A Câmara informou a população que a administração da fábrica de leite Renoldy, na zona industrial da vila, pretende fazer todos os esforços para manter a unidade a funcionar.
Num comunicado a presidente do município, Vanda Nunes, diz que reuniu com o ministro da Agricultura e que Jaime Silva lhe garantiu, na sequência se um encontro com representantes da fábrica e das grandes superfícies, que os grupos Sonae, Jerónimo Martins e Auchan garantiram continuar a adquirir leite à Renoldy.
Perante esta garantia, acrescenta Vanda Nunes, a câmara municipal vai continuar a acompanhar o processo e que “fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a criação e manutenção de postos de trabalho no concelho”. A autarca dá a conhecer também um contacto que teve com a administração da fábrica, dizendo que a empresa ao informar os produtores que ia deixar de comprar leite porque as grandes superfícies estavam a deixar de fazer encomendas, pretendia obter dos hipermercados “a garantia de continuidade da aquisição de leite para que a empresa pudesse junto dos produtores honrar as suas encomendas”.
Recorde-se que a empresa de processamento e embalagem de leite comunicou aos produtores que deixava de comprar leite a partir de 15 de Julho, por decréscimo de encomendas, acusando as empresas de distribuição, sobretudo a Modelo Continente (Grupo Sonae), de estarem a comprar o leite na Alemanha e Polónia. Mas a Sonae, em comunicado, veio dizer que que desde que a Renoldy, que tinha capitais espanhóis, foi comprada pela portuguesa Lactogal, que a produção tem vindo a ser reduzida à dimensão mínima.
As críticas à administração da Renoldy surgiram também da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição que refere que a empresa foi comprada há dois anos com o objectivo de “eliminar um concorrente”. Entretanto a Sonae revela que já fez uma denúncia à Autoridade da Concorrência. A fábrica de leite, que não tem marca própria fornecendo os hipermercados, dizia que nos primeiros quatro meses do ano o Modelo e o Continente compravam cerca de três milhões de litros por mês e que em Maio baixou para 2,7 milhões.
Em Junho, afirma a administração da fábrica, o grupo não comprou qualquer quantidade de leite da marca “E”. Situação que a Sonae veio refutar dizendo que não interrompeu as compras e que só não adquire mais devido à falta de capacidade de resposta da empresa, realçando que durante este ano a fábrica só entregou 76 por cento das quantidades encomendadas.
O deputado do PCP na Assembleia da República, António Filipe, já dirigiu um requerimento ao Ministério da Agricultura, no qual pergunta quais foram as diligências com vista ao apuramento concreto da situação da Renoldy por parte do Governo. Questiona ainda que avaliação é feita por parte do Governo e que medidas pretende tomar com vista à salvaguarda dos interesses dos produtores de leite da região e dos postos de trabalho da fábrica.
«O Mirante»
2 comentários:
Continuam as ofensivas de markting
Há cerca de meia hora, sou abordado por um sujeito bem falante através de telefone que me aconselhava a fazer o rastreio AVC completamente grátis em unidade móvel devidamente apetrechada que estará hoje junto ao edifício do Clube Desportivo Águias de Alpiarça, até às tantas.
Depois de me explicar todas as vantagens e conveniências destes exames, pergunta-me se a minha esposa estava, ao que lhe respondi que não e, só estaria de volta a casa na próxima semana. Então a partir daqui já não poderia ser nada. Ficaria sem efeito este prestimoso serviço público que só pode ser usufruido quando acompanhado do conjuge.
Perguntei então a este cavalheiro tão prestável e voz radiofónica se quando me deslocava ao médico ou outros serviços de saúde também era necessário ir acompanhado da esposa?
Do outro lado ouvi apenas um bip de linha desligada.
Realmente é preciso ter pachorra para ir aguentando estes espertalhões.
Leitor do JA
Afinal em que ficamos?
A RTP2 anuncia num dos seus serviços informativos de ontem 08/07/09 pelas 22:30h que a Fábrica do Leite Renoldy instalada na nossa Zona Industrial fechará mesmo as portas no próximo dia 15 de Julho!
Onde está a verdade?
Leitor do JA
Enviar um comentário