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sexta-feira, 2 de maio de 2014

Projecto da UE permite obter a primeira gasolina «solar»



O projecto de investigação SOLAR-JET, financiado pela União Europeia, produziu o primeiro combustível para motores a reacção a partir de água e de dióxido de carbono (CO2).
Pela primeira vez em todo o mundo, os investigadores completaram com êxito uma cadeia de produção de gasolina para aviões renovável, utilizando como fonte de energia, para obter as altas temperaturas necessárias, um foco de luz. O projecto ainda se encontra em fase experimental.
Nas condições laboratoriais, utilizando luz solar simulada, obteve-se o equivalente a um copo daquele combustível. Porém, os resultados anunciam a possibilidade de, no futuro, se obter qualquer hidrocarboneto líquido a partir de luz solar, CO2 e água.
Máire Geoghegan-Quinn, comissária europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, declarou: «Esta tecnologia perspectiva a possibilidade de, no futuro, conseguirmos produzir, de maneira mais ecológica, grandes quantidades de combustíveis para aviões, para automóveis e para outros meios de transporte. Poderá assim melhorar-se muito a segurança energética e converterse num recurso útil um dos principais gases com efeito de estufa, responsáveis pelo aquecimento mundial.»
A primeira etapa consistiu em utilizar um foco de luz – simulando luz solar – para converter dióxido de carbono e água no chamado gás de síntese («syngas»), num reactor solar de alta temperatura (ver a figura) com derivados de óxidos metálicos desenvolvidos pelo Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique. Em seguida, a Shell converteu o gás de síntese (mistura de hidrogénio e monóxido de carbono) em gasolina para aviões, recorrendo ao conhecido processo Fischer-Tropsch.
Embora a produção de gás de síntese por recurso a focos de radiação solar esteja ainda numa fase inicial de desenvolvimento, a conversão desse gás em gasolina para aviões já está a ser realizada em todo o mundo por diversas empresas, entre as quais a Shell. A combinação dos dois processos tem condições para garantir fornecimentos seguros, sustentáveis e moduláveis de gasolina para aviões, gasóleo, gasolina para automóveis e até plásticos. Os combustíveis obtidos pelo processo Fischer-Tropsch já estão certificados e podem ser utilizados pelos veículos e aeronaves existentes sem ser necessário modificar os motores nem o circuito do combustível.
O projecto quadrienal SOLAR-JET iniciou-se em Junho de 2011. Conta com um financiamento de 2,2 milhões de euros provenientes do Sétimo Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e congrega organismos de investigação das universidades e da indústria (ETH Zürich, Bauhaus Luftfahrt, Deutsches Zentrum für Luftund Raumfahrt (DLR), Shell Global Solutions e o parceiro gestor ARTTIC).
Na próxima fase do projecto, os parceiros pretendem optimizar o reactor solar e verificar se esta tecnologia funciona em maior escala e a custos competitivos.
Descobrir novas fontes de energia sustentáveis será uma das prioridades da iniciativa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE com a duração de sete anos iniciado a 1 de Janeiro de 2014.
No convite à apresentação de propostas «Competitive LowCarbon Energy» («energia hipocarbónica competitiva»), publicado a 11 de Dezembro de 2013, a Comissão propôs-se investir nesta área 732 milhões de euros em dois anos. Uma das vertentes deste convite à apresentação de propostas é o desenvolvimento de uma nova geração de tecnologias para produção de biocombustíveis e de combustíveis alternativos sustentáveis («Developing next generation technologies for biofuels and sustainable alternative fuels»).
«Lusa»

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