.

.

.

.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Mais de 60% do malparado é responsabilidade das PME

As Pequenas e Médias Empresas (PME) são responsáveis por 92% do crédito malparado nas empresas e representam uma fatia de 62% no incumprimento total registado até final de Julho no sistema bancário, de acordo com dados do Banco de Portugal, citados pelo Diário Económico.
As PME deviam à banca, no mês de Julho, quase 11,7 mil milhões de euros, o dobro do incumprimento registado em Abril de 2011, quando foi pedida a ajuda externa.
Este valor, divulgado ontem pelo Banco de Portugal (BdP), mostra que no segmento empresarial, as PME são responsáveis por 92% do crédito malparado. Já em relação ao total do incumprimento ao sistema bancário, o peso destas empresas é de 62%.
E se o incumprimento não pára de aumentar, o mesmo não acontece em relação à concessão de crédito que está a encolher há 29 meses consecutivos. Isto deve-se, salienta o Diário Económico, ao facto de constituir um risco para os bancos o financiamento destas empresas, tendo em conta a quebra na actividade económica que têm registado.
Uma prática visível no boletim do BdP que indica que as instituições financeiras voltaram a cortar em Julho, em 690 milhões de euros, na carteira de crédito às PME.
Em sentido contrário, os valores concedidos às grandes empresas e empresas exportadoras permaneceram intactos, com as primeiras a absorverem 17,7 mil milhões e as segundas, 14,6 mil milhões de euros.
«NM»

Sem comentários: