Admito que o número lançado esteja incorrecto, no entanto a Câmara de Alpiarça no final dos anos 80 era conhecida por ser "o" ou um "dos" maiores empregadores do Distrito de Santarém.
Esse número ouvi-o dizer a alguém, possivelmente a alguém da oposição que lhe interessava inflacionar esse indicador.
Se eram 150,200,400, não posso precisar porque não consegui apurar em pesquisas na Internet.(Mas tenho curiosidade em saber quantos funcionários efectivos+eventuais eram no 1º mandato PS).
De qualquer forma, notava-se nesses anos que andava muita gente pela Câmara sem saber muito bem o que fazer, e algumas até parece que trabalhavam noutro lado que não ali.
Após a tomada de posse do Dr. Rosa do Céu, a Câmara mudou felizmente e, com um ou outro problema, notou-se que algo tinha mudado. Alguns funcionários passaram a estar mais disponíveis para servir a população, havia uma recepção a funcionar, os serviços passaram a funcionar melhor, e de uma maneira mais profissional.
Penso também que numa eventual vitória CDU não se repetirão erros do passado e as coisas não voltarão atrás.Só espero é que seja qual for a candidatura que ganhe se lembre que estão lá para servir TODA a população, cumprir o seu programa eleitoral, e não as directivas ou jogos partidários .
Como sou uma pessoa de muitas dúvidas e poucas certezas, não estou certo onde votarei...
"Pimentinha"
«Colaborador do "Jornal Alpiarcense"»
3 comentários:
Ora aqui está um pedaço do discurso de Mário Pereira, no dia 4 de Julho, que retirei do site da CDU e que não deixa dúvidas:
"(...)teremos que responder às exigências do desenvolvimento económico e social.
Para o conseguir contaremos com a colaboração de todos os Alpiarcenses. Este projecto é para o futuro de Alpiarça, centrado na valorização das pessoas e do nosso património. Contamos com todos.
Só assim entendemos a nossa tarefa. Não admitimos exclusões. Não estamos neste processo contra ninguém, nem vemos uma vitória eleitoral como forma de ajustar quaisquer contas com o passado. O nosso projecto é de congregação de vontades, de ideias e de experiências. (...)
Iremos exercer os cargos para que formos eleitos, em quaisquer circunstâncias. Se a vontade dos eleitores nos der a vitória, como julgamos, trabalharemos em estreita colaboração com os nossos actuais adversários políticos, tentando encontrar em conjunto as melhores soluções para o futuro da nossa terra.(...)
Estamos a falar de pessoas sérias e de palavra.
Mas ninguém duvida do Mário Fernando. Se há quatro anos perdeu as eleições e mesmo colocado numa escola longínqua é um político activo e tomou posse como vereador, alguém duvida que homem assuma os seus compromissos?
Penso que o número de funcionários efectivos e contratados da CMA em Janeiro de 1998 andariam igualmente na casa dos 150 a 160.
Rosa do Céu foi parco em admissões de pessoal, houve muita gente a reformar-se aproveitando as facilidades da Lei dos 36 anos de serviço independentemente da idade, mas no 2.º mandato em que foi vereador o sr. Coelho, voltou a haver uma aposta grande em obras feitas directamente pela câmara e até a Junta de Freguesia empregava muita gente.
Entretanto todos se lembram da queda do Guterres (PS), da eleição de Barroso (PSD) e das obras da câmara começarem a marcar passo com a falta de verbas e a falência da Conegil que estava a construir a Biblioteca e o Parque Subterrâneo.
Com a demissão de Santana Lopes por parte do PR e a eleição de Sócrates as coisas não melhoraram para as câmaras.
Sócrates quis controlar as despesas públicas e impôs regras mais apertadas aos endividamentos das câmaras.
Alpiarça não pode ser a excepção à regra e tem de seguir os mandamentos do Chefe e há que cortar despesas correntes.
Houve cortes drásticos nas despesas com pessoal ao não se renovarem dezenas de contratos a termo e a saída de pessoal por aposentação tem sido uma constante.
Agora com a adesão à empresa Águas do Ribatejo foi mais cerca de uma dezena deles que saíram.
Veremos é como vão descalçar a bota de ficarem privados mensalmente de uma receita certa de venda de água e serviços de saneamento.
Que eu saiba isso ainda ninguém explicou muito bem...
Porque é que será que veiga Maltez (PS) saiu das Águas do Ribatejo?
Por outro lado a câmara vê-se a braços com mais quase 1/2 centena de funcionários não docentes provenientes do Agrupamento de Escolas, embora tenha a devida compensação financeira, mas as despesas correntes aumentam drasticamente.
Mário ou Sónia vão passar por alguns amargos de boca, porque nestes últimos meses muito lixo vai ser varrido para debaixo do tapete...
Enviar um comentário