.

.

.

.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

LEONEL PISCALHO: Um homem avançado no tempo

Bons e maus há em todos os partidos e movimentos. O que há que evitar é gente prepotente, ditadora e que impõe a sua vontade a todos.
As verdades são para se dizer e todos sabemos que o Leonel Piscalho era (e ainda é) um homem à frente do seu tempo. Repare, eu assisti ao nascimento do paredão da barragem. O Leonel com uma máquina de rastos soviética oferecida na altura ao Mouchão do Inglês seleccionava a argila que embebida em água, forma uma pasta mais ou menos plástica (barro), com que se carregavam as camionetas da câmara e com que se ia construindo o muro. Entretanto numa altura em que o Leonel não pode estar (ele trabalhava) um vereador resolveu mandar carregar os camiões 'a eito', com todo o tipo de solo, teimou em não limpar o fundo da barragem, em não o revestir com argila e em não o compactar de modo a evitar fugas. Resultado: a albufeira começou a encher e o paredão rebentou e teve de ser reparado com a ajuda de populares e nossa "menina dos olhos" ia indo desta para melhor. Depois da barragem cheia, morreram lá várias pessoas que se  banhavam, dizem que por terem ficado presas no leito cheio de arbustos e silvas e todos já ouviram dizer e devem ter reparado que a barragem está 'rota', perde imensa água pelo fundo, basta estar atento e ver que até no inverno e em época de chuvas o nível da barragem desce.
Actualmente já se chega à conclusão que a barragem precisa de ser reparada, os fundos terão de ser limpos de matéria orgânica que provoca a desoxigenação das águas e a mortandade de peixes.
Boa altura para candidatar o projecto a fundos comunitários e fazer o que na altura o Eng.º Piscalho queria. Uma obra com pés e cabeça e não a saída da cabeça doida de um qualquer vereador. 
Noticia relacionada:


1 comentário:

Anónimo disse...

Recorde se que o vereador era Emidio Sardinheiro