.

.

.

.

segunda-feira, 8 de março de 2010

ALPIARÇA PRECISA COMERCIALIZAR E DIVULGAR OS PRODUTOS “GENUINAMENTE ALPIARCENSE”

Ontem lemos por casualidade uma revista sobre turismo. A páginas tantas encontramos uma pequena notícia que dizia o seguinte: «quando passar por Almeirim, não deixe de visitar a Casa-Museu dos Patudos».
Esta “aberração” só acontece porque ainda nenhum executivo camarário teve a capacidade de saber aproveitar e explorar as nossas poucas riquezas como contribuir para a comercialização dos produtos genuinamente alpiarcenses.
Por várias razões, Alpiarça continua a não ter o seu “Roteiro Turístico” ou o seu “”Roteiro Gastronómico” . Esta falta de informação, como de divulgação, permite-nos que possamos ver informações erradas aconselhando os leitores a visitar a «Casa-Museu dos Patudos» em Almeirim como se neste concelho estivesse localizado o museu.
Com a divulgação de um “Roteiro Turístico” ou “Roteiro de Gastronomia” onde constasse os restaurantes locais, sua localização com saliência para os que confeccionassem comida tradicional alpiarcense, salientando-se, entre outros: “Ensopado de Enguias”, “Borrego Guisado à Moda de Alpiarça”, “Cachola de Matança”, “Miga Fervida com Bacalhau Assado”;”Arroz de Feijoca com Carapaus”, e doçaria: “Quadradinhos de Alpiarça”; “Pão-de-Ló”; “Queijinhos do Céu”; "Esses de Amêndoa”; “Arroz-Doce”; ” Ferraduras”; “Patudos”, etc., etc., estas situações não aconteceriam.
Os restaurantes que constassem no roteiro deveriam confeccionar obrigatoriamente pratos tipicamente alpiarcenses, com um grau de qualidade bom, muito bom ou excelente, através da utilização de produtos genuínos, e, dentro do possível, locais.
Quando do lançamento dos roteiros, como campanha de arrojo e projecção da iniciativa porque não levar a efeito a “Semana do Borrego Guisado à Moda de Alpiarça”?
J.A.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fazem-se comissões para tanta coisa, porque não se cria uma comissão para a criação de um roteiro turístico onde estivessem representados os vários organismos culturais, desportivos e de restauração de Alpiarça?
Porque se estiverem á espera que os executivos o façam...
P.A.E