alguns perduram por gerações ligados a certas obras, veja-se o caso do Dr. Neves que ainda hoje é recordado como o homem que mandou fazer o Estádio Municipal e a Pista de Ciclismo.

Mas vivemos em democracia, num sistema em que o presidente de câmara é eleito por sufrágio dos eleitores do concelho e ser candidato ao dito lugar não significa ser presidente porque para se ser presidente tem de se ser o cabeça da lista mais votada.

Sónia Sanfona não só é deputada pelo PS ao Parlamento é também vice-presidente do seu grupo parlamentar e como tal é perfeitamente legítimo que estivesse a fazer conta de integrar a lista pelo distrito de Santarém em lugar elegível, ser eleita para o Parlamento não a impediria de concorrer à câmara de Alpiarça e em caso de vitória bastava interromper o cargo no parlamento e seria substituída por outro deputado no lugar seguinte da lista.

Sónia quer ganhar, luta para ganhar a câmara mas não controla os desejos dos eleitores e o cenário da derrota tinha de ser sempre equacionado, por isso o cargo e a carreira de deputada tudo indicava ia ser garantido.

Agora Sócrates a escassos dois meses e pouco do início das campanhas eleitorais decide mudar as regras do jogo, quando antes tinha permitido a Ana Gomes e a Elisa Ferreira acumularem as candidaturas às Europeias e às Locais.

Há por aí quem já fale em teoria da cabala e que a deputada/candidata Sónia teria engolido o anzol, a chumbada e tudo. Por mais que se tente branquear o facto e se elogie a deputada por ter erguido a voz contra Sócrates por ter mudado as regras do jogo, o certo é que na minha opinião, Rosa Do Céu veio provar mais uma vez que é um “animal político” que estudou e planeou tudo isto com grande antecipação, qual experiente caçador que não se importa de esperar anos para caçar a sua presa de eleição.

Veremos o que o futuro nos reserva, mas não se duvide que a armadilha foi genialmente montada!

É este o meu ponto de vista!

Anónimo disse...

O A.C. está a melhorar nas suas análises políticas!
Dando por vezes uma no cravo e outra na ferradura mas mesmo assim é de se dizer que a velhice é um posto!

Simplesmente EU disse...

Meu caro A.C., vc pode ter toda a razão do mundo "OS ALPIARCENSES ESTÃO CANSADOS DOS «ERROS COMETIDOS PELA GESTÃO SOCIALISTA QUE GOVERNA A CÂMARA DESDE 1997», mas não chame ao seu texto um artigo de opinião...este artigo pode ser publicado, sem envergonhar ninguém no 'Avante' e também, não sei tem algum jornal, nalguma publicação dos 'Verdes'.
Vai desculpar-me, mas se vc è o A.C. director deste Jornal/Blog prestou um mau serviço à causa daquilo que se pretende que seja um jornal,pelo menos do seu orgão principal em termos redactoriais ( director) e vc segundo parece até têm tradição nesse nobre exercicio.
Até...

Anónimo disse...

O Sr. Garrotes pertenceu a uma comissão de ténis do Aguias, poderia nos informar porque é que a referida comissão acabou !

Anónimo disse...

Que vergonha de escrita senhor AC! Vergonha pelo péssimo português, para quem se arroga de escrever um artigo de opinião, e vergonha pela tendenciosa e execrável dita "opinião"! Já não se lembra o Sr. AC como era Alpiarça há 12 anos? Não se lembra das estradas de terra batida, da lixeira a céu aberto, da pobreza da zona industrial (ou lamaçal?), dos alunos da escola a praticarem educação física à chuva e ao sol, da biblioteca num edifício antigo e sem acessibilidades, etc, etc? E recuando a 1975, não se lembra dos levantamentos de homens e mulheres armados de enxadas e forquilhas para atacarem não se sabe quem? E não se lembra dos piquetes armados que barravam os carros à entrada de Alpiarça, até os dos próprios moradores? Memória curta. Ou o Sr. foi dos que estavam na sombra? Deixe-se de conversa fiada e abra os olhos. A Drª Sónia Sanfona é suficientemente humilde para reconhecer que os socialistas cometeram erros. E os comunistas, não cometeram? Quem não os comete? A população de Alpiarça saberá reconhecer quem fez mais pela sua terra e a maioria não tem a memória curta como o Sr.