.

.

.

.

domingo, 20 de julho de 2014

QUESTÕES DOS LEITORES: Onde estão os resultados dos testes feitos à água da Barragem dos Patudos?



A maioria CDU proclama aos quatro ventos que é ela quem manda na câmara. A votação assim o determinou, é um facto. Então é a essa maioria que devemos exigir responsabilidades.
Onde estão os resultados dos testes feitos à água da Barragem dos Patudos já  questionado por um leitor neste jornal (ler:  "Canoagem nas Férias Desportivas Verão 2014": )?
Só assim podemos ficar tranquilos com a saúde das nossas crianças que frequentam aquele charco de água que, muitos dizem estar contaminada.
Se não está que nos sejam mostradas essas provas.
É um direito que assiste a qualquer cidadão e, especialmente, a quem autoriza os miúdos a lidar directamente com esta água que mata milhares de peixes e, por isso, à partida de qualidade duvidosa.


Não venham dizer apenas que não há perigo para a saúde pública sem mostrar essas provas. No fim de acontecer o mal ninguém assume as responsabilidades. como é costume. A culpa acaba por morrer sempre solteira. 
É altura de levarmos as coisas realmente com seriedade, com acção, em vez de brincar ao faz-de-conta, como se isso resolvesse os problemas!
As coisas do ambiente não podem ser levadas a brincar. E muito menos para justificar ou esconder a inoperância política de um partido. 

6 comentários:

Anónimo disse...

O Sr Presidente da Câmara disse que há análises, então para que ninguém duvide era boa ideia divulgar esses resultados. E rapidamente. Todos queremos ter a certeza que não há riscos para as pessoas que ali praticam desportos.
É só publicar um edital ...

Anónimo disse...

Também concordo.
Em especial para nós pescadores é importante. Venha lá essa informação.

Anónimo disse...

Em nossa opinião e uma vez que a situação é realmente delicada face aos acontecimentos que são públicos e que revelam algo de anormal na água da barragem dos Patudos, há bastante tempo, ao ponto de causar a morte a milhares de peixes, o executivo camarário em funções, já deveria ter apresentado de modo espontâneo, o resultado dessas análises da água, como medida de informação tranquilizante aos interessados.
É importante notar que estão a ser levados a cabo alguns desportos naquela água, que envolvem crianças, cuja imunidade é normalmente mais débil do que a de um adulto.
Só por isso, o caso merece cuidado redobrado e um completo esclarecimento de pais, educadores e população em geral.
Curiosamente, divulgam-se comunicados de questiúnculas políticas partidárias e omitem-se estes importantes comunicados que visam a saúde pública.
Definitivamente, nunca iremos compreender os supremos desígnios dos políticos que nos governam.

Anónimo disse...

Pior ainda quando no programa do festival do melão está prevista uma prova de triatlo para sábado e que eu saiba, triatlo tem prova de natação na barragem.
É prova para o campeonato nacional jovem. Os jovens vão nadar sem saber como está a água? Se acontece alguma coisa de quem é a responsabilidade?

Anónimo disse...

Há que ter fé em Deus, meu caro comentarista. A fé nos salva! Se não for assim, depois logo se vê.
Por outro lado, a fazer fé no que disse o vereador Carlos Jorge na última reunião de câmara:
"A água da barragem está a ser devidamente analisada e controlada e não oferece qualquer perigo para quem lá pratica desporto".
Ora, sendo assim, podemos estar todos descansados. Se alguma coisa houver, que seja técnica e cientificamente imputada à água da barragem, os desportistas saberão a quem se dirigir, naturalmente.

Anónimo disse...

Há uns anos um amigo meu, Engº do ambiente usou um teste barato que desarmou o político que na altura também jurava a pés juntos que a água do Alviela estava impecável.
Trouxe consigo um pato e pô-lo à borda de água.
Os patos recusando a entrada na água e um indicador do nível de poluição.
Parece-me que se vêm muito menos patos do que se viam, e não acredito que tenham sido os romenos a comê-los a torto e a direito.
Análises podem ser básicas ou extensivas, sendo estas últimas bastante caras, e provavelmente a Câmara ficou-se pelas básicas.
Digam o que digam, a mortandade dos peixes não acontece por acaso.
Noutros anos, poderiam morrer alguns, mas nunca em tão grande número.
Filho ou filha meu é que de certeza não metem nem sequer os pés nessa água. Os Srs. vereadores que deem o exemplo e faça como fez há uns anos o Marcelo Rebelo de Sousa que para demonstrar que as águas do Tejo não estavam poluídas resolveu dar o exemplo.