Se Sónia Sanfona, que foi rebuscada nas listas dos candidatos para a Assembleia da Republica, nas últimas eleições legislativas, tivesse um pouco mais de experiência politica nunca teria anunciado publicamente (“duplas candidaturas”) que de maneira alguma não «concorda que se tenha mudado as regras a meio e tenham sido abertas excepções».
Há locais próprios para se discordar (ou criticar) das decisões que emanam do interior do partido, porque ao fazê-lo publicamente, está a demonstrar protagonismo como a criticar os órgãos directivos partidários pondo em causa quem têm o poder de deliberar, mesmo bem ou mal.
Sónia Sanfona colocou assim a sua posição em causa perante outros desempenhos futuros como ameaçou o seu futuro político.
Esta atitude que tomou, mesmo que moralmente tenha a razão a seu favor, na qualidade de deputada, nunca deveria opinar da forma que o fez, afirmando que «para se melhorar a qualidade da democracia tem de se estabelecer sempre à partida, as regras do jogo antes de se jogar» para concluir que nesta questão «bem andou o PSD e mal andou o PS, por não ter anunciado logo de inicio a sua posição.
Atitudes e palavras que demonstram, falta da maturidade politica. Se fosse nos partidos mais à esquerda que o seu, seria convidada a renunciar ao cargo, mas como no Partido Socialista ainda existe um pouco de tolerância é provável que apenas leve apenas uma repreensão de se opor às decisões de quem tem poderes para decidir no partido.
Antes de dar a sua opinião, mesmo justa, deveria aconselhar-se primeiro com o seu correligionário Manuel Alegre que critica sempre que pode como não tem problemas em afrontar que se lhe oponha.
A diferença entre Manuel Alegre e Sónia Sanfona é que o primeiro é uma “raposa velha e sabida” enquanto a segunda ainda tem um longo caminho pela frente mas que começa a ficar cinzento.
A.C.
7 comentários:
Também concordo que a nossa conterrânea Sonia Sanfona foi sincera demais, ao fazer tal afirmação publicamente.
Ser político não é fácil. É preciso pensar e agir como tal.
Uma expressão ou gesto irreflectido ou menos calculado já tem levado à destruição de carreiras de muitos políticos de grande nomeada.
Outros há que mal dão para começar.
O "sistema" é impiedoso.
Vamos ver quais são as reacções do governo relativamente a Manuel Alegre e António Costa.
José Sócrates está a ficar em maus lençois neste arranque para novas eleições.
A coesão do PS nas suas cúpulas começa a estar abalada por algumas divergencias.
Talvez seja até favorável à nossa deputada,quem sabe?
F.S
Maturidade política significa o quê? Ser Fingido, ser Hipócrita, ser Corrupto?
A Drª Sónia é uma pessoa sincera e até quando apoia medidas que são apresentadas pelo seu partido é com a convicção que são as melhores. Até o seu partido a engana e isso significa que é ingénua e crente. Riu-se do Dr. Paulo Rangel e comentou com o colega do lado quando toda a gente sabe que o Dr. Paulo Rangel tinha razão no que estava a dizer sobre o primeiro ministro e o governo no último debate sobre o estado da nação. A drª Sónia já devia ter aprendido a respeitar as opiniões dos outros deputados porque eles até podem ter razão, mas não, prefere rir-se porque ainda não foi enganada a sério, segundo a visão dela. Mas já foi e vai-se lixar com isso. De qualquer modo prefiro que ela seja sincera do que hipócrita, isto é, com mais maturidade política como a política está hoje conotada com a fraude.
A Sr. Dr.ª Sónia Sanfona arranjou uma lista para a Camara muito fraca.
Ma verdade, é a política de continuação a reboque do Movimento Alpiarça é a Razão, na tentativa de branquear a situação económica da Camara tentando assim defender o seu lider Rosa do Céu.
É notório verificar que a referida lista foi imposta pelo referido Movimento que tem uma orientação tipo maçonica, ou seja, só poucos conhecem os sem rosto que dominam e orientam a política anti-comunista em seu belo proveito, como neste presente mandato foi obvio :)
Sónia Sanfona andou muito bem na sua crítica. Está num país livre, num partido de livre opinião, por isso pode e deve expressar a sua opinião em total liberdade de pensamento. É destes políticos que nós necessitamos na nossa vida politica. Que não estejam amarrados a posições ideológicas, que não digam amen a tudo quanto lhes queiram impôr, claro que esta situação nunca seria tolerada num partido marxista como o PCP, por exemplo, em que só pode existir uma opinião, a dos lideres. Sónia Sanfona é uma lufada de ar fresco no plano politico nacional.
O que fez no relatório do BPN foi o que uma pessoa sensata e digna teria que fazer, perante as diligências que foram feitas. É claro que uma entidade como a Assembleia da República nunca poderia recriminar duramente a polícia (Banco de Portugal) e absolver os criminosos (administração do BPN). O relatório seguirá para as entidades que têm a faculdade de julgar e incriminar, se fôr caso disso. Se houver matéria incriminatória então os tribunais que se pronunciem, como será normal acontecer num estado de direito.
Sonia Sanfona esteve, na verdade, ao nível dos melhores e mais dignos parlamentares portugueses. Nós, habitantes de Alpiarça, só deveremos estar orgulhosos desta nossa conterrânea que representou a nossa terra na sua grande essência - a procura da verdade em verdadeira liberdade.
Obrigado Sónia por esta lição de democracia e de liberdade de consciência.
Temos na verdade uma política na vertente mais pura e é disso que necessitamos na Câmara Municipal de Alpiarça, independentemente do partido a pertençamos.
Estou, agora, totalmente esclarecido quanto à sua personalidade que ultrapassou as minhas expectativas. Agora já não tenho mais dúvidas na escolha que irei fazer.
E Depois o A.C. afirma-se Apartidário...
Escreveu sobre a nossa jovem candidata...
'Atitudes e palavras que demonstram, falta da maturidade politica. Se fosse nos partidos mais à esquerda que o seu, seria convidada a renunciar ao cargo, mas como no Partido Socialista ainda existe um pouco de tolerância é provável que apenas leve apenas uma repreensão de se opor às decisões de quem tem poderes para decidir no partido.
Antes de dar a sua opinião, mesmo justa, deveria aconselhar-se primeiro com o seu correligionário Manuel Alegre que critica sempre que pode como não tem problemas em afrontar que se lhe oponha.
A diferença entre Manuel Alegre e Sónia Sanfona é que o primeiro é uma “raposa velha e sabida” enquanto a segunda ainda tem um longo caminho pela frente mas que começa a ficar cinzento'
Afinal ser-se de algum partido ou movimento à esquerda do PS, significa que em caso de discordância se é convidado a sair, aliás tivemos um caso no nosso distrito com uma nossa deputada do grupo da CDU.
A nossa joven candidata, mostra ser coeerente quando afronta o poder do seu partido sem ter o peso politico de um Alegre, justiça lhe seja feita.
A vida dela pode começar a estar cinzente, mas pelo menos mostrou que tem coluna vertical, não rastejou perante o 'poder', o que lhe pode trazer alguns dissabores, mas valeu pelo seu caracter, coisa rara hoje em dia
Alias viu-se o que aconteceu à deputada Luisa (CDU) quando enfrentou os seus camaradas, o seu futuro não ficou 'sombrio'...simplesmente foi expulsa
O leitor "Simplesmente eu" deve estar a fazer qualquer confusão com os nomes ou a dar palpites errados, porquanto dá uma opinião sobre um colaborador deste jornal, que não o conhece e muito menos sabe o que quer que seja sobre as ideias politicas do nosso colaborador.
Não confunda A.C. (nome do colaborador) com o nome do administrador deste jornal porque são pessoas distintas.
Devemos dar opinião ou criticar, apenas quando sabemos do que falamos, caso contrário podemos estar a dar «tiros no nosso próprio pé» sem darmos por isso
Além do mais, como já alguém disse: «há muitos A.C.'s na terra».
Como nota final: o administrador assina as suas crónicas com "António Centeio" e não como A.C.
Ao director deste Jornal/Blog as minhas mais sinceras desculpas pela associação das iniciais A.C. ao nome António Centeio
Quanto ao não saber quem é A.C., não sei nem me interessa saber.
O que sei é o que leio, e num post já colocado à algum tempo, em letra azul, mostra perfeitamente, que rumo segue, o qual também não me tira o ‘sono’, e nem ‘tiros nos pés’ dou porque não tenho armas em minha posse.
Quanto ao respeito pelos outros, creio que têm acesso à minha modesta participação neste blog, e poderá verificar que nunca tive alguma palavra ofensiva para ninguém. Bato-me com ideias não com ofensas… questão de formação, só isso.
Até…
Enviar um comentário