.

.

.

.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Mário Soares "Cavaco vai fazer, mais uma vez, orelhas moucas?"



O histórico socialista dedica o artigo que hoje assina no Diário de Notícias às eleições europeias, à elevada abstenção, à curta vitória do PS, aproveitando para deixar alguns conselhos “de amigo” ao Presidente da República. Soares afirma que “o tempo” de Cavaco para “ainda poder resolver, em parte, o mal que este Governo tem feito a Portugal, é curto”, pelo que questiona se fará “mais uma vez orelhas moucas” e “passar adiante como se nada fosse”.

“Contudo, o povo, de Norte a Sul, respondeu com uma abstenção que foi a maior de sempre: 66%, quase dois terços dos eleitores não votaram. Quer dizer que não o ouviram e desinteressaram-se dos partidos da coligação”, considera o histórico socialista.
Aliás, sublinha, “a ‘vitória’ do PS, infelizmente, foi uma vitória de Pirro… Isto é: que não devia ter sido aclamada como o entusiasmo com que o seu líder o fez. O povo falou claro, não quer a direita que está no poder. Mas também quer que o PS dê expressão política ao descontentamento popular”, refere.
Face a este cenário, Soares coloca algumas questões ao chefe de Estado: “Vai fazer mais uma vez, orelhas moucas? E passar adiante como se nada fosse?”. Na opinião do ex-Presidente da República, Cavaco “não pode deixar de falar e de encontrar uma saída para a terrível crise em que Portugal está e continua com a austeridade que mata”, citando o Papa Francisco.
“O Presidente da República está a pouco tempo de ainda poder resolver, em parte, o mal que este Governo tem feito a Portugal e aos portugueses, só pensado nos mercados e ignorando completamente as pessoas. O tempo de Cavaco Silva para ter possibilidade de decidir é curto”, avisa Soares, frisando mesmo que: “Quem o avisa, seu amigo é”.
Soares pede a Cavaco para que se lembre “que sairá muito mal da cena política, continuando ainda como Presidente, sem ter poder para que possa ajudar ainda a salvá-lo, um pouco, das terríveis consequências da política deste Governo. É preciso que o demita antes”, recupera o histórico socialista, acrescentando que “se o não fizer, terá um péssimo fim”.
Neste artigo de opinião, publicado como habitualmente às terças no DN, deixa ainda um conselho ao PS, no sentido de “contra a direita” ser necessário que “a esquerda se una e que o Partido Socialista, por seu lado, também não fique isolado” e que “tente cooperar com toda a esquerda que o queira, de igual para igual”.

Enviado por um leitor/Jornal I Ultimo Minuto

1 comentário:

Arnaldo Mendes Carvalho disse...


NÃO DIGAM NADA.
Se fosse um comunista tinham noticia para o resto do ano.

Demissão Jorge Lacão abandona liderança do Partido Socialista
Jorge Lacão apresentou hoje a sua demissão como membro da direção de António José Seguro. Em declarações aos jornalistas, o socialista frisou que o importante, neste momento, “não é invocar formalismos estatuários para impedir decisões fundamentais”, explicando que a sua decisão é consequência de uma “posição manifestamente diferente” da dos restantes socialistas.