.

.

.

.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Organizações de Desenvolvimento Rural congratulam-se por união de pastas de Agricultura e Território

Organizações de Desenvolvimento Rural defendem que Agricultura e Território juntos podem ser uma oportunidade para o Mundo Rural

Assunção Cristas tem condições para apostar no Desenvolvimento Rural Integrado
 

A MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local (ADL) cumprimenta a nova Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Desenvolvimento do Território, desejando sucesso no desempenho das exigentes funções para que foi designada.

A MINHA TERRA considera que o novo desenho governativo, que agrega os tradicionais Ministérios da Agricultura, Mar e Desenvolvimento Rural com o Ambiente e Ordenamento do Território sob a mesma pasta governativa, é muito ambicioso e representa um desafio enorme mas pode ser útil a uma intervenção integrada no Mundo Rural, através de estratégias de desenvolvimento territorial, envolvendo e pedindo responsabilidades às entidades da sociedade civil.

Esta visão corresponde à abordagem LEADER, programa comunitário que tem sido gerido com sucesso pelas ADL ao longo dos últimos 20 anos, de forma descentralizada e adaptando-se às especificidades locais, revelando-se o segmento da PAC mais eficaz na geração de emprego.

Assim, atendendo à difícil situação em que se encontra o país, que se faz sentir de forma ainda mais vincada no mundo rural, a Federação Minha Terra está confiante que a nova Ministra, Drª Assunção Cristas, irá reforçar a aposta em políticas de Desenvolvimento Rural Integrado, pois são estas que mais contribuem para o desenvolvimento económico e melhoria das condições de vida das populações.

A MINHA TERRA – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local representa 53 Associações de Desenvolvimento Local (ADL) que, no seu conjunto, intervêm em mais de 90% do território nacional, abrangendo mais de 4 milhões de portugueses. Encontram-se envolvidos na intervenção da Federação MINHA TERRA, através dos seus 53 associados, 1.960 pessoas colectivas e individuais, das quais 429 são entidades públicas (cerca de metade das quais são Câmaras Municipais de territórios rurais) e 849 são pessoas colectivas de direito privado. A contagem dos associados de todas as entidades privadas agregadas na MINHA TERRA ascende a mais de 440.000 representados.
 

Sem comentários: