.

.

.

.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

OU O JOÃO SERRANO ESTÁ "LOUCO" (!) OU O PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALPIARÇA MENTE?

 CORREIO DOS LEITORES

Achamos que o jornalista do Mirante que esteve na última assembleia municipal poderia dedicar um número desse jornal apenas dedicado ao folhetim que se passou nessa assembleia sobre a Aldeia Palafítica do Patacão e sobre o Museu Nacional da Cultura Avieira, e que teve como personagens centrais o dr. João Serrano e o presidente da câmara, dr. Mário Pereira.

É que das duas uma: ou o dr. João Serrano está completamente doido(!) ou o presidente da câmara de alpiarça é um valente mentiroso.

O dr. João Serrano disse em plena assembleia e há dezenas de testemunhas que ouviram que tem um financiamento do QREN a 85% do INA Alentejo para recuperar a Aldeia do Patacão e que a câmara de Alpiarça apenas teria de gastar cerca de 50.000 euros. Disse ainda que tinha aprovado um projecto do QREN no valor de um milhão de euros para transformar a antiga adega que dá para a rua João Maria da Costa e que está no páteo da câmara municipal, para transformar o velho edifício em Museu Nacional da Cultura Avieira, onde seriam expostos barcos, utensílios de pesca e trajes dos pescadores do Patacão.


Confrontado com esta situação por deputados municipais o presidente da câmara disse que o município de Alpiarça só se poderia candidatar a um projecto por ano do QREN e que para o ano de 2013 o projecto candidato era o arranjo dos exteriores dos paços do concelho e que não se poderia em 2013 candidatar a outros projectos. Desafiou mesmo os deputados a irem com ele ao INA Alentejo para aferir da veracidade das suas palavras. Certo é que nesta altura o dr. João Serrano já não se encontrava na sala para responder aos deputados sobre os seus supostos projectos para a cultura avieira.
João Serrano

Uma coisa é certa, não há muito tempo, lemos uma entrevista do dr. João Serrano em que ele afirmava que seria muito difícil recuperar a Aldeia do Patacão porque os terrenos onde se encontravam as "casas dos pescadores" eram do domínio privado. Dava a entender que a câmara de Alpiarça ou outra entidade teria de tomar posse administrativa dos terrenos para se poder recuperar a Aldeia. Agora passados meses já fala em milhões não só para recuperar o Patacão, como também para recuperar uma antiga adega para museu. Afinal em que ficamos?

Achamos que o sr. presidente da câmara devia esclarecer devidamente este imbróglio através do boletim municipal ou ao menos em artigo a publicar no Mirante.
Por: L.I.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem referiu que a recuperação do dito pavilhão que se encontra nos passos do concelho custaria um balurdio (500 Mil ou 1Milhão de euros) foi o presidente da camara.

Epá, 1 Milhão de Euros?? Não acha que estará a exagerar Sr presidente?? Cheira-me a demagogia, ou então é uma tática basica para afastar as criticas. Manda-se para o ar um número estupidamente alto para fazer uma obra de barracão e calam-se as bocas santas.... enfim

Pelo que me lembro o Dr. João Serrano ainda teve oportunidade de referir-se a essa obra e o valor que indicou era de 150.000 euros.

bem hajam