.

.

.

.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

OPINIÃO: A EUTROFIZAÇÃO que parece afetar a água da Barragem dos Patudos em Alpiarça

Por: J.S

Porque tem havido muitas "tentativas" de explicar o lado inofensivo da "EUTROFIZAÇÃO" por parte de algumas pessoas e entidades com responsabilidades na Barragem dos Patudos, cuja situação anómala tem aniquilado milhares de peixes. Fazendo crer ainda que, a eutrofização não tem qualquer perigo para a saúde pública, esquecendo-se da sua cadeia físico-química que pode alterar radicalmente a ideia de "inofensivo" para o ser humano. Que só os peixes vivem debaixo de água, respiram por guelras e nadam com barbatanas e... mais tanas e badanas, vamos transcrever o que dizem os verdadeiros especialistas sobre a tão falada EUTROFIZAÇÃO que parece afetar a água da Barragem dos Patudos em Alpiarça.


Dizem os especialistas e estudiosos da matéria:



"...A eutrofização refere-se à seguinte sequência de acontecimentos: enriquecimento do meio aquático em nutrientes, crescimento e morte do fitoplâncton, acumulação de detritos, crescimento de populações de bactérias, esgotamento do oxigénio dissolvido e morte dos organismos. 
Na ausência de oxigénio, a decomposição orgânica torna-se anaeróbica produzindo gases tóxicos, como sulfúrico (que causa o cheiro forte característico do fenómeno).
A eutrofização causa a destruição da fauna e da flora de muitos ecossistemas aquáticos, transformando-os em esgotos a céu aberto.
Esse cenário permite a proliferação de inúmeras doenças causadas por bactérias, vírus e vermes..."
...E agora, meus senhores, como é que vamos descalçar esta bota?
Noticia relacionada:
 "Alpiarça é capaz de grandes eventos e mobilizar la...":

5 comentários:

Anónimo disse...

Será que alguém, mesmo desconhecendo o assunto, depois do que é dito pelos entendidos em matéria de Eutrofização e outros fenómenos aquáticos, ainda tem dúvidas quanto ao perigo existente na Albufeira dos Patudos?
Tenhamos ao menos um pouco de consciência daquilo que nos rodeia.
Mandar palpites tentando desvalorizar os problemas quando eles de facto existem, não será a forma mais honesta e séria de resolver esses mesmos problemas.
Há é que juntar sinergias, arregaçar as mangas e pôr mãos ao trabalho. Envolvendo mesmo no processo os pescadores desportivos que ao longo de anos têm desenvolvido ali actividades lúdicas contribuindo para esta actual poluição com toneladas de engodo (matéria orgânica) que jaz agora inalcançavel sob o lodo da barragem, em estado de decomposição e fermentação.

Anónimo disse...

Agrada-me a ideia de colocar os pescadores a colaborar na limpeza da barragem já que foram eles que contribuiram para o estado em que ela se encontra lançando o isco com o auxílio das fisgas.
Devem até pagar uma taxa compensatória pelos prejuízos causados contra a natureza e o ambiente.
Não é verdade que quando temos um aquário temos de contar também com os custos de manutenção do mesmo?

Anónimo disse...

Exacto! O mesmo acontece com os fumadores.
É o custo da "luxúria" e do vício.
Quem tem vícios que os sustente!

Anónimo disse...

Ao que parece aqueles “entendidos” que diziam que a tal eutrofização, ou lá o que é, da barragem que só reduzia o oxigénio que era responsável pela morte dos peixes e não trazia quaisquer problemas para a saúde pública, calaram-se muito bem caladinhos depois da explicação dada pelos verdadeiros técnicos e aqui escarrapachada, que parece muito mais completa e credível.
É caso para dizer que “técnicos” há muitos ou então alguns só retiram dos estudos aquilo que interessa retirar para informação dos ignorantes.
É a conclusão a que podemos chegar depois de ouvir uns e outros.

Anónimo disse...

É verdade, calaram-se como ratos! Até aquele sujeito que apareceu aqui armado em sabichão dando lições de algas e oxigénio, em comentário ao post de F.M enrolou o rabinho entre as pernas e zarpou perante as evidências.
Dizia ele:
" Mais uma tentativa, desta vez minha, de explicar a quem não quer entender ... talvez porque não convem:
Pelo que entendi os peixes morrem de falta de oxigénio por excesso de algas e matéria orgânica. Mas, sr. FM isso é os peixes que respiram debaixo de água. Nós, humanos, respiramos cá fora."

...É caso para dizer,"Grande Cabeça Pensadora! Um autêntico Crâneo enciclopédico!"

"Nós, humanos, respiramos fora de água!"

Como é possível que o colaborador deste jornal F.M, nunca tenha pensado nisso?