.

.

.

.

sábado, 31 de maio de 2014

OPINIÃO: Leitor comprometido com o TPA/PSD/MPT e a colagem que Pedro Gaspar está a fazer a cada dia que passa à direita


À primeira vista, este post ("OPINIÃO: Nunca em toda a história da política alpi...") até parece fazer algum sentido. Foi escrito, ou antes criado, com esse intuito, por isso é até natural que assim seja. Até parece vir de alguém descomprometido com a política e os partidos. Alguém superior a essa partidarite alpiarcense que o próprio critica. Alguém muito “parecido” com um Manuel Freilão ou um Álvaro Barreiros ou uma personagem feminina cujo nome agora não me lembro, talvez? Sim, esses “personagens-criações” que não são mais do que a mesma pessoa vezes sem conta para multiplicar virtualmente os apoios cujo autor dos mesmos, se fosse minimamente inteligente, já teria percebido que não existem na vida real. Apesar de eu achar que o mesmo acaba por acreditar nas suas próprias criações virtuais. Um pouco esquizofrénico, eu diria. Ou então inteligente, perverso e manipulador do povo. O mesmo que certamente utilizará estas “qualidades” para atingir os fins menos claros a que se propõe. Os fins que a, apesar de conhecida e reconhecida, esperteza do vereador do PSD ainda não conseguiu perceber. Mesmo contra os seus interesses pessoais. 
Mas voltemos a essas personagens fictícias. O povo, esse, que é quem interessa, sabe bem que não existe ninguém com esses nomes e os que partilham o apelido (estrategicamente escolhido, diga-se de passagem) não apoiam nem nunca apoiaram movimentos eles próprios apoiados pela direita. Faz-me isto acreditar que o autor é alguém que não conhece muito bem este povo de Alpiarça. Muitos anos atrás de arame farpado, talvez?
Ora então o seu post. Quem, intelectualmente honesto, poderá ter a sua opinião, Sr. M. Ramos? Diga-me. Quem, intelectualmente honesto, poderá começar por dizer-se independente e logo a seguir mostrar por A + B que é do mais comprometido possível com o TPA/PSD/MPT? Não me diga que é daqueles narcisistas que não contam com a inteligência dos que o rodeiam?! Parece-me já ter idade suficiente para que a vida lhe tenha ensinado a não menosprezar a inteligência dos outros.
Quanto à questão da participação cívica, é tudo muito bonito. Mas não se esqueça que há eleitos representantes do povo para defenderem o povo. Chama-se a isso Democracia. E o inédito acontece. Eu, que até votei CDU nas autárquicas, é que tenho que estar a defender a importância, o papel, do SEU vereador. Irónico! E não me parece lá muito certo. Deveria ser o senhor a fazê-lo. Acha-o assim tão incapaz?
E há outra questão. Quem, não eleito, com os parafusos todos bem apertados, poderá achar que é imprescindível à vida política alpiarcense? Nunca me passaria pela cabeça, nem a mim nem a 99,9% dos alpiarcenses, querer substituir os legitimamente eleitos por nós nos órgãos para os quais foram eleitos. Se eu quisesse ter esse tipo de participação, tinha-me candidatado por um dos partidos que concorreram. Simples!
Só encontro uma resposta para esta questão de haver quem se queira sobrepor aos eleitos. Só o “criador” é que tem dificuldade de se separar da “obra”. Acertei na “mouche”, certo? Percebo agora o que o presidente quer dizer. Aquilo que você critica, eu percebo. O que me leva até a ir mais longe do que o próprio. O cidadão interveniente nos actos públicos da autarquia (esqueça isso do plural, porque é só um sistematicamente) é o criador, um criador que acredita (com razão, certamente) que o veiculo das suas obras não está à altura de as defender (o veiculo aqui entenda-se o vereador Francisco Cunha). Portanto o epíteto de “braço-direito” não descreve na perfeição a função desse senhor. Ele é o CRIADOR. Ele é o vereador do TPA/PSD/MPT. Mais um pouco será também o vereador do PS, com a colagem que o Pedro Gaspar está a fazer a cada dia que passa à direita, cada dia anulando-se mais e adoptando um estilo que por cá, felizmente, não se via até este mandato. O mesmo estilo que está a fazer com que muitos alpiarcenses se revejam cada vez menos nesta oposição. Um estilo que garantirá sempre a vitória da CDU.
Acabo dizendo que, apesar de também eu ser livre no sentido de que não tenho filiação partidária, considero que os partidos são importantes em democracia. Abomino o seu discurso contra os partidos em geral. Para além de ser um discurso perigoso, soa-me sempre a vir de pessoa que votou sempre ou PS ou PSD / CDS e nos dois casos sentiu sempre goradas as suas expectativas. No fundo um eufemismo para dizer que foi sempre enganado. Eu, felizmente, tenho tido o discernimento de votar em partidos que não me têm desiludido. 

