.

.

.

.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Há muita gente incauta que acredita na primeira história que lhe contam

Caro "simplesmente eu" aprecio o seu fino sarcasmo, mas...
Em 1º lugar, não sei bem o que são "pecados". Posso ter um "elevado conhecimento do funcionamento internacional em várias matérias." Segundo as suas palavras (sarcásticas claro!), mas nessas coisas da fé sou um perfeito leigo!No entanto um direito que me assiste é tentar distinguir nas notícias, a música do ruído de fundo.
Sabe tão bem ou muito melhor que eu que há muita gente "incauta" que acredita na primeira história que lhe contam. Não o tenho por ingénuo, e por isso fiquei espantado com o que considera "o meu 1º pecado".
Não fosse assim e não teríamos há 35 anos as "alternadeiras do poder (*)" que têm esbanjado todo o capital que existia (financeiro, humano, de recursos) numa nação chamada Portugal.
Vamos ao 2º e 3 º pecado...(avaliações, Marx, Católica).
Não sou ignorante ao ponto de não reconhecer que existirão boas universidades em Portugal, A Católica criou a auréola de excepcional... Mas, mais uma vez desculpe a minha ignorância... em Portugal o João Rendeiro do BPP não era uma "sumidade" do mercado de capitais? Quando o Alan Greenspan falava os mercados financeiros não tremiam e o que o homem dizia não era lei? (embora num acto de humildade o próprio Greenspan tenha vindo dizer que se enganou).
Um tal senhor chamado Bernard Madoff não era apontado como génio dos mercados financeiros e estudado em Universidades como a Católica ? Afinal prenderam o homem 150 anos (!!!) porquê? Afinal também era o melhor do Mundo...
Para mim, e peço que me desculpe, "os melhores do Mundo" são a gente anónima que trabalha diáriamente sabe-se lá em que condições. Os melhores do mundo são os que arriscam a vida para salvar o próximo sem esperar nada em troca. Os melhores do Mundo são pais que se privam das suas vidas para dar o melhor aos filhos. Esses são os melhores do Mundo!
Agora, gestores saídos da Católica ou de qualquer outra Universidade em que a sua "brilhante" Gestão é: Chegar a uma empresa e reduzir custos à custa de empregos, não é ser o melhor do Mundo! Isso qualquer analfabeto faz!
Vender património para inflacionar resultados e assim receber chorudos bonús nesse ano, também não é ser o melhor do Mundo. Repito.. não foi essa gente que tem ajudado a cavar o abismo onde nos encontramos? Que mérito há nessa gente? Ter uns amigalhaços no Governo que lhe permitem sem qualquer fiscalização (há umas fantasmas onde estão camaradas do partido) servirem-se de posições monopolistas e imporem os preços que querem (por exemplo GALP, EDP, etc) é ser um super-gestor?
Perdoe-me mas nisso não alinho!Acho que vai ser o meu ultimo post. Tenho todo o prazer em trocar impressões consigo. No entanto, penso que num blog deste tipo, centrado na nossa terra, discutir politicas generalistas mais abrangentes foge por completo à filosofia deste espaço.
Cumprimentos
(*) Sei que não gosta dos adjectivos que uso, mas é assim que os vejo...

"Pimentinha"

«Colaborador do "Jornal Alpiarcense"

1 comentário:

Simplesmente EU disse...

Vai desculpar-me , mas contrariando o seu desejo, sinto-me no direito de responder ao que escreveu.
Tive formação católica, podia enumerar as muitas definições de PECADO, mas qualquer enciclopédia poderá resolver o problema.

'Alternadeiras do Poder', cuidado com o léxico utilizado, pela dupla definição que poderemos lobrigar (e depois o sarcástico sou eu), mas indo somente ao entendimento comum da alternância de poder, acredite que prefiro que seja assim ou por outras forças que possam aparecer, mas dai nunca fugiremos, do que o 'Poder Absoluto' antes de 35 anos, porque ai sim tinhamos 'Alternadeiras no Poder, no seu sentido mais puro e duro.Aliás sentimos bem na carne (nossa, familiares, vizinhos ou simples conhecidos) como esses 'Alternadeiros' funcionavam.

Escola, Universidades e afins...nunca disse que as pessoas que cursaram em qualquer Universidade eram 'os melhores do mundo', disse sim que a Católica está entre as melhores do Mundo nalguns cursos.

Os exemplos de 'excelentes' gestores que deu, são 'figurões' a não seguir, mas o que é verdade é que até gente simples na mira do lucro fácil se meteram por caminhos por essa gente indicados.

Acredite sacrifiquei-me para os meus filhos estudarem onde acharam que seria excelente para a sua futura vida, foi o investimento da minha vida, e não me arrependo de lhes ter proporcionadao aquilo que eu não tive - o conhecimento

Sobre gestores bons e maus, claro que existe de tudo, tenho a felicidade de trabalhar numa empresa onde nunca se colocou aquilo que refere, e com bons crescimentos, o que significa um excelente binómio direcção/restante equipa (sim considero a direcção como trabalhadores também)

Quanto à nossa terra...pois bem aqui estaremos para ir decifrando o que nos tem para dizer

Até sempre...