.

.

.

.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Syngenta participa no Dia do Agricultor Monliz e apresenta novas soluções para culturas hortícolas


A Syngenta associou-se ao Dia do Agricultor Monliz, a 28 de Junho, em Alpiarça, num evento que reuniu centenas de participantes, entre os quais o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo de Albuquerque.
A Monliz, uma das maiores indústrias de processamento de hortícolas congelados, inaugurou uma segunda linha de produção e uma nova câmara de frio, anunciando a  intenção de duplicar a sua capacidade de produção em Portugal.
A Syngenta trabalha em parceria com a Monliz, através de um programa de variedades  hortícolas e de produtos para protecção destas culturas adaptado às suas necessidades de campo e industriais.
Importante pólo de produção de culturas hortoindustriais, o Ribatejo continua a atrair investimento de empresas multinacionais que acreditam no potencial dos agricultores e das terras portuguesas. Os grupos  Ardo e Crop’s, detentores da unidade industrial Monliz, em Alpiarça, confirmam esta tendência, ao inaugurar, a 28 de Junho, uma segunda linha de produção, que lhe permitirá duplicar a capacidade de processamento  para perto de 50.000 toneladas de matéria-prima.
O brócolo, o pimento, as courgettes, o tomate e as ervilhas são as principais culturas processadas pela  Monliz e a Syngenta é um dos seus principais fornecedores no que respeita a variedades de ervilha. Na campanha 2013/2014, cerca de 30% da área de ervilha semeada pela Monliz foi com variedades Syngenta.
«A Syngenta tem um peso muito importante para nós nas pontas da campanha, iniciamos com a variedade  precoce Bingo e terminamos com a variedade tardia Kenobi. Na última campanha produzimos cerca de 900  toneladas de ervilha a partir de variedades Syngenta», afirma Tiago Santos, director de produção agrícola da  Monliz.

Boa parte da estratégia de crescimento desta indústria para os próximos anos estará sustentada na cultura  do brócolo. «Na última campanha de Inverno contratámos 1.200 hectares de brócolo e na campanha de  Primavera 500 hectares. Temos agora um grande objectivo de crescimento nesta cultura, entre 15% a 20%  em média», revela Tiago Santos, acrescentando que é desejável que o aumento de área da cultura ocorra  em terras portuguesas: «queremos crescer e precisamos dos agricultores. Este dia é uma forma de  agradecer o esforço diário que fazem em prol da actividade e de afirmar que estamos aqui como parceiros  para o futuro», remata.

A qualidade do produto começa no campo e, por isso, a indústria procura as variedades mais ajustadas. A Syngenta tem vindo a investir em pesquisa no sentido de analisar e avaliar a adaptação das suas variedades às realidades e necessidades locais, através de ensaios varietais e da gama de fitofármacos, em estreita  ligação com os seus parceiros de negócio.
«No que respeita ao sector da agroindústria, a Syngenta tem como principal objectivo apresentar ao sector variedades que sejam muito produtivas para o agricultor e que preencham os parâmetros de qualidade para  transformação industrial, nomeadamente, rendimento industrial, calibres, consistência, características  organolépticas e cor. Temos uma forte presença a nível industrial com as variedades de ervilha Bingo e  Kenobi, no ano passado lançámos a variedade de tomate industria Ifox, com excelentes resultados, e estamos a trabalhar o lançamento da variedade de brócolo Monrello», explica Rita Presume, técnica gestora  conta cliente da Syngenta para o Ribatejo.



A Syngenta é uma das mais importantes marcas de sementes de hortícolas do mercado. Destaca-se nas  variedades de ervilha, courgette, tomate, melão e melancia e aposta agora no lançamento de variedades de  brócolo.

Monrello – brócolo com elevado rendimento

O Monrello é uma nova variedade de brócolo com dupla aptidão para os mercados de fresco e industrial.
Destaca-se pela excelente qualidade e rendimento, apresentando uma cabeça redonda e compacta de grão  médio a fino e com florete não excessivamente marcado. O talo é limpo, sem demasiadas inserções de folhas. A planta é aberta, o que facilita o seu arejamento e a eficácia dos tratamentos. Apresenta um desenvolvimento uniforme e aguenta bem em campo.
Na próxima campanha a Monliz porá à prova um leque de novas variedades em 68 hectares de campos de ensaio onde serão igualmente testadas diferentes estratégias de combate à Alternária. Uma dessas variedades será o Monrello. «Procuramos variedades com bom rendimento, de grão fino e percentagem  equilibrada de floretes de diferentes dimensões, mas hoje em dia, até abdicamos de alguma produtividade  por uma variedade que apresente resistência à Alternária, a doença que provocou elevadas percas na cultura  do brócolo nos últimos dois anos», afirma o director de produção agrícola da Monliz.

Ortiva combate Alternária

No combate à Alternária, o fungicida Ortiva da Syngenta é um dos preferidos pelo corpo técnico da Monliz e  dos seus agricultores: «O Ortiva é importante para os nossos agricultores que têm utilizado este fungicida e  manifestou algum efeito na prevenção e controlo da Alternária», acrescenta.
O Ortiva Top é a mais recente evolução da investigação Syngenta neste segmento, sendo indicado para  combate ao oídio, alternária e cladiosporiose em várias culturas hortícolas. É uma suspensão concentrada de  azoxistrobina, um fungicida de largo espectro com um novo modo de acção, e de difenoconazol, que  apresenta actividade essencialmente preventiva e curativa, mas também acção anti-esporulante. As duas  substâncias activas têm modos de acção complementares, tornando o produto mais eficaz e mais  conveniente.
O trabalho de parceria entre a Syngenta e a Monliz tem em vista a prática de uma agricultura sustentável, objectivo partilhado por ambas as empresas. Neste sentido a Monliz instalou, no final de 2013, no perímetro  da sua fábrica em Alpiarça, o Heliosec, um sistema da Syngenta para tratamento de efluentes fitossanitários  provenientes da lavagem dos pulverizadores. «Usamos o Heliosec para tratar os restos de caldas de dois  pulverizadores automotrizes que usamos nas culturas da fava e da ervilha. Estamos a avaliar a necessidade  de instalar outra unidade de Heliosec», revela Tiago Santos.
A Syngenta congratula a Monliz pela excelente iniciativa e organização do Dia do Agricultor, sem dúvida  muito importante para o sector, por dar a conhecer e reconhecer todo o trabalho realizado em parceria com  os agricultores ao longo dos últimos anos.

AC/JA



Sem comentários: