.

.

.

.

terça-feira, 15 de julho de 2014

DOS LEITORES: Um cabal e sério esclarecimento à população de Alpiarça e demais interessados


Como munícipe e desconhecedor do que está a ser levado a cabo pela autarquia de Alpiarça nas questões ambientais, tais como a morte dos peixes da barragem dos Patudos, da vala Real, da morte das cegonhas etc. gostaria apenas de fazer uma pergunta muito simples e directa a quem de direito: É dito no esclarecimento que o que está a acontecer na Barragem dos Patudos " NÃO É UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA"... "Se fosse, não nos seria autorizada a utilização para a realização de actividades desportivas e recreativas, que têm sido muitas e com impacto nacional no caso de algumas modalidades, como o Triatlo e a Canoagem, por exemplo.” 

A pergunta é: Foram feitas análises rigorosas à água antes dos eventos, no intervalo recomendado segundo as normas legais? No caso afirmativo qual ou quais as entidades intervenientes nestas ANÁLISES?
Só assim haverá um cabal e sério esclarecimento à população de Alpiarça e demais interessados.
Quanto às pessoas sem escrúpulos que tudo fazem para denegrir a imagem de Alpiarça, muito sinceramente, não me parece que os cidadãos interessados em zelar pela sua terra, que denunciam o que está mal e pode ser melhorado, tenham falta de escrúpulos. Antes pelo contrário, fazem a sua obrigação e pensam que só assim Alpiarça será dignificada projectando para o exterior uma imagem de gente civilizada e atenta, mostrando isso mesmo, a todos aqueles que nos visitam.
O que aconteceu e está a acontecer diariamente na albufeira dos Patudos não é certamente um bom cartão-de-visita. Alguém dizia há dias neste jornal "pelo menos que recolham os peixes mortos e não os deixem pelas margens durante dias apodrecendo e deitando um cheiro nauseabundo."
Será que perante estes factos os cidadãos devem ficar calados?
Será que ficar calado e silenciar os factos não é mais prejudicial para a imagem de Alpiarça?
Estamos convictos que sim. Factos contra o ambiente e a natureza não podem, não devem, ser escondidos.
Há que resolver os problemas, isso sim, com acção rápida, com responsabilidade, entusiasmo e cabeça levantada. Essa deverá ser a nossa postura. Uma postura de gente que sabe de onde vem, onde está e para onde vai.
Um amigo do ambiente
Noticia relacionada:
"Câmara esclarece sobre o sucedido na Barragem dos...": 

Sem comentários: