"...Não devemos ser «cara de pau» às vezes é preciso um pouco de humor para que tenhamos também momentos de humor e, porque não, conversas para uma boa cavaqueira.
De tanto falarem na Sónia Sanfona, ainda o «humor» contribui para que um dia Sónia Sanfona tenha uma rua com o seu nome e, …quem sabe: alguma rotunda com uma estátua – feita pelo escultor Armando Ferreira – a homenageá-la como “Uma ilustre Alpiarcense”, porque deputados, apenas foram o Álvaro Brasileiro (GRANDE HOMEM que nos merece o maior respeito como a maior admiração) e agora a Sónia Sanfona.
Aos que dizem que só se fala de “Sónia Sanfona” estes que «dizem» que falem também dos outros e deixem de criticar em quem se fala.
Quando andam para aí dizendo nas «esquinas» que «só falam na Sónia Sanfona» que deixem de roçar as paredes ou de frequentar o “Águias” e comecem a falar de Mário Pereira ou da América Cravo.
Dizermos mal dos outros ou invejando a fama dos outros e não fazermos ou sermos melhor, na nossa terra tem um nome feio.
A propósito que pensa o PCP de fazer para honrar grande alpiarcense que se chamou “Álvaro Brasileiro”?
Se alguém merece uma homenagem pública ( nome de uma rua ou uma estátua é Álvaro Brasileiro) porque este homem simples mas com uma inteligência acima da média para além da sua tolerância acima da média, merece tudo e tudo que seja feito em memória dela ainda é pouco.
Por acaso "alguns" e outros que andam sempre de mãos atrás das costas, que fizeram ou pensam fazer em nome deste grande homem ou para o registo da sua memória?
Por acaso já se esqueceram de uma grande alpiarcense, chamado “Álvaro Brasileiro”?
Ou apenas se lembraram dele quando vivo?..."
Sabem é dizer mal, mas fazer alguma coisa! ….
«Excerto de um comentário – já publicado – de um leitor do Jornal Alpiarcense”»
5 comentários:
Deputados foram o Alvaro Brasileiro a Sónia Sanfona e o António Abalada. Que até tem os seus discursos no site do Parlamento, na página da Assembleia Constituinte. Foi deputado 6 anos antes do Álvaro Brasileiro.
Vejam:
http://debates.parlamento.pt/r3/dac/assuntos/deputados/pcp/pcp-0001.aspx
Nao me parece que a concelhia do pcp (penso ser esse o orgao responsavel pelo partido em alpiarça) se tenha esquecido do grande homem que foi o Alvaro. Isso foi bem patente na apresentaçao que está no site deles em http://www.cdualpiarca.com
e onde logo a seguir às fotos da apresentaçao dos candidatos nos Aguias se encontra uma apresentaçao (julgo que teria sido transmitida tb nos Aguias) onde surge por varias vezes o Alvaro. Numa delas, é mesmo um excerto de um discurso do Alvaro no arranque desta pré-campanha onde ele diz qualquer coisa do genero: «agora, que me aproximo do Outono da Vida, contem comigo».
Acho que tambem seria uma feliz homenagem que este jornal poderia fazer a esse grande homem com a disponibilização dessa apresentaçao em destaque aqui para que todos pudessem vê-la. é que na altura do Alvaro ser deputado, nao existiam blogues, só existia um canal e meia duzia de jornais. O Alvaro ia de autocarro para Lisboa e nao de Mercedes como alguns agora. Não ligava a perfumes nem a sapatos mas preocupava-se como ninguem pela nossa terra.
Está na altura (e já está a acontecer) o PCP honrar (e de que forma) uma das ultimas vontades do Alvaro.
A tua mensagem desse discurso nao pode ser esquecida.
Esses jovens de Alpiarça tb contam contigo...
Até que enfim...se fala de um grande HOMEM.
Dos mais nobres filhos de Alpiarça, com horizontes tão largos que lhe permitia discutir, sempre, e com quer que fosse independentemente da sua posição politica. Tantas pessoas trouxe para a sua causa, quando alguns e com grandes responsabilidades locais 'enxotaram' positivamente das fileiras democráticas.
Homem integro, de um enorme humanismo...com ele talvez tenha aprendido que podemos pensar diferente, mas que as pontes existem para nos aproximar, respeitando cada um como individuo.
Falta a grande homenagem da sua terra e dos seus conterrâneos, a este HOMEM lutador pelas liberdades democráticas no nosso pais.
Até...
Não misturem o Álvaro Brasileiro com estas palhaçadas.
O Álvaro Brasileiro mereceu as homenagens que já teve logo após a sua morte. Homenagem de camaradas e amigos e das instituições (das autarquias á Assembleia da República).Terá outras justas homenagens, prestada por todos os alpiarcenses sérios.
Tambem n me parece correcto misturar alhos com bogalhos. n conspurquem a memoria de determinadas Pessoas com aprendizes que cultivam a personalidade de forma desastrada.
Enviar um comentário