.

.

.

.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Que ganhe o melhor!....

Na generalidade estou de acordo com este comentário do "Pimentinha" só quero corrigir que a câmara de Alpiarça pode ter andado muito mal gerida nos tempos da CDU mas nunca teve 400 funcionários, nem sequer metade.
Posso afirmar em consciência que nos tempos de Joaquim Matias e de Armindo Pinhão, o numero médio rondava os 150 funcionários (entre os do quadro e contratados) aos quais se juntavam em alturas de grande desemprego 2 a 3 dezenas de pessoas colocadas pelo Centro de Emprego, aqueles a que chamávamos os ATD's (Apoio a Trabalhadores Desempregados) e que ao longo de anos acabaram por ir sendo contratados a prazo e passarem ao quadro da câmara.
Mais, quem acompanhou de perto a história local de Alpiarça, sabe que a câmara teria em 1980 não mais que 60 funcionários.
Quando sobre o país e em particular sobre Alpiarça se instalou uma profunda crise na Construção Civil que levou ao encerramento de muitas cooperativas e lançou dezenas de pedreiros, carpinteiros, pintores, mecânicos, serventes no desemprego.
Nessa altura a câmara de maioria CDU ou PCP como queiram, entendeu admitir (fez bem, fez mal?....) grande parte desses profissionais iniciou um vasto conjunto de obras por administração directa.
Vêm desse tempo a construção do Parque de Campismo, da Reserva Zoológica (hoje do Cavalo do Sorraia), o edifício da Caixa Geral de Depósitos, O Quartel dos Bombeiros/sede da Música, o início da Zona Industrial, o arranjo da Pista de Ciclismo, o asfaltamento de muitas ruas, etc etc.
É evidente que a CDU teve méritos e cometeu erros, por isso Rosa do Céu ganhou em Dezembro de 1997.
Agora volvidos quase 12 anos (3 mandatos) há méritos e há erros e há 2 candidatos que se perfilam como possíveis vencedores:Mário Fernando pela CDU e Sónia Sanfona pelo "PS/Alpiarça é a Razão".
Como o presidente de câmara será o cidadão que encabeçar a lista que recolher mais votos, cabe a estes candidatos apresentarem-se ao eleitorado rodeados de pessoas e programas credíveis e convencerem o eleitorado que podem fazer melhor do que aquilo que foi feito e resolver alguns dos problemas que nos afligem.
Eu assumo que vou votar Mário Fernando, mas não farei ataques pessoais à Sónia Sanfona.
Tá decidido!

«Colaborador do "Jornal Alpiarcense

1 comentário:

Pimentinha disse...

Admito que o número lançado esteja incorrecto, no entanto a Câmara de Alpiarça no final dos anos 80 era conhecida por ser "o" ou um "dos" maiores empregadores do Distrito de Santarém.
Esse número ouvi-o dizer a alguém, possivelmente a alguém da oposição que lhe interessava inflacionar esse indicador.
Se eram 150,200,400, não posso precisar porque não consegui apurar em pesquisas na Internet.
(Mas tenho curiosidade em saber quantos funcionários efectivos+eventuais eram no 1º mandato PS)
De qualquer forma, notava-se nesses anos que andava muita gente pela Câmara sem saber muito bem o que fazer, e algumas até parece que trabalhavam noutro lado que não ali.
Após a tomada de posse do Dr. Rosa do Céu, a Câmara mudou felizmente e, com um ou outro problema, notou-se que algo tinha mudado.
Alguns funcionários passaram a estar mais disponíveis para servir a população, havia uma recepção a funcionar, os serviços passaram a funcionar melhor, e de uma maneira mais profissional.
Penso também que numa eventual vitória CDU não se repetirão erros do passado e as coisas não voltarão atrás.
Só espero é que seja qual for a candidatura que ganhe se lembre que estão lá para servir TODA a população, cumprir o seu programa eleitoral, e não as directivas ou jogos partidários .
Como sou uma pessoa de muitas dúvidas e poucas certezas, não estou certo onde votarei...