.

.

.

.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

O QREN e as Políticas Públicas na Região de Lisboa e Vale do Tejo


Habitualmente o primeiro número de cada ano da Infodata LVT é dedicado à divulgação dos resultados da execução do QREN e das políticas públicas na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Sendo o Observatório Regional a unidade da CCDR LVT incumbida de monitorizar as dinâmicas da Região, realizando e divulgando estudos de diagnóstico e caracterização da situação socioeconómica e do estado do território, inscreve-se também na sua missão a publicação deste boletim semestral que agora se divulga.
Aproximando-se o fim do atual período de programação e tendo-se já iniciado a preparação do próximo quadro comunitário de apoio 2014-2020, torna-se relevante a apresentação dos dados relativos aos apoios concedidos às entidades, quer públicas quer privadas, no desenvolvimento de projetos, na Região de Lisboa e Vale do Tejo, permitindo aferir os contributos dos fundos comunitários para o desenvolvimento da região.
 O Programa Operacional Regional de Lisboa, em 2013, apresenta uma taxa de execução bastante positiva (68.3%). No entanto, devido à situação económica e financeira do país, ainda se registaram no ano transato, dificuldades em assegurar a contrapartida nacional necessária aos investimentos, a par das dificuldades de financiamento e acesso ao crédito por parte dos beneficiários.
 A presente publicação, ao reunir dados sobre a execução dos vários PO Regionais e Temáticos na região, reportados a 31 de dezembro de 2013, permite compreender, de uma forma mais abrangente e integrada, o impacto do QREN no conjunto da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Sem comentários: