Técnicamente incompetentes, porque quase sem instrução, com poucos valores éticos e morais, a maior parte dos autarcas, foram catapultados do obscurantismo das suas vidas para funções com um protagonismo, para que não estavam, nem interessava que estivessem preparados.
Na realidade, a maior parte dos autarcas dos últimos 40 anos deve ter a escolaridade mínima. Começou, na monarquia constitucional, foi assim na Republica, no Estado Novo e agora na democracia.
Na Republica e no Estado Novo, foi quando os caciques locais tiveram mais instrução, porque embora identificados, na sua maioria, com o Partido Democrático, e com a União Nacional pertenciam a uma classe média de profissões liberais, médicos, advogados etc.
Desde 1974 baixou-se muitíssimo o nível. ex: Ver num dos programas do Dr. António Barreto, as inconcebíveis declarações de um autarca de Rio Maior, nas décadas de 70/80.
Porque não fazer umas auditorias, efectivas e além de responsabilidade civil e penal para o(s) autarca(s) responsável(is), o partido a que pertence, e que o escolheu, ficaria sem poder concorrer às eleições por um período que variaria entre uma e três eleições, nem apresentar "sócios" seus ou aparentados às eleições, bem como co-responsável no pagamento das verbas irregularmente gastas.
De um leitor
2 comentários:
Pois é, estão falidas e a trás delas levam as empresas privadas, porque não lhes pagam, levando ao crescente desemprego, no entanto continuam a admitir pessoal, sabe-lá para que desempenho funcional, continuam a adquirir frotas novas de viaturas e outros luxos que ninguém quer ver. Gostava mas era de saber o que é que o Tribunal de Contas fiscaliza na actividade das autarquias, sejam elas grandes ou pequenas, Câmaras ou Juntas
O problema das câmaras municipais deve-se às suas defeituosas contratações de pessoal ocorridas nos últimos anos. Frequento diariamente a câmara onde resido em questões de trabalho e reparo que lá chegam a trabalhar Pais, filhos, e depois até os genros ou noras. Pessoas sem habilitações para o cargo onde foram inseridas o que faz com que todo o trabalho se atrase e até que financeiramente é muito mau para as câmaras. isto é como um clube de futebol, se as contratações são más, a época irá correr também muito mal.
Enviar um comentário