.

.

.

.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Raimundo Noras levou José Relvas a Modena, “capital dos estudos ibéricos”



Entre os dias 26 e 29 de Junho, na expressão de um jornal local, a cidade italiana de Modena tornou-se a “capital mundial dos estudos ibéricos”. Modena, conhecida pelo Museu Enzo Ferrari, recebeu a 45.ª Conferência da Association for Spanish and Portuguese Historical Studies (ASPHS – Associação para os Estudos Históricos de Espanha e de Portugal). Foi a primeira vez que essa reputada associação científica norte-americana reuniu o seu principal evento anual fora dos Estados Unidos ou da Península Ibérica. Rumaram a Modena cerca 430 congressistas representando mais de três dezenas de universidades de diversos países, dos vários continentes. Nos quatro dias deste congresso decorram cento e vinte painéis temáticos de palestras, várias apresentações de livros, duas conferências plenárias, entre outros eventos de índole social e cultural. Na sexta-feira, a Assembleia Geral da ASPHS elegeu os novos corpos sociais e aprovou a realização da próxima conferência, em Março de 2015, na cidade norte-americana de Baltimore. À noite decorreu um jantar de gala no Palácio Ducal, onde usou da palavra o Reitor da Universidade de Modena e Reggio Emilia, instituição que acolheu este evento.
Entre várias conferências, a época da I República esteve representada na alocução de Raimundo Noras. O jovem historiador ribatejano participou nos trabalhos deste importante congresso internacional de estudos ibéricos e haveria de usar da palavra no dia 29. De facto, a palestra José Relvas and the diplomatic strategies of the first Portuguese Republic, proferida por José Raimundo Noras, foi integrada no painel sobre estudos políticos do início do século XX e granjeou interessada audiência, fundamentalmente, de investigadores italianos, portugueses e espanhóis. No contexto da conferência, Noras também levou o seu livro Fotobiografia de José Relvas (1858-1929) a Modena, tendo essa obra sido exposta durante os vários dias dos trabalhos. Em momentos distintos, o historiador português aproveitou ainda para divulgar a importância histórica e cultural da Casa dos Patudos, nesse certamente internacional. Recordamos que para fazer face aos custos da participação neste evento, não obstante outros eventuais apoios, Raimundo Noras lançou, com inusitado sucesso, um projecto na plataforma portuguesa de crowdfiunding, o portal PPL. Para os apoiantes, para além de vivos agradecimentos, o historiador reserva outras recompensas, tais como cópias autografadas do seu livro e uma visita à Casa dos Patudos.  
A conferência que Raimundo Noras levou a Modena resulta da investigação biográfica que o mesmo está a desenvolver no âmbito do programa interuniversitário de doutoramento em História (PIUDHist). A mesma temática já havia sido abordada em Maio, em palestra distinta, na Casa dos Patudos e, tendo conta novos desenvolvimentos na investigação sobre, ainda será possível uma nova apresentação desta palestra em Portugal.      

Sem comentários: