.

.

.

.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

PONTO DE VISTA: O incidente entre o presidente da Câmara e o Vereador Francisco Cunha

Por: M. Ramos
Fomos confrontados com a notícia, através do vídeo da última Reunião de Câmara, dada pelo vereador Francisco Cunha, autor da queixa apresentada ao CADA relativamente ao facto de lhe ter sido negado o acesso a determinada informação escrita por parte do executivo municipal de maioria CDU. Notícia confirmada pelo presidente da Câmara, Mário Pereira, que terá recebido informação sobre a resposta desta comissão, a qual irá enviar para análise dos serviços jurídicos da Câmara Municipal.

Em minha opinião, não havia necessidade de expor o Presidente da Câmara a uma situação embaraçosa perante a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, como a que estamos a assistir. Este facto irá ser conhecido nos corredores da Assembleia da República, lugar onde o presidente tem ambições de se movimentar um dia. Não será de modo algum abonatório, para um futuro parlamentar que, sob a bandeira da CDU, defende a transparência democrática e, ao mesmo tempo sonega documentos administrativos a um vereador da oposição da Câmara a que preside.
Este incidente, não é fruto de uma atitude momentânea ou irrefletida da parte do presidente da Câmara. Houve tempo para pensar maduramente no assunto. O vereador insistiu na entrega dos documentos por si requisitados, sendo aconselhado (?) pelo próprio presidente da edilidade a recorrer às instâncias superiores, caso se achasse com razão e legitimidade. É claro que o vereador seguiu o conselho do presidente e, o resultado é do conhecimento público: O Vereador tem direito aos documentos solicitados, segundo a recomendação deste organismo superior.
Há pessoas na câmara que são pagas para ajudar o presidente nestes assuntos mais complexos e, isso lamentavelmente não aconteceu.
A intervenção do CADA a pedido do vereador Francisco Cunha era dispensável e evitava que fosse revelado publicamente a falta de conhecimento e inoperância normativa do executivo da Câmara Municipal de Alpiarça.
Esta não será, com toda a certeza, uma forma brilhante de representar o município de Alpiarça.
Só com saber, coerência e determinação poderemos passar uma boa imagem do nosso Concelho. UM CONCELHO QUE RESPEITA PARA SER RESPEITADO.


7 comentários:

Anónimo disse...

Eu cá confio na posição do executivo. Se não deram alguns papéis é porque acharam que não deviam fazê-lo. E com um vereador como o Xico Cunha a querer mexericar tudo inclusivamente documentos de assuntos em que ele tem interesse financeiro particular (AEC...) ainda mais compreendo a decisão. Qual é o interesse dele? Prejudicar a câmara em beneficio próprio? Ele foi eleito para defender a câmara, não para a prejudicar.

Anónimo disse...

Pode confiar no executivo, neste ou noutro a dose que quiser. Não é isso que está em causa. É o cumprimento da lei que permite a QUALQUER CIDADÂO saber o que é feito com os seus dinheiros.
A câmara ainda não passou a sede de qualquer partido, embora haja quem confunda as coisas.
Independentemente se é o Cunha,o Gaspar, o Manél, a Maria ou o Joaquim os organismos da República Portuguesa não classificados como segredos de Estado estão abertos à consulta de todo e qualquer cidadão. Ponto final!

Palavra do Leitor disse...

Concordo em absoluto com o Post assinado pelo M. Ramos, é quanto a mim uma análise desapaixonada do que aconteceu, mas que só os comunistas é que acham que o Presidente da Câmara está actuar muito bem assim e a aconselhar o vereador Cunha a recorrer a instâncias superiores, caso se achasse prejudicado por o presidente não lhe dar a documentação ou lhos dar aos sopapos.

Desde sempre se tem ouvido dizer que o Presidente da Câmara, ou é teimoso e casmurro ou anda completamente mal aconselhado pelo grupo do reumático que assiste aos seus comícios na sede do pcp, pelo padre, pelo eng.º soldador dos estaleiros, pelos toma lá disto e outros que tais.

Urge dizer ao Professor Mário Fernando que ele tem de ser capaz de se libertar desta gente que o partido lhe impõe, ele que escolha quem verdadeiramente o ajuda e não quem lhe mente, quem esconde factos e qem o faz acreditar que anda tudo bem e que tudo o que faz merece nota 20.

Não professor Mário, ou você se liberta dessa "gentalha" com 2 dedos de testa que lhe enche a cabeça de lixo político, ou dos Suficente que merece nestas atitudes que anda a ter em reuniões de câmara e assembleias, passará a merecer medíocres.

Ter medíocres não é lá muito anonatório para quem quer seguir uma carreira política com voos mais altos.

Anónimo disse...

O comentarista das 22:55, como se diz lá pelos PALOP " fala de graça"!
Também aparece por cá vezes sem conta a defender o seu “tachito”, pois claro! Só que, pelo modo como escreve, é um fraco atirador. Um básico. Talvez servisse apenas para a cozinha e só para descascar batatas.
Como todos sabemos, o verdadeiro "Gabinete de Estudos" está na Silvestre Bernardo Lima. É este Gabinete que comanda a Câmara de Alpiarça, naturalmente. Só que este "Gabinete Stalinista", pela sua lentidão, e ideias retrógradas, parece trabalhar ainda a carvão de pedra. Não evoluiu, não se modernizou e por isso não conseguiu acompanhar a evolução dos tempos. Deste modo, necessita usar a cassete riscada a toda a hora. Se sai fora da pista, descarrila e lá vai a música pró galheiro em noite de São João!
O JA, com certeza, tem gente inteligente que lê e que escreve muito bem, conforme se pode ver e provar, e depois tem aqueles que se julgam muito espertos… que sabem muito e não veem um palmo à frente do nariz.
Se não enxergam, como podem ver a palavra "BURRO" escrita na sua própria testa?
É claro que a carapuça serve apenas e só, a quem serve.

Anónimo disse...

Já estou mesmo a ver que o comentarista das 01:47 acusou o toque. Nem dormiu por causa disso, ou então é reformado e pode dormir de dia. Ou é daqueles que anda sempre a dormir...
Aconselho-o a aguardar serenamente por desenvolvimentos...

Anónimo disse...

A esta hora está o comentarista das 22:55 a dizer "Mas porque é que eu mandei estas bocas? Mais valia estar calado!"
Realmente ouviu daquelas que nem os cães gostam!
Como diria o outro: "En fin de compte, c'est la vie!!"

Anónimo disse...

Como os leitores terão reparado, desapareceu no ar rarefeito o comentário das 22:55 que deu origem a comentários seguintes.
O comentário em questão referia de novo o tal senhor do Gabinete de Estudos do TPA e outros mimos habituais. Daí a razão dos comentários da 01:47 e 14:08. Se isto não for explicado não farão sentido estes comentários a uma provocação de um habitual sniper deste sítio. Um camarada que de quando em vez aqui aparece a dar o seu "tirinho" de indignação, pelas verdades expostas.