13 comentários:

Anónimo disse...

Ena! Toma lá que já almoçaste!
Realmente, faz sentido. O Gabinete de EStudos faz todo o trabalho para o vereador, textos para as reuniões e para as redes sociais .Para as próximas eleições cheira-me que vai haver umas reviravoltas nas listas.

Anónimo disse...

Com essa vossa experiência da clandestinidade têm consciência da táctica "dividir para reinar". Desde as eleições que a CDU decidiu passar a mão pelo lombo do PS com palmadinhas nas costas de um dos seus principais "controleiros". Os jovens do PS viram o esquema e resolveram não alinhar com ele, prezando o seu estatuto de representante da esquerda democrática.
Agora vão metendo umas farpas para ver se a coisa pega e assim isolar o vereador Cunha.
"Mas que ganda nóia!"
Ah!Política infame a quanto obrigas!

Anónimo disse...

Não se pode isolar quem isolado está!

Anónimo disse...

Olhe que não é isso que o vídeo deixa transparecer ó senhor comentarista das 19:20. O que se nota é que o Cunha tem de longe muito mais andamento que o professor/presidente! Dos outros dois já nem se fala. Engraçado (que não tem graça nenhuma) é o facto de o presidente estar constantemente a interromper o vereador Cunha dizendo que quem manda na reunião é ele como presidente da câmara...que o vereador Cunha já está a falar há meia hora e, cronometrando a conversa, nessa meia-hora o vereador falou 10 minutos e o presidente interrompeu e falou durante 20!
É um verdadeiro tratado o que se passa nestas Reuniões de Câmara.
Homem deixe falar o vereador Cunha! Responda às questões colocadas! Ele até está a usar parte do tempo de antena do seu colega (PS) também da oposição, vereador Gaspar.
O que podemos ver é que tentam "isolar" de facto o vereador com respostas evasivas e outros estratagemas de lhe cortar a palavra mas, ele ao que parece tem estofo para aguentar a pressão. Vocês é que vão sair desgastados e a população começa a perceber que há por aí algo que lhe querem esconder.
Essa defesa ética e deontológica dos antecessores também não saiu muito bem. Defende-se os anteriores presidentes quando convém para acalmar os ânimos e dar ares de bonzinho e, dá-se a machadada final em tempo de eleições com a estratégia do deita abaixo!
Afinal que moral, ética, deontologia ou o que queiram chamar, é esta?
Assim, e parafraseando um colaborador deste jornal, também eu digo que a política é "lixada"!

Anónimo disse...

bla, bla, bla
brigam, brigam, brigam, mas para nada!
Oh Cunha mete juizinho na cabeça e deixa-te dessas m++das porque já tens idade para isso, além disso percebe que se queres ganhar votos, não é a brigar que os arranjas, é mesmo a arranjar soluções e apresentar propostas concretas, criativas e praticáveis perante o eleitorado e a governação, não é a pedires o historico da internet da camara que lá vais!
Oh Mário, deixa lá os comunas e põe ordem no circo, és um bom homem, o melhor dos 3, mas tens o defeito de responder pela máquina, és mais e melhor que isso, muito melhor mesmo!
Oh Gaspar, lembrs-te do Gasparzinho não lembras? É o que fazes lembrar, um pequeno fantasminha...

Anónimo disse...

Não vou comentar este Post. Ele fala por si e revela a personalidade do autor.
Apenas chamarei à atenção do seguinte: Pergunte-se aos milhões de portugueses que não estão para gastar a sola dos sapatos no caminho para as urnas, em tempo de eleições, qual o motivo que os leva a ficar em casa? As razões das suas atitudes farão naturalmente sentido e as respostas serão esclarecedoras.
O resto ficará por conta dos sociólogos, politólogos e outros analistas da nossa praça.

Anónimo disse...

O motivo que pergunta o das 13:03 é só um, a desilusão com os partidos que têm governado Portugal: PS, PSD e CDS. Não entendo o comentário, uma vez que pelos vistos o 13:03 concorda com o autor do post. Afinal devem ter personalidades parecidas...

Anónimo disse...

Ó senhor comentarista das
13:31 essa lábia da treta é para dizer que o seu partido faria melhor que os partidos que têm estado no governo?
Para responder a essa provocação basta olhar um pouco para a postura do seu partido na Assembleia da República e sobretudo para as atitudes e forma como o seu partido tem governado a Câmara Municipal de Alpiarça. O caso do IMI com a penalização (intenção gorada) da taxa máxima de 0,5 % é flarante e, a falta de transparência do acto de governação do município é gritante!
Depois disto quem acredita que o seu partido comunista seja a panaceia para os males deste
País?
O seu partido seria mais um a encher os bolsos dos seus mentores e colaboradores se estivesse no governo central, à custa de quem trabalha.
O Povo já está cansado dos "fala-barato" e falsos profetas que tudo prometem e pouco ou nada cumprem!


Anónimo disse...

Sr. Centeio:
Dou-lhe os parabens por este seu post assim como ao autor do mesmo. Também eu já me tinha apercebido de algumas verdades que aqui são ditas. Como por exemplo que há alguém do TPA / PSD /MPT que tem mil caras e assume várias personagens nas redes sociais do movimento, como diz o autor do post. Vê-se a léguas que é sempre o mesmo. E eu também acho que é o mesmo que quer a toda a força substituir o verdadeiro vereador do TPA, indo para as reuniões fazer um papel para o qual não foi eleito. É um "faz tudo" dentro do movimento, talvez porque os outros não gostam muito de trabalhar. Haja quem tenha disponibilidade e sede de protagonismo para isso, não é? Se não fosse ele, o movimento já tinha "falecido".
Se dúvidas houvesse, basta ver que os "gostos" nas redes sociais do movimento são sempre dos mesmos porque ninguém com o juizo perfeito se quer associar àquilo que eles fazem e dizem. Ou seja, se nos dermos ao trabalho de identificar pessoas afectas ao TPA só encontramos meia dúzia: o autor de TODOS os textos e "estudos" (que assume também outras identidades como o Freilão e o Barreiros, em que cada comentário vem completar o anterior e o post com mais informação, sempre as mesmas coisas, sempre a "bater no ceguinho"), o casal do Frade, o Toino do Xadrez e alguns dos eleitos.
É tão verdade que o "faz tudo" já acusou o toque no "seu" blog e veio com carradas de justificações e desmentidos.
Já viu o sr. Centeio a importância que o JA tem, apesar de haver quem diga o contrário? Até desmascara estes malabaristas que pensam que são mais inteligentes que os "parolos" dos "alpiarçoilos". Mas nós não somos burros e temos muitas décadas de luta e intervenção que provam isso mesmo.
Mais uma vez parabens ao JA. Continue a desmascarar caceteiros e troca-tintas.

Anónimo disse...

Diz o autor do Post:"Eu felizmente, tenho tido o discernimento de votar em partidos que não me têm desiludido. "

Se o senhor o diz, é naturalmente um homem de sorte! Mais de 90% dos portugueses não podem dizer o mesmo.
A propósito, calhou-lhe também um "tachito" ou a alguém dos seus, ou estou enganado?
Sabe, os "tachos" às vezes não chegam para todos e é aí que começa a verdadeira confusão. Tudo por causa de uma "má distribuição da riqueza", ou melhor dos "tachos".
Uns entendem que "a cada um segundo as suas necessidades" outros entendem que a coisa deve ser "a cada um segundo as suas capacidades". Uma questão de dialética, não é caro "sortudo"?
Oxalá a coisa lhe vá correndo de feição e sem razões de queixa. Mas, olhe que a sorte nem sempre está do nosso lado.

Cumprimentos

Anónimo disse...

O mal desse senhor que se arma em 2.º vereador do TPA, chegando mesmo a superar o 1.º vereador (entenda-se Francisco Cunha)e o mal de muita gente que anda na política alpiarcense apesar de se dizerem apartidários e contra os partidos, é que pensam que as suas ideias vingam e vão avante só porque as reuniões de câmara são filmadas e divulgadas.

Isso é um erro brutal!

Quantos eleitores vêem os vídeos das reuniões de câmara? E quem tem pachorra para assistir presencialmente às reuniões de câmara que duram 3 e 4 horas?

Eu sei são sempre os mesmos. Meia dúzia de velhos do PCP/CDU que se convidam uns aos outros pelos telefones e que aparecem em todas as iniciativas dos comunistas.

Da parte do TPA/PSD é o casal do Frade de Cima e o reformado bancário e vizinho do 'partido'.

Quanto ao Gasparzinho, não tem tido apoios nenhuns, porque toda a gente sabe que o Dr. João Céu é de outra facção.

Anónimo disse...

O Coronel na Reserva que do lado do público suplanta o próprio vereador do TPA.


O mal desse senhor que se arma em 2.º vereador do TPA, chegando mesmo a superar o 1.º vereador (entenda-se Francisco Cunha)e o mal de muita gente que anda na política alpiarcense apesar de se dizerem apartidários e contra os partidos, é que pensam que as suas ideias vingam e vão avante só porque as reuniões de câmara são filmadas e divulgadas e então andam a trabalhar para o "show off" e a criarem personagens atrás de personagens. Coisa que o PCP também faz com seu blogue Agitalpiarça. Anda todos a ler na mesma cartilha.

Na minha modesta opinião, isso é um erro brutal!

Quantos eleitores vêem os vídeos das reuniões de câmara? E quem tem pachorra para assistir presencialmente às reuniões de câmara que duram 3 e 4 horas?

Eu sei e vejo muito bem nas fotos são sempre os mesmos. Meia dúzia de velhos do PCP/CDU que se convidam uns aos outros pelos telefones e que aparecem em todas as iniciativas dos comunistas, até naquele encontro de militantes do ultimo fim de semana lá estava o baixinho na mesa a mandar bitaites ao lado do seu camarada 'Marito', já percebemos agora porque é que ele o verdadeiro vice-presidente da câmara de Alpiarça e até faz atendimento aos munícipes.

Da parte do TPA/PSD é o casal do Frade de Cima e o reformado bancário e vizinho do 'partido'.

Quanto ao Gasparzinho, não tem tido apoios nenhuns, porque toda a gente sabe que o Dr. João Céu é de outra facção.

Anónimo disse...

Diz que o reformado bancário e vizinho do partido é o Toino que, por acaso, não é de Alpiarça. Até a alcunha que escolheu parece que é a gozar com os alpiarcenses. É o respeito que essa gente tem por nós.