.

.

.

.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Ministro da Saúde garante forte reforço de vagas de médicos para o distrito de Santarém



Os Deputados do PSD de Santarém reuniram esta manhã com o Ministro da Saúde, com o objetivo de apresentar problemas que preocupam os cidadãos do distrito de Santarém em matéria de cuidados de saúde. 
Recorde-se que recentemente os Deputados e o PSD Distrital de Santarém realizaram um “check up” aos cuidados de saúde do distrito, trabalho de casa que permitiu apresentar nesta reunião problemas mas sobretudo propostas de solução. 
Na agenda desta reunião os Deputados do PSD colocaram o problema da escassez de médicos nos cuidados de saúde primários em vários concelhos do distrito, em ambos os ACES, questionaram o Ministro da Saúde sobre manutenção das valências do hospital de Santarém e do Centro Hospitalar do Médio Tejo, necessidade de médicos especialistas nos cuidados hospitalares e o futuro modelo organização de cuidados de saúde do distrito.
Apresentaram também algumas propostas, nomeadamente um regime especial que permita criar mais condições para que médicos aposentados possam, temporariamente, voltar ao ativo até que novos licenciados em medicina estejam aptos a exercerem funções, regime mais flexível e sem mais encargos para o orçamento de estado.


O Ministro da Saúde esclareceu também que, ao contrário do que alguma oposição quis fazer passar na opinião pública, não vai fechar a maternidade do hospital de Abrantes e foi mais longe dizendo que jamais essa possibilidade esteve em cima da mesa. 
Paulo Macedo informou também os Deputados do PSD que estão já abertas 14 novas vagas de especialistas para os hospitais de Santarém e do Médio Tejo e mais 9 em regime de mobilidade, num total de 23 novas vagas para médicos especialistas, o que será ainda reforçado com um novo concurso a abrir em Outubro.
Relativamente aos cuidados de saúde primários, que no entender dos Deputados são a base fundamental do Serviço Nacional de Saúde, pois estão mais próximos dos cidadãos, o Ministro da Saúde informou que vão ser abertos novos concursos para médicos em ambos os ACES.
Os Deputados do PSD defenderam também um modelo que permita maior articulação entre as várias unidades hospitalares do distrito, mais diferenciação de serviços, partilha de recursos e, sobretudo, maior qualidade na prestação de cuidados de saúde. Paulo Macedo referiu que a estratégia para o distrito passa por “mais articulação, melhor articulação”.

«De: PSD/Distrital/Santarem»

Sem comentários: