.

.

.

.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

IX Concurso de Pesca Infantil de Alpiarça

1 comentário:

Anónimo disse...

O que está mal nas competições (infantis) de pesca

O folheto da Sociedade Protectora de Animais contém 10 pontos focais de intervenção política para a melhoria do bem estar animal. O ponto nr. 7 apela a desanimar a pesca de cana, e inclui o pedido que seja proibido que crianças pesquem com canas no âmbito das actividades escolares. Se uma criança quiser pescar precisa duma cana de pesca. O comércio, nomeadamente as lojas especializadas em canas de pesca espera poder aumentar as vendas organizando competições.

A competição consiste em pescar tantos peixes quanto possível ou tão grandes como possível. É plausível que nestas competições o sofrimento "habitual" ainda seja pior (pela pressa em pescar para aumentar o número de peixes pescados, pelo amontoar dos peixes numa rede provisória para não perder tempo, por não se perder tempo a molhar as mãos antes de agarrar nos peixes, por os anzóis serem arrancados com pressa e à força, etc.). Enfim, competição significa fazer tudo à pressa e à pressão, sem se ter tempo e atenção para minimizar o mal-estar dos peixes. Toda a atenção se restringe a alcançar a vitória. Mesmo o pescador mais experiente inflige dores e provoca stress nos peixes, sómente pelo acto de os pescar. Muito pior ainda são os resultados da pesca feita por crianças sem habilidade e inexperientes. As crianças molestam ainda mais na sua inocência e ignorância a natureza: Não têm cuidados com as plantas e animais vulneráveis. Barulhentos, mexidos e descuidados vão-se deslocando à beira da água e arranjam um lugar para pescar.

Devido a ser seduzida a pescar, por fim a criança interioriza a mensagem que um animal pode ser usado como um brinquedo, e que os interesses dos peixes não têm qualquer relevância. Respeito pela natureza implica também o respeito pelos peixes. Não seria melhor para as as crianças receberem dos adultos a mensagem que se deve respeitar os peixes, ou seja deixá-los em paz?
A Câmara Municipal, desde a sua vernação, aos seus gabinetes técnicos:Educação,Desporto,etc, etc. Ainda não veneficaram que este evento é anti Natura ?