.

.

.

.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

E há 25 atrás como era Alpiarça?

E há 25 anos atrás? Chegar a Alpiarça, sede de concelho parecia chegar a uma aldeia de trás os montes. As mulheres nem ao café podiam ir, se não fossem acompanhados dos maridos
O comércio pouco evoluiu, mas na altura ainda as lojas eram iguais às dos anos 40.
A Câmara Municipal tinha 400 funcionários que ninguém sabia bem o que faziam.Uma parte dos dinheiros camarários era DADA a cooperativas que ainda hoje não fazem ideia do que é comercializar os produtos.
Enfim... a Câmara PS tem erros como a CDU teve, e provavelmente uma Câmara PSD ou de outro partido terá.Quando um dia não estivermos aqui a escrever o "clube" dos intervenientes tudo será melhor.
Os eleitos farão o seu melhor sem se preocuparem se isso é a opinião do partido A ou B, ou se isso é contra ou a favor de determinada estratégia.Haja esperança! Formem uma lista de homens e mulheres bons, honestos e verdadeiramente INDEPENDENTES dos partidos que terão o meu voto!
"Pimentinha"
«Colaborador do "Jornal Alpiarcense"»

4 comentários:

Tá decidido disse...

Na generalidade estou de acordo com este comentário do Pimentinha só quero corrigir que a câmara de Alpiarça pode ter andado muito mal gerida nos tempos da CDU mas nunca teve 400 funcionários, nem sequer metade.
Posso afirmar em consciência que nos tempos do Joaquim Matias e do Armindo o numero médio rondava os 150 funcionários (entre os do quadro e contratados) aos quais se juntavam em alturas de grande desemprego 2 a 3 dezenas de pessoas colocadas pelo Centro de Emprego, aqueles a que chamávamos os ATD's (Apoio a Trabalhadores Desempregados)e que ao longo de anos acabaram por ir sendo contratados a prazo e passarem ao quadro da câmara.
Mais, quem acompanhou de perto a história local de Alpiarça, sabe que a câmara teria em 1980 não mais que 60 funcionários.
Quando sobre o país e em particular sobre Alpiarça se instalou uma profunda crise na Construção Civil que levou ao encerramento de muitas cooperativas e lançou dezenas de pedreiros, carpinteiros, pintores, mecânicos, serventes no desemprego.
Nessa altura a câmara de maioria CDU ou PCP como queiram, entendeu admitir (fez bem, fez mal?) grande parte desses profissionais e iniciou um vasto conjunto de obras por administração directa.
Vêm desse tempo a construção do Parque de Campismo, da Reserva Zoológica (hoje do cavalo do Sorraia), o edifício da Caixa Geral de Depósitos, O Quartel dos Bombeiros/sede da Música, o início da Zona Industrial, o arranjo da Pista de Ciclismo, o asfaltamento de muitas ruas, etc etc.
É evidente que a CDU teve méritos e cometeu erros, por isso Rosa do Céu ganhou em Dezembro de 1997.
Agora volvidos quase 12 anos (3 mandatos) há méritos e há erros e há 2 candidatos que se perfilam como possíveis vencedores:Mário Fernando pela CDU e Sónia Sanfona pelo PS/AR.
Como o presidente de câmara será o cidadão que encabeçar a lista que recolher mais votos, cabe a estes candidatos apresentarem-se ao eleitorado rodeados de pessoas e programas credíveis e convencerem o eleitorado que podem fazer melhor do que aquilo que foi feito e resolver alguns dos problemas que nos afligem.
Eu assumo que vou votar Mário Fernando, mas não farei ataques pessoais à Sónia.
Tá decidido!

Anónimo disse...

eu tenho muito orgulho em ser de Alpiarca , sempre o tive e vou mante-lo . Nunca tive vergonha de dizer onde nasci e cresci , mesmo sabendo que há 25 a minha terra era conhecida "pela terra dos Comunistas " a uma familia da qual eu faco parte . Tenho tido até o cuidado de dizer tambem que somos um conselho e näo pertencemos a Almeirim !!Mas tudo isto ´so para dizer que este pimentinha , näo deve ser de Alpiarca ,ou se é nunca de cá saui , porque se Alpiarca há 25 anos parecia uma Aldeia de trás-os-montes , só por ter sida governada por Comunistas , entäo que vá á zona de Viseu onde näo existe nenhuma terra Comunista para ver se tudo é como Lisboa , ou como Alpiarca depois da era Socialista ,Eu sei doque estou a falar porque tenho uma casa na zona de Mangualde onde ainda existem muitas vilas Aldeias sem terem agua canalizada , esgotos , servicos de transporte , etc...., e näo säo repito comuniostas !!

Vanda Lagarto disse...

Alpiarça... Jardim do ÉDEN?

Alpiarça tem todas as condições par evoluir e crescer, devia apostar no turismo rural e na cultura, pois a nossa história e a arqueologia do concelho são abundantes e podem potenciar o crescimento trazendo pessoas á nossa terra. Eu, licenciada em Arqueologia gostaroia de poder ajudar nesse sentido. Tenho o know how, só me falta mesmo quem acredite nesse projecto...

Arqueóloga Vanda Luciano

Vanda Lagarto disse...

Alpiarça... Jardim do ÉDEN?

Alpiarça tem todas as condições par evoluir e crescer, devia apostar no turismo rural e na cultura, pois a nossa história e a arqueologia do concelho são abundantes e podem potenciar o crescimento trazendo pessoas á nossa terra. Eu, licenciada em Arqueologia gostaroia de poder ajudar nesse sentido. Tenho o know how, só me falta mesmo quem acredite nesse projecto...

Arqueóloga Vanda Luciano