.

.

.

.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Engendra-se modelo que faz variar valor das pensões todos os anos

O Governo tem em mente um novo modelo de pagamento de pensões, a partir de 2015, que varia em função do dinheiro disponível, de acordo com o Jornal de Negócios. Só depois disso é que se implementará uma reforma estrutural dos sistemas de pensões.
A partir de 2015, as pensões pagas aos contribuintes portugueses poderão variar, todos os anos, em função da saúde da economia do país.
A solução que o Governo está a tentar encontrar para o facto de o aumento dos descontos para a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) se revestir de um carácter temporário passa por fazer depender o valor das pensões de uma série de indicadores que reflitam a sustentabilidade da Segurança Social.
Assim, num ano de crescimento, em que haja mais emprego, melhores salários e menos encargos com pensões, o valor destas pode registar uma subida. Pelo contrário, em anos de recessão, o montante a pagar pelas pensões deverá baixar, segundo garantiu fonte do Ministério das Finanças ao Jornal de Negócios.
O Executivo dá a esta proposta o nome de “fator de revalorização anual das pensões”, que, no fundo, consiste em fazer um “mix entre os fatores económicos e os fatores demográficos”.
Esta solução a título permanente, que visa substituir a CES, resolvendo o problema colocado pelo Tribunal Constitucional a nível de transitoriedade, será aplicada antes da já anunciada reforma global do sistema de pensões.
«NM»

Sem comentários: