O Mini-Campo de Futebol UEFA que foi inaugurado, no dia 11 de Julho, no Casalinho, Alpiarça, não tem medidas que permitam a disputa de jogos oficiais de qualquer escalão. Uma situação difícil de compreender, na medida em que é um equipamento patrocinado pelo organismo máximo do futebol europeu, pela Federação Portuguesa de Futebol e Instituto do Desporto de Portugal.
Contudo para as pessoas do Casalinho, que não tinham qualquer recinto para a prática de desporto, esta inauguração foi motivo para uma festa rija. “Para nós que não temos nada este espaço é uma mais valia”, disse um dos dirigentes das duas colectividades do Casalinho, que vão ficar responsáveis pela vigilância e gestão do espaço.
A festa de inauguração que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Vanda Nunes, do vice-presidente do Instituto do Desporto de Portugal, João Sequeira, e o representante da Associação de Futebol de Santarém, Alexandre Casaca Ferreira, começou cedo por volta das 14h00.
Nenhuma das entidades presentes soube dizer quanto custou a obra, mas de certo que foram ali gastos algumas dezenas de milhar de euros. “Bem gastos no equipamento. Mas é pena que não desse para fazer o resto da requalificação do espaço que tanta falta faz ao Casalinho”, dizia um dos adultos presentes.
A presidente da Câmara de Alpiarça, Vanda Nunes, garantiu que estava feliz por ter conseguido trazer aquele equipamento para o Casalinho. “O concelho de Alpiarça candidatou-se a dois espaços do género, só um foi aprovado e, desde logo, lutei muito para que viesse para o Casalinho, onde não havia nada para que a população pudesse praticar desporto mesmo de forma informal”, garantiu.
“Aproveitámos a oportunidade que o programa Hat Trick, colocado em prática pela UEFA, nos dava para dotarmos o Casalinho de um espaço que não tinha, um local para a prática informal do desporto. Não conseguimos neste mandato concretizar o projecto de requalificação que temos elaborado para todo este espaço, tenho pena disso, mas houve outras prioridades. Mas deixamos criadas condições para que num futuro próximo a requalificação seja efectuada”, garantiu o autarca.
O espaço inaugurado é um espaço lúdico ao ar livre, que resulta da construção de um polidesportivo com 22 metros de comprimento e 12 de largura, com relva sintética, com estrutura em aço galvanizado e madeira. Foi equipado com balizas, tabelas de basquetebol e postes de voleibol.
Vanda Nunes aproveitou ainda a oportunidade para agradecer a oferta do espaço onde está instalado o mini-campo e que será no futuro o espaço de lazer do Casalinho, à família do Dr. Mário Zuniga, agradecimento que emocionou as duas representantes da família presentes.
O projecto que foi aprovado em 2003 prevê para o espaço, para além do equipamento desportivo, um parque infantil, e também de uma capela e o ajardinamento. “Gostaríamos de há mais tempo ter conseguido levar o projecto por diante, não o conseguimos, mas também não o largamos, e acreditamos que o projecto vai ser levado por diante”, referiu Vanda Nunes.
A presidente da câmara ressalvou ainda a receptividade das associações da comunidade. “O protocolo que a câmara assinou com a Colectividade do Casalinho e o Moto Clube “Os Amigos do Sartela”, mostra bem a forma como as pessoas estão interessadas em colaborar na gestão do espaço”.
A festa continuou com um jogo de futsal entre representantes das duas colectividades e durou até de madrugada, com uma sardinhada, danças de salão e bailarico de Verão.
«O Mirante»
Sem comentários:
Enviar um comentário