Há muito que sou leitor assíduo deste Blog, por vezes concordo com as opiniões, outras vezes nem por isso, mas como o disse são opiniões, e como tal devo respeita-las. No entanto há comentários que não são opiniões, são pura destilaria de "tiros para o ar, e ver onde cai o chumbo" que em nada engrandece quem os escreve.
É certo que todos têm direito "ao comentário", assim os administradores deste Blog o permita, mas que tenham substancia e demonstrem conhecimento de causa. Ultimamente é o que tenho sentido por parte dos comentários aqui emanados, e reforço: comentários não opiniões. "Fala-se mal a torto e a direito", este tipo de comentários parecem coisas de "cachopos" e não de gente, que se diz, civilizada.Entendo que haja pessoas com necessidade de dizerem o que lhe vai na alma, de desabafarem, mas se o pretendem fazer, e não tenham posses para pagar a um psicólogo, façam-no de plenos pulmões em qualquer outro lugar físico do Concelho, na Barragem, ou num eucaliptal por exemplo.
Utilizem este fórum para explanar as suas opiniões de forma construtiva e válida para o interesse deste Concelho.
Agora, o constante ataque aos funcionários deste Concelho é o apontar de armas a quem está nas mesmas situações que vós. Estes também são habitantes deste Concelho; têm os mesmos problemas familiares; as mesmas necessidades de conseguir chegar ao final do mês e cumprirem as suas obrigações e compromissos financeiros; e não, não são os culpados da crise que o País, e o Mundo, atravessam. E tal como vós, o funcionário público também evolui a nível de carreira e conhecimentos. Alguém que tenha iniciado funções no Município, há 5, 10, 15 anos têm de manter sempre o mesmo tipo de função?
Talvez seja este um dos grandes desafios da Administração Pública em Portugal, criar formas de formação e aprendizagem, ao longo da carreia do funcionário, tal como acontece em grandes entidades económicas do País; em que a rotatividade de funcionários pelos diversas funções "obriga" à renovação constante das formas de pensar e agir.
Em última análise, chega do "sempre se fez assim" e dos "blocos de granito". Devemos exigir uma Função Pública eficiente, motivada e capaz de responder aos novos desafios que ai se avizinham.
De alguém que não é funcionário público, mas que gosta do seu Concelho.
[Não irei tecer nenhum comentário ou opinião que façam a esta opinião pessoal]
Para mais detalhes, consultar:Encarregado polivalente que não deve ter tempo para descansar
2 comentários:
Artigo 269.º
(Regime da função pública)
1. No exercício das suas funções, os trabalhadores da Administração Pública e demais agentes do Estado e outras entidades públicas estão exclusivamente ao serviço do interesse público, tal como é definido, nos termos da lei, pelos órgãos competentes da Administração.
2. Os trabalhadores da Administração Pública e demais agentes do Estado e outras entidades públicas não podem ser prejudicados ou beneficiados em virtude do exercício de quaisquer direitos políticos previstos na Constituição, nomeadamente por opção partidária.
3. Em processo disciplinar são garantidas ao arguido a sua audiência e defesa
4. Não é permitida a acumulação de empregos ou cargos públicos, salvo nos casos expressamente admitidos por lei.
5. A lei determina as incompatibilidades entre o exercício de empregos ou cargos públicos e o de outras actividades.
O QUE NÃO DIGNIFICA ALPIARÇA É A POLÍTICA DO COMPADRIO
O Executivo cdu deve implementar uma política arrojada e democrática, ou seja, terá que ter políticas que rompam com o velho hábito dos apoios sistematicamente para sastifazer amigos (como neste caso), clientelas corporativas e elitistas, e dar antes apoio aos interesses dos desempregados e das maiorias.
Enviar um comentário