.

.

.

.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

OPINIÃO: Da esquerda à direita que venha o diabo e escolha

Por: F. Mariano
Diz a sabedoria popular que..."Há dias que são da caça...outros do caçador."

Não há dúvida de que, o mais conveniente, é navegar sem ventos contrários. Por isso Salazar impôs a censura prévia e a polícia política para estar mais descansado e à vontade no Poder. Parece ser apanágio dos políticos em geral, defender o Poder a qualquer preço. A metodologia pode ser diversa, no entanto, os objectivos parecem ser tirados a papel químico. Da esquerda à direita que venha o diabo e escolha.

Também se dizia ao tempo que, com a oposição silenciada, até dava gosto escrever e ler jornais. Escrevia-se e tornava-se público o que dava jeito àqueles que defendiam o "sistema". Os “outros” limitavam-se a escrever nas entrelinhas cultivando uma arte difícil de comunicar o que lhe ia na alma. Assim se albardava o burro à vontade do dono.
E onde se encontravam os comunistas e outros cidadãos opositores ao governo de então? Obviamente na clandestinidade. No silêncio da indignação individual e colectiva. Não tinham outro remédio.
Contudo, e passados todos estes anos, parece haver pessoas que cultivam ainda a lógica da memória curta. Outras terão nascido já no berço dourado da democracia e, portanto, longe dos acontecimentos. Daí a dificuldade em compreender o antes e o depois para um juízo de valores entre dois tempos que se dizem distintos. A minha filha fica incrédula quando eu lhe conto que ia para a escola primária descalço, em pleno inverno, vendo as gretas que se abriam nos pés devido ao frio. Às vezes dando "topadas" em pedregulhos que me arrancavam a unha do polegar mas, caminhando sempre sem desistir! Mesmo com o dedo ensanguentado e ao pé-coxinho, não faltava a uma aula.
Não gosto de recordar esses tempos mas, tenho de reconhecer que aprendi muito com eles e com as "topadas" que dei.
Aprendi a dar valor à vida e às pessoas simples que nos rodeiam. À sua pureza e sinceridade.
E aprendi também, que a política e os políticos continuam a ser "lixados"!


1 comentário:

Anónimo disse...

No meio de tantas palavras que nos baralham, há sempre outras palavras que nos fazem refletir na nossa verdadeira dimensão. Sabemos muito bem de onde viemos. Sabemos muito bem onde estamos. Mas sabemos muito mal para onde vamos ou nos querem levar.
É necessário uma consciencialização mais profunda em matéria política e social de todos nós. É urgente repensar o itinerário dessa caminhada e, sobretudo, analisar se quem nos acompanha no percurso merece ou não a nossa confiança. Se está a nosso favor ou contra nós.
Uma coisa são as palavras. Outra coisa bem diferente, são as ações.
Cair uma vez, pode ser descuido. Cair várias vezes, é negligência grosseira ou "burrice".