.

.

.

.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A CDU APENAS LHE INTERESSA O PODER E APENAS O PODER!

OPINIÃO


 Mário Pereira, Presidente da Câmara de Alpiarça (está registado em acta própria de uma reunião de câmara – de 01.07.2011/Número 13) disse que a razão principal do problema (Celestino Brasileiro e João Osório) que já fez correr “rios de tinta” e que serve de tema para os “falatórios”, que a causa principal mais não é do que “uma questão interna da CDU” como se a CDU tenha que interferir nas decisões internas da Câmara ou naquilo que mais preocupa a população.
População esta que votou e deu a maioria a Mário Pereira para presidente da Câmara e não à CDU.
Os eleitores não deram a maioria à CDU mas sim a quem esta propôs como “cabeça de lista” porque o “sistema” assim determina e quando votou não foi para Mário Pereira tomar decisões nos princípios “internos da CDU”.
Votou para um “Presidente” e num homem em que acreditavam cujos “princípios se devem nortear pela ideologia comunista” mas nunca para a CDU interferir nas decisões da Câmara.
Foram e são estes os princípios do eleitorado.
Este acredita no candidato e dá-lhe a “confiança total” partindo do principio, assim deve ser, de que: foi eleito para dirigir os destinos e não depender do partido que lhe permitiu ganhar como aceita ( o eleitorado) como verdade que: jamais o presidente dependerá do partido e todas as decisões que tomar serão sempre de sua autoria e responsabilidade mas nunca com assento nas  Questões internas” do Partido.
O contrário não faz sentido mas a ser verdade: então a “candidatura e as promessas foram uma autêntica farsa” e esta paga-se cara.
Face ao que tanto se fala ultimamente como noticiado tem sido, deduzimos assim, no nosso entender, como na nossa opinião, até “prova em contrário” que muitas das decisões tomadas na autarquia tem assento nas “questões internas da CDU” e sempre que seja necessário tomar uma decisão importante é  “anotação” as “ questões internas da CDU” e nada se fará que seja contrário ao “aparelho interno da CDU”. 

 Noutras palavra e na nossa opinião, o que Mário Pereira disse quando afirmou (está registado em acta de Câmara): “ se trata de uma questão interna da CDU” queria dizer que não tem independência total ou pouca autonomia para decidir seja o que for porquanto se o fizer pode contrariar as “questões internas da CDU”, noutras palavras: não toma decisão nenhuma sem saber a opinião/parecer da própria CDU não vá, sem querer, interferir nas “questões internas da CDU”.
Como atrás dissemos e, em conformidade com a nossa dedução, assim o entendemos das afirmações de Mário Pereira, é que o presidente não tem total autonomia para tomar iniciativas porque está dependente do aparelho partidário.
Então quando o eleitorado votou na pessoa de Mário Pereira para presidente da Câmara Municipal de Alpiarça foi “enganado” porque pensava que estava a votar na “pessoa” quando na verdade estava a votar num “militante do Partido Comunista Português” que em vez de servir os interesses da população (eleitorado) está  preocupado em cumprir as “questões internas da CDU” como se esta tenha que interferir na Câmara
Daqui, talvez a razão, quando lhe apresentaram a questão dos dois deputados (Celestino Brasileiro e João Osório) que “acumulam cargos não compatíveis dado que as decisões que acabam por tomar no exercício das suas funções executivas podem vir a ser objecto de apreciação no órgão deliberativo, sendo que nesse caso os deputados não reúnem condições para a emissão de juízos isentos, uma vez que estão implicados” o senhor presidente não tenha tomado uma decisão porque é uma “decisão interna da CDU”.
Como já foi publicado nestas páginas a “Assembleia é sobretudo um órgão fiscalizador da actividade do Executivo e porque os colaboradores em questão intervêm de uma forma directa no trabalho do Executivo, considera que, não havendo impedimento legal, haverá porventura impedimento ético, já que é natural que surja alguma parcialidade na hora de apreciar as propostas para as quais o próprio terá contribuído”
Ficamos a saber e, deduzo também, que todas as decisões que tomar, como o restante executivo comunista, de forma alguma poderão contrariar as “linhas mestras” das “questões internas da CDU” porque a CDU tem sempre uma “palavra final” nas questões da Câmara.
Talvez, daqui a razão, porque Alpiarça continua a ser um “marasmo”.
Se o meu raciocínio estiver errado como a minha opinião, peço desculpa aos visados, mas peço-lhes que me esclareçam (aos leitores e eleitores também) para que não me reste duvidas ou deduções erradas sobre a minha interferência e ”palpites” nas “questões internas da CDU” onde de forma alguma que intervir.
http://www.facebook.com/antoniocenteio
Noticia relacionada:

Vereadores do PS, acusam a Câmara de falta de “éti...

3 comentários:

Anónimo disse...

Posso lançar um desafio aos comentadores ? posso ? posso ?
Porreiro. Então cá vai:

Já alguém se questionou porque é que o PCP não volta com a palavra atrás e obriga os dois membros (Celestino e Osório) a renunciarem à Assembleia Municipal de Alpiarça ?

Se é de senso comum que esta decisão só lhes têm feito mal do ponto de vista eleitoral e da imagem que as pessoas tinham do PCP de Alpiarça, seria normal que para acabarem com o falatório, acabassem com a polémica.

Ou será que o Sr. Osório e o Sr. Octávio mandam mais do que o PCP de Alpiarça e da sua concelhia e não querem agora dar o braço a torcer porque era um sinal de fragilidade?

Não sei se é o Presidente da Assembleia que está a fazer um braço de ferro com eles ou se é o contrário, mas a verdade é que quem tem perdido com isto tem sido a CDU porque os tais senhores que acumulam os dois cargos e os dois ordenados se acham importantes demais para agora cederem.

Não lembra a Jesus Cristo que alguém não perceba que só há uma saida para este processo morrer de uma vez por todas. Ou se querem continuar com a teimosia, então vão arrastar este fantasma até às proximas eleições de 2013 e podem ter a certeza que nessa altura o PS vai agarrar-se a este caso com unhas e dentes para deitar por terra os tais principios comunistas e a diferença que tanto andaram a apregoar em 2009.

Anónimo disse...

Mas alguem acredita que nas outras Camaras por esse País fora , quer seija do PS ou do PSD , que näo seijam , de uma forma ou de outra , umas mais outras menos , controlodas pelas Cupulas dos partidoa que as ganharam ??
Entäo alguem acredita que o PS näo intrevém na Camara de lisboa por exemplo ? ou o PSD no Porto ??
Claro que sim , apenas com uma deferenca , é que nós aqui em Alpiarca , näo conhecemos ninguem desssa duas cidadese por isso näo podemos comentar , ou näo será assim ?
Ou , como é que alguem pode penssar , que o que se pasava no tempo dos Ps na Camara , o pS Central näo sabia ou näo opiniva naquilo que se passava , heim ?? veja-se a guerra que foi por causa da Sonia ser a escolhida em vez da Vanda , ou estou enganado ??
Uma coisa é certa , todos temos o direito a dar a nossa opiniäo , a criticar o que achamos que está mal , mas tambem uma coisa é ainda mais certa , que quem está de fora só , e agora mais do que nunca , rachar lenha e por na fogueira .Podemos até nem concordar com os casos do Osorio e do Celestino , mas muito pior foram outros casos , como por exemplo o do Isaltino Morais ,da Fatima Felgueiras , do Valentim Loureiro, e outros , que levanatarm tanta celeuma , mas aí apenas foram eles os acusasdos , o partido foi deixado de lado ,e no final acabaram por ganhar as Camaras novamente e até com maioria , mas aí näo houve problema porque näo eram da CDU .
Tou certo ou tou errado ??
Zeca Diabo

Anónimo disse...

Daqui a cerca de 2 anos vou dar a resposta com o MEU VOTO às "questões internas da CDU".
Os candidatos, antes de deverem respeito aos partidos, devem respeito aos eleitores que os elegeram.
Durante os dois primeiros mandatos votei no "PS/Alpiarça é a Razão" porque estava farto do imobilismo, das "vistas curtas", do controlismo e centralismo do PCP.
Foi necessário, e continuo a pensar que os dois primeiros mandatos do PS impulsionaram Alpiarça na direcção do progresso.
Depois, com o afastamento de algumas pessoas válidas (Marques Pais, António Moreira, etc) a Câmara de Alpiarça tornou-se uma bandalheira igual ou pior do que nos tempos de antanho da CDU.
Como não vejo os partidos como clubes de futebol (onde impera o coração em vez da razão) mudei o meu voto e votei CDU.
Votei na CDU, não porque tivesse criado grandes expectativas, mas pelo facto de que tinha de penalizar a prepotência, o despesismo, o privilegiar o aparelho PS em lugar do povo.
Olhando para o actual executivo, e para o seu "trabalho" durante dois anos o meu sentimento é precisamente igual.
Nada fizeram, estão-se marimbando para as populações se isso colidir com as directivas emanadas pelo Octávio e pelas cúpulas da CDU.
Mantendo a coerência anterior de me marimbar para os partidos, dificilmente votarei novamente CDU nas próximas eleições.
Na A.R. (Assembleia da República) repudio que os deputados votem como carneiros, ou como cães de barro, com a cabeça sempre a dizer sim, embora lhes apeteça dizer não.
Se os eleitos não têm vontade própria, então que se eleja um de cada partido com direito a voto, e que cada um apresente os mandatos resultantes das eleições.
O País e os contribuintes agradecem a poupança...
Em Alpiarça o meu sentimento é igual!
Se os "fiscalizadores" da Assembleia Municipal são os mesmos que devem ser "fiscalizados", alguma coisa vai mal, e precisa ser mudado!
O PCP, o senhor Octávio, o Sr. Jerónimo de Sousa podem pensar que são os detentores da votação e que por isso são reis e senhores das decisões que tomarem.
Estão enganados!
Os votos de quem pensa pela sua própria cabeça são voláteis e não têm de prestar contas a ninguém.
É por isso que não admito que me imponham gente em quem não votei.
Votei na A.M no Mário Santiago que me pareceu uma pessoa equilibrada e sensata.
Votei no Marques Pais porque considerei que estava a fazer um bom trabalho na J.F.
Votei no Mário Pereira porque me parecia uma pessoa sensata e séria em contraponto à candidata P.S. que branqueou a roubalheira no BPN (não me esquecerei nunca!!!) e quem deveria fiscalizar.
A vida é feita de opções e essas têm de ser SEMPRE tomadas em consciência.
Nas próximas eleições espero que apareça uma lista de gente válida e que entre a população e a estrutura partidária prefira os primeiros.
Se for uma lista encabeçada por cidadãos apartidários melhor!
É tempo de votar na competência, no bom senso, na honestidade, na defesa dos cidadãos contribuintes e nas suas necessidades.
Todos esses predicados há muito tempo andam arredados da prática partidária e da política.
Restam dois anos para mudar!