.

.

.

.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O POVO EM VEZ DE ANDAR A BATER PALMAS NA “PRAÇA VERMELHA” DEVIA ERA FAZER UMA MANIFESTAÇÃO PACIFICA DE PROTESTO CONTRA A CÂMARA

Opinião

Os eleitos da CDU bem prometeram mas muitas das suas promessas estão por cumprir e duvidas existem se algumas alguma vez serão cumpridas.

Diz um leitor (Onde estão aqueles que tanto criticaram a Vala de Alpiarça no tempo do mandato de Rosa do Céu? ) que «ficamos perplexos com o silêncio dos actuais responsáveis pela situação da degradação AMBIENTAL na Vala Real» responsáveis estes que tanto criticaram esta situação no anterior mandato de maioria socialista, hoje olham para o lado como se nada tivesse acontecido, ou seja: a falta de manutenção que permitiu novamente surgir a tão criticada pinheirinha, após a limpeza efectuada no final do mandato da Sr.ª Dr.ª Vanda Nunes).

Pergunta ainda o mesmo em tom de acusação: «onde estão os que filmaram, os que publicaram, os que enviaram imagens para a TVI, denunciando a poluição da Vala Real?» afirmando de seguida que aqueles que tanto acusam os socialistas «hoje estão no executivo da CDU, no GAP» a despenhar cargos como se nada esteja a acontecer e muito menos parecendo que a “Vala” está completamente despoluída.

Responsáveis e acusadores estes que tanto acusaram os socialistas de desleixo e de não defenderem o ambiente.

Hoje despenhando bons cargos na autarquia perderam a sua personalidades e princípios para não praticarem aquilo que outrora tanto defenderam e acusaram.

Uma outra leitora alpiarcense, ausente que está de Alpiarça, mas que acompanha tudo que pelo concelho acontece participou no passado domingo na “1.ª Maratona Fotográfica de Alpiarça” escreveu em texto próprio (A poluição e o cheiro nauseabundo da Vala) a sua “revolta” quanto à situação em que se encontra a “Vala de Alpiarça”: «qual não foi o meu espanto e consternação, ao verificar junto à margem um cheiro nauseabundo» por causa da «água estar extremamente poluída, não sendo possível qualquer espécie sobreviver naquele ambiente» e como boa alpiarcense que é, afirma ainda: «tendo conhecimento da presença da Sra. Ministra neste concelho na próxima sexta-feira, achei por bem alertá-la para a situação acima descrita no intuito de preservar o nosso ambiente» envergonhando assim os autarcas que permitem que situações como as transcritas continuem a surgir e onde nem sequer tem a dignidade de informar a população das medidas que pensam levar a efeito. Muito menos os acusadores tomam medidas para diminuir a existência da chamada “erva pinheirinha”.

Se lermos o “PROGRAMA ELEITORAL CDU 2009” vamos poder ler nas muitas “promessas” que por lá abundam, mas quase todas por cumprir no “Capitulo 3. AMBIENTE E URBANISMO” o seguinte: «…. Apostaremos numa politica de valorização ambiental do nosso concelho como condição essencial para um futuro sustentável e melhor. Partimos das existências de problemas ambientais graves, como sejam a intolerável poluição da Vala de Alpiarça….» Como se não chegasse esta falta de compromisso ainda acrescenta a criação de «infra-estruturas para evitar a degradação ambiental» de forma que sejam «factores de atractibilidade».

Uma Ova!

Tudo uma TRETA!

Um exemplo como pode ficar a Vala de Alpiarça se não for limpa a tempo

Uma errada “aposta” e um falsa promessa, porquanto a promessa  para a “intolerável poluição da Vala de Alpiarça” continua e não a resolvem, assim o confirma a foto publicada neste jornal e que todos os interessados podem verificar pessoalmente bastando visitar e ver o estado lamentável da Vala de Alpiarça.

Se o que está a acontecer fosse numa empresa privada os autarcas e funcionários que recebem bons ordenados, pagos com o dinheiros dos contribuintes, à muito que estavam no “olho da rua” ou a viver à custa do “Subsidio der Desemprego” porque foram funcionários inúteis e incapazes de desempenhar o seu cargo com seriedade e responsabilidade para além de não terem cumpridos com as suas promessas para quem sustenta a razão da existências da empresa

Mas como são políticos, simplesmente não são responsabilizados e muito menos penalizados.

O povo em vez de andar a bater palmas na “Praça Vermelha” devia era fazer uma “marcha de protesto” contra os eleitos por pouco ou nada fazerem pela defesa do ambiente.

Não bastasse os cheiros nauseabundo que tem existido nos contentores, as ervas que teimam em crescer pelos passeios, a sujidade que por aí se vê, a permissão de vasculharem os contentores, etc., etc., ainda nos faltava o mau cheiro da “Vala de Alpiarça.

Onde estão os defensores dão ambiente, onde anda a AIDIA que tanto proclama o desenvolvimento da zona ribeirinha, onde está a oposição que colabora com o seu silêncio?

Às vezes até nos parece que estão todos conectados na mesma onda e  fingem que as «coisas estão todas bem!» para que não percam o lugar no “poleiro”

O povo que anda a bater palmas na “Praça Vermelha” permite que tudo isto aconteça contribuindo para que Alpiarça tenha de continuar a ser uma “Aldeia Vermelha” onde tudo é um marasmo no meio do progresso que são os concelhos vizinhos e o resto do país.

Está mais visto que o povo quer é festas e o resto que se lixe!

Quanto ao resto que o Governo sustente estas aberrações e incapacidades com o dinheiro de todos nós porque para isto existimos.

Resta-nos o castigo nas urnas de voto.

Que até lá que possamos dar grandes “puxões de orelhas” a quem nos governa e que nos prometeram muitas coisas, cujas promessas quase todas estão por cumprir, se alguma vez as vão conseguir cumprir.

Por: António Centeio

1 comentário:

Anónimo disse...

Acabei de ver umas imagens recentes da Vala Real na zona da ponte do Casal Branco num novo blog de fotográfico de Alpiarça -http://photopostal.blogspot.com/
Sem palavras !