.

.

.

.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Passos diz que a banca terá de financiar a economia


Os bancos devem financiar a economia mesmo tendo de recorrer ao fundo de 12 mil milhões ou vender activos, diz Passos Coelho.

Ontem à entrada do Conselho em Bruxelas, o novo primeiro-ministro disse que "é muito importante que os bancos portugueses, a par de uma menor exposição à divida de outros países, incluindo a portuguesa, possam também garantir um mínimo de financiamento à economia portuguesa. Podendo recorrer a esse fundo [de 12 mil milhões incluído no plano da Troika] se necessário ou estando em condições de vender activos para garantir que haja financiamento à economia portuguesa".

Passos Coelho adiantou confiar no "papel extraordinário de coordenação" que o Banco de Portugal tem tido nesta matéria, avisando que acredita que "os bancos se manterão relativamente robustos no que toca à exposição à divida".

Passos Coelho explicou também a sua viagem em classe económica para Bruxelas. "Não era para ser divulgado. Não foi do meu gabinete" mas "trata-se de um exemplo que prometi e vou cumprir, não é para fazer alardo sobre ele", disse.
«E»

Sem comentários: